NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

SObremesas asiáticas...

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Pedro Braga

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 12:26 am    Assunto: SObremesas asiáticas... Responder com Citação

Boas noites...

será que alguem sabe assim uma receita asiática bombástica? sem ser os gelados em tempura ou os de chá verde ou gengibre... tou farto disso.. lol..

Será que alguem me pode orientar..

Abraços..
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 12:31 am    Assunto: Responder com Citação

Eles não são muito fortes em doces...

Eu gosto deste:

Banana em Leite de Coco

6 bananas
2,5 dl de leite
2,5 dl de leite de coco
100 g de açúcar
sal
2 colheres de sopa de sementes de sésamo

Misture o leite, o leite de coco, o açúcar e o sal, leve ao lume e deixe ferver cerca de 5 minutos.
Junte as bananas em rodelas com cerca de 3 cm e ferva 2 minutos. Retire do lume, deite num prato fundo, polvilhe com as sementes de sésamo e sirva morno.
bbe

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 12:39 am    Assunto: Responder com Citação

Ou eu tenho visto mal, ou andado distraído, ou é falta de conhecimento, mas para mim os asiáticos (do extremo oriente, não incluo aqui o médio e próximo oriente) são tão aborrecidos nas sobremesas que até chateia. Parece que o melhorzinho do japão foi levado por Portugueses (a castela).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 12:53 am    Assunto: Responder com Citação

bbe escreveu:
Ou eu tenho visto mal, ou andado distraído, ou é falta de conhecimento, mas para mim os asiáticos (do extremo oriente, não incluo aqui o médio e próximo oriente) são tão aborrecidos nas sobremesas que até chateia. Parece que o melhorzinho do japão foi levado por Portugueses (a castela).

São mesmo... até quando são lindos como estes, são um bocadinho para o desengraçado para o nosso gosto:

Torreblanca

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 11:01 am    Assunto: Responder com Citação

Esta não será uma sobremesa asiática, mas uma sobremesa "de fusão" em que a presença oriental é marcada pelo chá verde e pelo wasabi.

Torreblanca escreveu:
Já agora, aqui fica a minha contribuição.
É uma receita com a qual concorri ( e por acaso fiquei classificado em 1º lugar) ao Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, do Festival do Chocolate de Óbidos, na edição do ano passado.

O chiffon de cacau é uma variação mínima da receita do Livro de Pantagruel, esse clássico.
Tudo o resto é, de facto, original.

CHOC-CHA-WA
bolo frio de CHOcolate, CHÁ verde e WAsabi

1.Chiffon de cacau

180g de farinha de trigo
50g de farinha Maizena
350g de açucar amarelo
70g de cacau em pó (Valrhona)
2 colheres de chá de fermento
125ml de óleo de milho
2dl de água
7 gemas
8 claras

Duas tijelas - uma grande e outra mais pequena.
Na tijela pequena juntam-se, após peneirados, todos os ingredientes secos (farinhas, fermento, açucar e o cacau em pó).
Na tijela maior batem-se as claras em castelo bem firme, às quais se adiciona meia colher de chá de bicarbonato de sódio quando começam a fazer espuma.
Na tijela pequena abre-se uma cova ao centro e deitam-se - por esta ordem- o óleo, as gemas e a água. Bate-se tudo até ficar uma massa cremosa.
Junta-se a massa às claras batidas em castelo e - agora MUITA atenção - envolve-se a massa nas claras com uma espátula de plástico, em movimentos circulares de fora pra dentro e de cima para baixo, rodando a tijela sempre no mesmo sentido. Técnica à parte, aquilo que se pretende é obter uma mistura homogénea sem que as bolhas de ar das claras em castelo sejam quebradas. Na eficácia deste processo resulta a leveza final - ou não - do chiffon.

2. Mousse de Chocolate

6 ovos inteiros
200g de chocolate (min 70%)
2 colheres de sopa de manteiga (sem sal)
4 colheres de sopa de açucar

Separem as gemas das claras.
Levem o chocolate a derreter em banho-maria. Quando estiver derretido junta-se a manteiga e deixa-se ao lume até a manteiga derreter, mexendo sempre.
Batem-se as claras em castelo. Quando estiverem firmes junta-se o açucar e continua-se a bater até obter um merengue firme e brilhante.
Batem-se as gemas, às quais se junta o chocolate e a manteiga derretidos, misturando tudo muito bem.
Deitem um terço do merengue sobre o creme de chocolate e misturem bem - à mão - até obter uma mistura homogénea.
Ainda à mão, e de forma a não quebrar o merengue abruptamente, adiciona-se a mistura de chocolate aos restantes dois terços de merengue.

