NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Bolo Rei
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
jsalavessa

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 1:08 pm    Assunto: Bolo Rei Responder com Citação

Qual a vossa opinião acerca do Bolo Rei?
A importância do brinde e da fava neste bolo ícone, desta quadra festiva.
Uns adoram outros dizem que a melhor parte é o buraco!
Qual o melhor Bolo Rei de Portugal?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 3:12 pm    Assunto: Re: Bolo Rei Responder com Citação

jsalavessa escreveu:
Qual a vossa opinião acerca do Bolo Rei?
A importância do brinde e da fava neste bolo ícone, desta quadra festiva.
Uns adoram outros dizem que a melhor parte é o buraco!
Qual o melhor Bolo Rei de Portugal?

O melhor bolo rei de Portugal para mim é o da Garret do Estoril. Encomendei 12 para dividir por várias pessoas e mandei colocar a fava e brinde à minha responsabilidade.

Um abc

Zé Tomaz
Luis Camisão

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 3:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Confeitaria Nacional...Praça da Figueira, mais conhecida por Praça Dom João I... Cool Very Happy Wink
PortoVintage

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 7:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Confeitaria Tulipa, em Tabuaço.
alentejano

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 8:31 pm    Assunto: Responder com Citação

O feito em minha casa Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 10:32 pm    Assunto: Responder com Citação

A Time Out - Lisboa que saíu hoje tem um artigo sobre isto. Andaram a averiguar quais as pessoas referiam com melhores, escolheram 5 e juntaram outro. Montaram uma banca na Avenida da Liberdade e 50 pessoas que por ali passaram fizeram uma prova cega e classificaram-nos de 1 estrela (pior) a 6 estrelas (melhor).

Ficou assim:
Califa, Estrada de Benfica
Garrett, Estoril
Espiga Dourada, Odivelas
Confeitaria Nacional, Praça da Figueira
Versailles, Av. República
Lidl

Especial para o Zé Tomaz uma citação do artigo:
Citação:
A identificação dos bolos não estava à vista, de modo que esta foi uma prova-cega, como de resto devem ser sempre estas provas. Só sem saber a origem se pode avaliar o bolo sem o peso do preconceito. Como aquela senhora, de ar entendido, que afirmou peremptória e segura que nenhum dos bolos acabados de provar era grande coisa: "É que eu venho do Estoril onde há o bolo-rei da Garrett, que é muito melhor que estes todos." Acrescente-se que a mesma senhora tinha acabado de dar três estrelas ao Bolo da Garrett.

Só pus a citação porque achei graça. Nunca comi o bolo da Garrett, pelos vistos até é bom pois ficou em segundo lugar. Mas se o "peso do preconceito" o tornar melhor, também não tenho nada contra... (não acontece isso em tudo?)

Luis Camisão
Eu também gosto do da Confeitaria Nacional. Mas este ano provei e não me soube ao mesmo... podia ser do dia, da minha disposição... ou não... Já provou este ano? Notou alguma diferença?
FM

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Dois grandes Bolos-Rei, para mim: Garrett, até hoje imbatível, e Confeitaria Nacional, em jeito de aposta segura.

Depois, o da Petúlia no Porto, aquele que se faz sem fruta cristalizada e que creio chamar-se Bolo-Rainha...
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 12:00 am    Assunto: Responder com Citação

Outros temas Question O Bolo Rei, não deveria ser na gastronomia Exclamation Rolling Eyes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
frexou

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 12:34 am    Assunto: Responder com Citação

FM escreveu:
Dois grandes Bolos-Rei, para mim: Garrett, até hoje imbatível, e Confeitaria Nacional, em jeito de aposta segura.

Depois, o da Petúlia no Porto, aquele que se faz sem fruta cristalizada e que creio chamar-se Bolo-Rainha...

E crê muito bem caro FM, o Bolo sem fruto cá no Norte chama-se Bolo Rainha.

