NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Os Moscatéis da JMF... ou o Elogio da Excelência!
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Eventos Nova Crítica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Sáb Mai 16, 2009 8:00 pm    Assunto: Os Moscatéis da JMF... ou o Elogio da Excelência! Responder com Citação

Caros foristas,

Pedi a opinião a vários foristas e todos eles me disseram para que o relato da Prova de Moscatéis JMF/Nova Crítica Vinho & Gastronomia transitasse para a rubrica "Vinhos".

Peço imensa desculpa se entretanto alguns foristas já colocaram alguns post's na rubrica Eventos Nova Crítica.

Como é óbvio, começo por agradecer em meu nome pessoal e em nome da Nova Crítica - Vinho & Gastronomia a forma como fomos recebidos pelo Engenheiro Domingos Soares Franco. Um agradecimento que, obviamente, torno extensivel a toda a "família" José Maria da Fonseca. Foram inexcedíveis...

Aproveito, igualmente a ocasião para agradecer a presença de todos os foristas. Para além da oportunidade de provar vinhos "raros", este foi um momento de convívio "puro e duro" que, acredito, dificilmente esqueceremos. Muito obrigado...

E abrindo as hostilidades nada como começar a tentar tirar "nabos da púcara".

Como é que é? Vinhos preferidos? Roxo ou de Alexandria? Blend ou com ano de colheita? Bastardinho ou sua base?

Ah... e fotografias?!?

Um grande abraço e... até já!

Pedro

Editado pela última vez por Pedro Gomes em Qui Mai 21, 2009 12:22 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Spice Girl

MensagemEnviada: Sáb Mai 16, 2009 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Começo por agradecer em meu nome e em nome da NovaCrítica- Vinho & Gastronomia à José Maria da Fonseca e ao Domingos Soares Franco o dia inesquecível que nos proporcionaram. Foi muito, muito bom!

Mas uma imagem vale mais que mil palavras, de modo que aqui ficam alguns milhares de palavras:
Começámos a visita por aqui:

Apesar de interessante, o melhor estava para chegar...

Como devem imaginar estávamos com muita vontade de passar à fase seguinte:

Seguiu-se o óptimo almoço e a animação era grande

não, não me esqueci de contar o que comemos... mas não pode ser tudo de uma vez...
E até cantámos os Parabéns a Você!

valtercosta72

MensagemEnviada: Sáb Mai 16, 2009 10:39 pm    Assunto: Responder com Citação

O que dizer do bastardinho 2008, do moscatel roxo 1975, do moscatel roxo 1975, do moscatel de Setúbal 1956, do 1942 e do 1910?
Depois de uma prova destas pouco se pode dizer. A supresa esteve depois do almoço. Com a sobremesa foi provado um bastardinho 193 ? Shocked
alentejano

MensagemEnviada: Sáb Mai 16, 2009 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Deixar uma palavra de agradecimento, e de parabéns, ao Engenheiro Domingos Soares Franco pela simpatia que transmitiu tanto na sua conversa como em todos os seus vinhos.

Quando os vinhos conseguem transmitir a simpatia dos seus donos, é sempre gratificante, e hoje foi um dia memorável.

Agradeço também à Nova Crítica por mais um excelente convívio que proporcionou entre adeptos da mesma causa.

Quanto aos vinhos falarei mais tarde, ainda estou em fase de introspecção moscateliana Cool , mas que ninguém esqueça o Moscatel Roxo 20 anos que foi servido ao almoço.

Fotografias... tenho e meto depois.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mlpaiva

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Há já 20 anos que passava pela JMF em Azeitão com vontade de ver o que estava por detrás daquelas paredes...
Ontem tive essa oportunidade, bem como de degustar alguns dos seus vinhos bem guardados, ouvir histórias e estórias.

No centro de vinificação, de ver e apreciar a tecnologia instalada.

Foi um dia em cheio! Felizmente, não tive que ir a nado Cool ... e valeram bem a pena os 700kms que tive de fazer. Very Happy

Quanto a boas fotos: Wink

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Rui Lourenço Pereira

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 11:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Como é que se colocam fotos aqui?????

www.artmeetsbacchus.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Spice Girl

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Mandei-lhe uma mp a explicar.
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 11:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros foristas,

Depois de tantos vinhos, todos eles marcados por virtudes excelsas, achei que o melhor era ir fazendo um ponto da situação seguindo a sequência de prova.

E, portanto, coube em sorte, o Bastardinho 2008.

Claro está que se trata de um "protótipo" e, como tal, não faz sentido um descritivo e uma nota de prova.

Em todo o caso, o seu impacto didáctico é extraordinário: como é possível que aquela doçura caramelizada e quase pungente, alicerçada nas notas de fruto em geleia e compota, e fortemente impregnada por figo seco, acabe por descambar num vinho licoroso absolutamente extraordinário.

Seria difícil encontrar melhor forma para perceber a mais-valia dos longos estágios em madeira. Nasce bruto e viril; e no entanto, o impacto oxidativo e a barreira do tempo acabam por dar-lhe a patine e o polimento que só os grandes vinhos alcançam.

Poder comparar este Bastardinho 2008 e aquela base para o Bastardinho 30 Anos, nascida na década de 30... é o dia e a noite!

Um grande abraço... e até já!