3. Mousse de chá verde Matcha

330g de leite UHT
20g de chá verde matcha (chá verde em pó, marca preferencial : Mariage Fréres)
4 gemas
100g de açúcar em pó
8 folhas (18 a 20g) de gelatina (ou flocos de agar-agar)
3,5dl de natas batidas

O processo é o idêntico ao de outra mousse qualquer.
Demolhem a gelatina em água fria.
Batam as gemas e o açúcar até obterem uma mistura esbranquiçada.
Misturem o leite com o chá verde e levem ao lume até levantar fervura.
Aí, juntem-lhe a mistura das gemas e açúcar e deixem ao lume até atingir os 82 graus. Caso não tenham um pesa-xaropes ou um termómetro de cozinha, esta temperatura é atingida quando a mistura deixar de ter espuma à superfície e se comece a tornar mais espessa de um verde intenso. São uns bons 5 a 7 minutos em lume brando, pelo menos, até que este ponto seja atingido.
Fora do lume juntem as folhas de gelatina e mexam bem para que elas derretam e se incorporem de forma homogénea na mistura.
Deixem esta mistura arrefecer, mexendo ocasionalmente para a gelatina não começar a prender excessivamente.
Batam as natas e incorporem-lhe, à mão com vara de arames, a mistura já praticamente fria.

4. Ganache de chocolate negro com wasabi

3dl de natas
200g chocolate (min. 70%)
3 colheres de chá de wasabi (em pó)

Levem as natas a ferver. Quando levantar fervura juntem o wasabi em pó e misturem bem.
Coam-se as natas num passador de rede fina e levam-se novamente ao lume, deixando ferver por 1 minuto.
Junta-se o chocolate às natas a ferver, derrentendo-o, até se obter uma mistura lisa e homogénea.

MONTAGEM do bolo

Com ajuda dum aro de metal procede-se à montagem do Choc-Cha-Wa da seguinte forma:

1ª camada - base - chiffon de cacau
2ª camada - mousse de chocolate
3ª camada - chiffon de cacau
4ª camada - mousse de chá verde matcha

Leva-se ao frio pelo menos durante 8 a 10 horas.
Retira-se o aro e a pelicula de acetato envolvente.
Cobre-se com a ganache ainda tépida.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Pedro Braga

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 5:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim eles são um pouco aborrecidos sim.. assim diferente provei uma vez no japones das torres gémeas uma cena que parece uma goma tipo murshmellows mas mais mole.. muito estranho e para o meu paladar muito fraco...

Pois parece que vou ter de testar.. essa banana com leite de coco parece-me bem.. já o chocolate me parece optimo tambem.. mas só o trabalhinho que dá.. oba oba...

Digam-me lá uma coisa já agora eu ando a testar isto pq vou fazer um menu asiático para uns clientes.. posso usar as vossas receitas.. serei honesto se assim não o quiserem.. já fui uma vez "roubado" e não gostei por isso nao o farei concerteza.. É para ser usado uma unica vez numa noite.. é para clientes da casa, temos uma noite por mês em que se faz umas criações especiais, uns temáticos ou umas provas de vinho... uma noite diferente, a ideia é fazer uma passagem por sabores asiáticos..

Obrigado pela participação estou a ver que já me devia ter registado mais cedo..
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2009 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Braga escreveu:
Sim eles são um pouco aborrecidos sim.. assim diferente provei uma vez no japones das torres gémeas uma cena que parece uma goma tipo murshmellows mas mais mole.. muito estranho e para o meu paladar muito fraco...

Pois parece que vou ter de testar.. essa banana com leite de coco parece-me bem.. já o chocolate me parece optimo tambem.. mas só o trabalhinho que dá.. oba oba...

Digam-me lá uma coisa já agora eu ando a testar isto pq vou fazer um menu asiático para uns clientes.. posso usar as vossas receitas.. serei honesto se assim não o quiserem.. já fui uma vez "roubado" e não gostei por isso nao o farei concerteza.. É para ser usado uma unica vez numa noite.. é para clientes da casa, temos uma noite por mês em que se faz umas criações especiais, uns temáticos ou umas provas de vinho... uma noite diferente, a ideia é fazer uma passagem por sabores asiáticos..