A Petúlia no Porto é das melhores pastelarias do Porto, talvez só umas duas ou três mais é que ombreiam em termos de qualidade.
Ai os Pastéis de Chaves do Petúlia... quase tão bons como os do Mil Doce em terras Flavienses...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 12:42 am    Assunto: Responder com Citação

Devia, mas foi colocado aqui e não posso mudá-lo para a gastronomia.

Tiago, pode fazer isso por favor?
hm

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

frexou escreveu:

E crê muito bem caro FM, o Bolo sem fruto cá no Norte chama-se Bolo Rainha.

Penso que não é só no Norte, eu sempre conheci como Bolo Rainha aquele que só leva frutos secos.

Eu votaria como melhor bolo o da Confeitaria Nacional e o do Califa, que também é muito bom. Mas devo dizer que nunca provei os da Garrett nem da Petúlia, apesar de gostar muito de ambas, são excelentes pastelarias.

Então e o bolo rei escangalhado, tão envolto em polémica e que vai ter confraria em 2008, já provaram? Que tal?
hm

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:01 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Bolo-rei escangalhado vai ter confraria
Um grupo de 20 pastelarias dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto vai criar, em 2008, a "Confraria do Bolo-rei Escangalhado" para divulgar a doçaria nortenha, disse à Lusa um dos promotores.
O empresário José Manuel Faia, da pastelaria Nobreza de Braga, adiantou que a confraria ainda não foi criada por estar a decorrer, no Tribunal de Braga, um julgamento que envolve a propriedade do "escangalhado", reclamado por outra pastelaria de Braga.
"Queremos que o tribunal decida e, depois, avançamos", sublinhou.
A criação da confraria - referiu Manuel Faia - prende-se não só com o facto dos pasteleiros envolvidos, "os melhores do Minho" pretenderem mostrar que o bolo-rei começou a ser feito em Viana do Castelo, há mais de 30 anos, mas também "com a necessidade de divulgar a confeitaria e a doçaria nortenha".
"Vamos fazer um evento anual de promoção do bolo e da doçaria, virado para a divulgação, com o primeiro a decorrer, eventualmente, já antes do Natal no centro histórico de Braga", adiantou.
A iniciativa - acrescentou - terá fins de promoção do sector, mas poderá, ainda, servir para apoiar instituições de solidariedade social, através da oferta do produto da venda do bolo-rei.
O tribunal da comarca de Braga está a julgar os gerentes e o padeiro da Pastelaria Nobreza acusados de copiar o "bolo-rei escangalhado", patenteado pela Confeitaria Paula de Braga.
Para além da Nobreza, a Confeitaria Paula intentou acções contra outras pastelarias, por causa da alegada prática do mesmo crime, o da contrafacção.
Em resposta, algumas pastelarias de Braga, e de outras zonas do país, interpuseram uma acção judicial paralela, destinada a avaliar a validade da patente do bolo, registada em 1995 no Instituto de Propriedade Industrial, pela Pastelaria Paula.
As pastelarias visadas argumentam que o registo de propriedade do bolo não é válido, já que o mesmo é feito há vários anos, por dezenas de empresas do ramo, em todo o país.
Esta tese é defendida pela "Nobreza" que, em Dezembro de 2006, juntou em Braga um grupo de 20 pasteleiros, para provar que o "bolo-rei escangalhado" é feito em Portugal há cerca de 40 anos.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-11-12

Luis Camisão

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:

Luis Camisão
Eu também gosto do da Confeitaria Nacional. Mas este ano provei e não me soube ao mesmo... podia ser do dia, da minha disposição... ou não... Já provou este ano? Notou alguma diferença?

Sinceramente não notei nenhuma diferença...
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 10:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Passaram 3 anos sobre a última mensagem deste tópico.Há 3 aos que não falamos de bolor-rei.

Têm algo a acrescentar ao que foi dito?

Gostam?

Qual o que preferem?
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qui Dez 16, 2010 7:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
Passaram 3 anos sobre a última mensagem deste tópico.Há 3 aos que não falamos de bolor-rei.

Têm algo a acrescentar ao que foi dito?

Gostam?

Qual o que preferem?

G A R R E T - no Estoril
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.