NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Ocasiões em que se consome vinho

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 12:41 am    Assunto: Ocasiões em que se consome vinho Responder com Citação

Achei muito interessante este artigo sobre as ocasiões em que se consome vinho nos EUA.

Wine Divorced From Food? Let’s Be Adults About It

Segundo um estudo feito:

41% consumido às refeições
19% com snacks leves (batatas fritas, frutos secos...)
14% enquanto se preparam refeições
26% sem qualquer comida

Por cá tenho ideia que a maior percentagem se consome às refeições... será?
mlpaiva

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 5:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Não tenho dados nem os busquei, mas o meu feeling também me diz que a maioria bebe às refeições, até porque é parte integrante da nossa dieta mediterrânica.
Mesmo assim gostava de saber distinguir o consumo caseiro do da restauração.

Não temos (ainda) forte componente social de beber um copo, salvo nos tampos de mármore dos balcões ou de fórmica das mesas.

Mas penso que estamos num momento de clivagem de atitudes de consumo, aliás não é só no vinho, nada é como dantes e nada vai ser como agora.

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:

Não temos (ainda) forte componente social de beber um copo, salvo nos tampos de mármore dos balcões ou de fórmica das mesas.

Às vezes questiono-me se este tpo de consumo não é responsável por uma menos boa imagem do consumo social. E que criará alguns entraves a que ele se difunda. Será?

Citação:
Mas penso que estamos num momento de clivagem de atitudes de consumo, aliás não é só no vinho, nada é como dantes e nada vai ser como agora.

O que possivelmente não será mau... Chegou-se a um excesso de consumismo que tinha que acabar... para nosso bem.
mlpaiva

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
mlpaiva escreveu:

Às vezes questiono-me se este tpo de consumo não é responsável por uma menos boa imagem do consumo social. E que criará alguns entraves a que ele se difunda. Será?

É de facto um estigma, mas acho que aqui em Espanha está a fazer-se uma transição saudável. Só que me parece que eles têm um outro apego, um outro olhar às questões da mesa.
Nós, parece-me, estamos em dificuldade em dar a volta ao tema.
Eles têm a óptima tradição do tapear, aqui é mais McDonalds, Pizza Hut, etc. com a componente cerveja associada.[/quote]

Spice Girl escreveu:
mlpaiva escreveu:

O que possivelmente não será mau... Chegou-se a um excesso de consumismo que tinha que acabar... para nosso bem.

1000% de acordo! Só espero que a transição seja pacífica e que conduza a um consumo saudável de produtos saudáveis (seja lá em que área for).
Acho que a maioria irá reflectir e concluir que a maioria dos produtos que consumia era tão tóxica como os activos que originaram a crise... Cool

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
CP

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 10:08 pm    Assunto: Re: Ocasiões em que se consome vinho Responder com Citação

Spice Girl escreveu:

Segundo um estudo feito:

41% consumido às refeições
19% com snacks leves (batatas fritas, frutos secos...)
14% enquanto se preparam refeições
26% sem qualquer comida

Por cá tenho ideia que a maior percentagem se consome às refeições... será?

É interessante.

Eu , em Portugal consumo quase 100% do vinho às refeições. Quando estou em França, quase 50% é fora das refeições.

Companhia oblige. Confused

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mlpaiva

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 11:24 pm    Assunto: Re: Ocasiões em que se consome vinho Responder com Citação

CP escreveu:
É interessante.

Eu , em Portugal consumo quase 100% do vinho às refeições. Quando estou em França, quase 50% é fora das refeições.

Companhia oblige. Confused

Fez-me lembrar as minhas deslocações profissionais a França (Vannes), todos os trimestres, nos anos 90.
Nas refeições no refeitório, ao almoço, só eu e a minha secretária bebíamos vinho. Só os nossos tabuleiros tinham uma garrafita de vinho, todos os outros tinham água ou sumo.

Mas nas outras refeições empresariais nunca faltava o vinho, aliás começando sempre por um qualquer kir, umas ostras com champagne e etc. por aí fora... Very Happy

PS: Também fumávamos no local de trabalho mas ninguém, por cortesia, comentava. Havia até uma colega com gabinete exclusivo, que fumava e não se importava que os viciados recorressem ao seu bureau fumeur...

Filipe de Mello

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 7:34 am    Assunto: Responder com Citação

Eu divido o meu consumo neste quatro items em partes (quase) iguais.
Começo por preparar o jantar com um bom copo de vinho, não dispenso. De seguida, enquanto o jantar apura, bebo outro copo com uns aperitivos, segue-se o jantar que sem vinho não é nada. E aos fins de semana, numa tarde de verão, a ver "as vistas", nada como um refrescante Branco, Rosé ou "espumante" e mesmo no inverno, junto à lareira a ouvir a chuva a cair, hummm que belo tinto.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.