Obrigado pela participação estou a ver que já me devia ter registado mais cedo..

Por mim pode usar à vontade, é uma receita tradicional tailandesa. Penso que no original não é usado leite, só leite de coco. Experimente como gosta mais.
Pedro Braga

MensagemEnviada: Dom Jun 07, 2009 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação

tenho estado em contacto com uma tailandesa e a sua receita, Spice girl, foi a primeira que ela me falou e sim realmente nao usam leite, pelo que entendi é só o leite de coco com uma calda de açucar e uma pitada de sal..

Mas ela teve-me a contar umas quantas engraçadas dps passo-as para cá..

Há uma que ela me falou que usam um tipo de feijao pequeno, tipo uma bolinha pequena que servem tb com este molho e é cozido no molho mas nao sei que feijão será...
alentejano

MensagemEnviada: Dom Jun 07, 2009 10:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Feijão Azuki
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Spice Girl

MensagemEnviada: Dom Jun 07, 2009 10:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Há outra sobremesa tradicional tailandesa, talvez uma das mais conhecidas, de que também gosto muito (mas eu sou supeita que gosto muito de arroz cozido sem sal) que é Manga com Arroz Glutinoso cozido a que se junta quando ainda está morno leite de coco com açúcar e sal.
http://www.thaitable.com/Thai/recipes/Mango_on_Sticky_Rice.htm

Outra hipótese são os fios de ovos que fazem. Influência nossa.

http://www.emich.edu/studentorgs/thai/Old_web/cooking.html#Foi%20Thong
Spice Girl

MensagemEnviada: Dom Jun 07, 2009 10:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Braga escreveu:

Há uma que ela me falou que usam um tipo de feijao pequeno, tipo uma bolinha pequena que servem tb com este molho e é cozido no molho mas nao sei que feijão será...

E é mesmo feijão que ela lhe disse? É que pode ser tapioca. Com tapioca já comi.

http://importfood.com/recipes/tapiocapearlcoconutmilk.html

Houve uma altura que eu fazia muito uma que adoro, mesmo! Há muito tempo anda esquecida... Era mais ou menos o que está em cima (com uma proporção maior de líquido) e depois cubinhos de manga.

Tinha mais ou menos este aspecto:

foto tirada daqui http://www.thecookingadventuresofchefpaz.com/2008/09/08/mango-and-coconut-sago-pudding/ onde está também a receita.
Pedro Braga

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 3:38 am    Assunto: Responder com Citação

alentejano escreveu:
Feijão Azuki

Será... é que por acaso vi o seu tópico com o feijão azuki e fiquei a pensar se não seria coincidencia a mais ela falar-me nisto e dps o tópico aqui.. lol.. vou perguntar-lhe...

obrigado..
Pedro Braga

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 3:42 am    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
Pedro Braga escreveu:

E é mesmo feijão que ela lhe disse? É que pode ser tapioca. Com tapioca já comi.

http://importfood.com/recipes/tapiocapearlcoconutmilk.html

Houve uma altura que eu fazia muito uma que adoro, mesmo! Há muito tempo anda esquecida... Era mais ou menos o que está em cima (com uma proporção maior de líquido) e depois cubinhos de manga.

Tinha mais ou menos este aspecto:

foto tirada daqui http://www.thecookingadventuresofchefpaz.com/2008/09/08/mango-and-coconut-sago-pudding/ onde está também a receita.

Ela tb me falou numa receita com umas bolinhas de massa cozidas no leite de coco, tinha um nome giro que traduzido é bolinhas a flutuar lool.. e isso pode ser bolinhas feitas com tapioca..

Epah eu falei com a filha da senhora que sabe mm muito, que é amiga do meu cunhado, ou futuro ou qq coisa, enfim.. mas esta semana devo estar com a mãe dela.. já tenho uns livros mas só posso mm ver as imagens ahaha..
Pedro Braga

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 3:43 am    Assunto: Responder com Citação

a manga tem bom aspecto!! Very Happy Very Happy
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:

Outra hipótese são os fios de ovos que fazem. Influência nossa.

Coincidências... no DN de hoje:

Netos e bisnetos dos fios de ovos
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1264419
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.