Pedro
hm

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 12:21 am    Assunto: Responder com Citação

Queria agradecer a todos a oportunidade que nos deram de passar este grande dia! Foi mesmo muito bom. As visitas (que lugar mágico aquela Adega dos Teares Velhos!), as provas, o almoço, as conversas, tudo!

Em relação aos moscateis…é dificil falar deles… mas o Moscatel Roxo 1959, o Moscatel de Setubal 1942, o de 1910… estavam fantásticos, sensacionais!!!

Alguns momentos

joaorico

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 10:53 am    Assunto: Responder com Citação

Foi mágico.

Um daqueles dias que jamais esquecerei. Um grande abraço de agradecimento ao Engº Domingos Soares Franco, pela enexcedivel paciência, pela disponibilidade unica de quem fez anos nesse mesmo dia e ainda assim apronta-se para receber 25 pessoas.
Também um grande e especial agradecimento ao Pedro Gomes e à Paulina Mata, da Nova Critica Vinho & Gastronomia, pela forma, muito profissional mas descontraida, como contribuiram para a realização deste evento.

Confesso que fiquei emocionado com a visita, os vinhos, o convivio e por estar junto de vocês, que sempre abrilhantam estas coisas.

Foi Mágico.....

PS - Sei que lá estava a "CARAS" e que hoje ainda coloca algumas fotografias. Também está a compilar um CD com as fotos para depois difundir.

Abraço a todos,

JR

http://pumadas.blogspot.com
apcperes

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 11:31 am    Assunto: Responder com Citação

Realmente um dia para nunca esquecer!

Ao Eng. Domingos Soares Franco um profundo agradecimento pela hospitalidade e pela oportunidade única proporcionada.

Agradecer também à NovaCrítica, plataforma que nos tem dado inúmeras alegrias e ainda a todos os convivas que ajudaram a gravar este dia no imaginário intemporal.
Abílio Neto

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros,

Não tenho palavras! Pura emoção, senti-me pequenino, senti-me no jardim de infância.

Não há palavras para agradecer ao Sr. Engº Domingos Soares Franco, inexcedível em tudo, do trato polido e elegante, passando pela disponibilidade (quem é que deixa de comemorar o seu aniversário para aturar um tipo como eu, sem fazer a minima ideia do chato que posso ser?!!!), e terminando no à vontade da conversa. O que aprendi!

Há uma frase para a Nova Crítica: é obrigatório que este projecto se mantenha, é obrigatório que ele cresça, porque daqui têm nascido momentos de partilha, gozo, espontaneidade e aprendizagem inesquecíveis. Muito obrigado por todos esses momentos.

Voltarei para falar dos vinhos. E ainda há gente que quer falar de doçuras e de xaropes e de... quuando falam de alguns generosos, estão enganados Cool !

Abílio Neto
Spice Girl

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação

joaorico escreveu:

PS - Sei que lá estava a "CARAS" e que hoje ainda coloca algumas fotografias. Também está a compilar um CD com as fotos para depois difundir.

Estamos à espera, porque ele andava mesmo por lá... umas vezes mais escondido...

outras mais às claras...

Mas não sei se a reportagem ficou muito completa... acho que a partir de certa altura ficou meio esquecida...

Abílio Neto

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 4:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice,

Só digo isto: o rapaz da CARAS é o que melhor me fotografa! Cool Laughing Very Happy Fruto do seu «olhar»... diverso! Ou o ele ou o da máquina... Very Happy Smile

Abílio Neto
Rui Lourenço Pereira

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Eng. Domingos,

Em meu nome pessoal gostaria de deixar aqui uma palavra. OBRIGADO!

Apesar de já ter visitado algumas vezes a "Zé Maria" nunca é demais quando é feita por si. Disponibilidade total. Aprendi e apreendi muito. Quando é que faz anos outra vez?

Estive a ver o meu portofólio e realmente encontrei umas fotos mais antigas da "Casa das Bonecas". Não me lembrava era dela. Isto de se visitarem muitas casas....

Quanto aos vinhos.....hummmmmmmmmmmm.

Não tenho as notas comigo (ainda estou a compilá-las), mas encontrei algo comum em todos eles, digamos, nos menos comerciais, para além da laca, iodo, petróleo, caramelo,..., e o PG já a referiu. Encontrei muito FIGO, não o Luís que pendurou ontem as botas, mas figo, que quando macerado exala aquele aroma tão característico. Se quando num primeiro impacto me fizeram lembrar os Frasqueiras da nossa ilha, com o passar do tempo encontram-se outros aromas muito característicos do Moscatel de Alexandria e que não se encontram lá em "cima". Sei que não é só da casta, pois o clima ajuda e bastante.

Quanto a preferências não é fácil dizer, pois foi uma vertical. Se assim não fosse diria todos, mas, modestamente destaco 3:

- Bastardinho de 193...
- Bastardinho de 2008
- Moscatel 1959

Porquê?

Pela singularidade dos produtos, sendo que o 59 fez lembrar o 55 que provei em tempos. Pena que cá em casa só haja Bastardinho 30 anos e Moscatel Roxo 20 anos. Não dá para ir a todas.

Quanto ao bacalhau, terei de ter uma conversa com o Sr. Josué, pois ficou-me no goto. Se calhar está à venda na Solbel, não???? Razz Razz Razz

Grande Abraço,

Rui Lourenço Pereira

www.artmeetsbacchus.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Eventos Nova Crítica Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.