NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Entrevista com Jorge Moreira (Poeira/Enólogo)
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Entrevistas On-line
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
NCritica
Site Admin

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 10:35 pm    Assunto: Entrevista com Jorge Moreira (Poeira/Enólogo) Responder com Citação

O nosso entrevistado desta semana é o produtor e enólogo Jorge Moreira. Licenciado em enologia pela Universidade de Vila Real (1995), imediatamente iniciou a sua actividade profissional na Real Companhia Velha onde, juntamente com o enólogo norte-americano Jerry Luper, encetou a formação da “Fine Wine Division”. Em 2002 termina a sua colaboração com a Real Companhia Velha, onde era responsável por quase todos os vinhos tranquilos da casa.

Ainda no decurso do ano de 2001, o seu espírito empreendedor levou-o a lançar-se num projecto pessoal que rapidamente recolheu o aplauso da crítica e dos consumidores: nascia o projecto Poeira, numa encosta virada essencialmente a norte, considerado por muitos como o tinto mais elegante da nova vaga de grandes vinhos durienses, como um tinto de carácter e paixão. Em paralelo, iniciou uma colaboração com a Quinta de la Rosa, produtor reconhecido e prestigiado tanto pelos seus tintos tranquilos como pelos seus vinhos generosos.

Recentemente, em 2004, lança-se na concretização do projecto Sirga, um empreendimento duriense que começa agora a mostrar os seus primeiros vinhos. E as coisas não param: o “Passagem 2005”, oriundo da Quinta das Bandeiras, no Pocinho, é uma das recentes apostas deste produtor. E certamente que mais se seguirão porque os plantios ascenderam a 23 hectares. E, mais tarde ou mais cedo, é inevitável o aparecimento de novos rótulos.

Mais do que enólogo por formação, Jorge Moreira confirma que também o é por inspiração. E, se é bem verdade que não integra os “Douro Boys”, não é menos verdade que muito enófilos olham para ele como um verdadeiro “Boy” do Douro.

Sem mais rodeios, a palavra aos foristas e, simultaneamente, a um dos grandes enólogos portugueses.

www.novacritica-vinho.com
Pedro Gomes
Tiago Teles
Paulina Mata

Editado pela última vez por NCritica em Sex Jan 02, 2009 11:49 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Jorge,

Queria começar por agradecer, em meu nome pessoal e em nome da Nova Crítica-vinho, a disponibilidade manifestada para participar nesta entrevista. É um prazer enorme recebê-lo neste fórum.

E numa espécie de primeiro round aí vai:

1- Quais os traços que considera mais relevantes na evolução da vitivinícultura duriense, no decurso da última década?

2- Em seu entender, que aspectos merecem uma atenção redobrada tendo em vista a afirmação externa dos vinhos tranquilos durienses?

3- Para alguém que "arquitectou" o estilo Poeira, não resisto a perguntar-lhe como encara o futuro de muitos dos tintos negros, alcoólicos, sobremaduros e desequilibrados que se fazem em Portugal?

4. Com seis colheitas no activo, será que se pode falar num perfil "Poeira"? Como o definiria?

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
msoares

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 1:17 am    Assunto: Pergunta de amador! Responder com Citação

Para si quais são as 3 coisas principais para nascer um bom vinho?
dirk niepoort

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 9:48 am    Assunto: Responder com Citação

bom dia em cada dia,

que bom de ver te no forum jorge.
continua o teu bom trabalho pois o poeira e o meu vinho tinto portugues preferido.
abracao
dirk
PortoVintage

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 10:44 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Jorge,

Parabéns pelo Poeira e pelos La Rosa.

As perguntas que tenho a fazer-lhe são muito simples:
- Qual dos seus vinhos é o seu preferido?
- Qual o vinho português que gostava que tivesse sido feito por si?
- Para além do Douro, se lhe dessem a oportunidade de fazer um vinho numa outra região por este mundo fora, qual escolheria e que tipo de vinho faria?
- Fazer um Porto "seu" está nos seus planos?
- Quando por aí se fala nos Poeira, raramente vejo referências ao 2002, que será talvez aquele que mais me agradou até ao momento (não conheço o 2006), levando-me a pensar que será da opinião geral que terá sido o menos bem conseguido (talvez por causa do ano). Qual é a sua opinião?

Cumprimentos,
dirk niepoort

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 11:21 am    Assunto: Responder com Citação

cumprimentos
dirk
jorge moreira

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 11:24 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia a todos,

Devido à minha ignorância respondi ao Pedro por mensagem privada, já lhe pedi para a colocar aqui no forum. Entretanto vou respondendo às outras perguntas.

As minhas desculpas,

jorge
jorge moreira

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 11:25 am    Assunto: Re: Pergunta de amador! Responder com Citação

msoares escreveu:
Para si quais são as 3 coisas principais para nascer um bom vinho?

Primeiro uma boa vinha, de seguida uma boa vinha e finalmente uma infinidade de pormenores
jorge moreira

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 11:27 am    Assunto: Responder com Citação

dirk niepoort escreveu:
bom dia em cada dia,

que bom de ver te no forum jorge.
continua o teu bom trabalho pois o poeira e o meu vinho tinto portugues preferido.
abracao
dirk

Olá Dirk,

Muito do que eu sou como enólogo é devido a ti portanto o mínimo que se espera é que gostes dos meus vinhos. Laughing

Grande abraço

Jorge
jorge moreira

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 11:46 am    Assunto: Responder com Citação

PortoVintage escreveu:
Caro Jorge,

Parabéns pelo Poeira e pelos La Rosa.

Muito obrigado.

As perguntas que tenho a fazer-lhe são muito simples:
- Qual dos seus vinhos é o seu preferido?

Esta pergunta não é nada simples, os vinhos são quase como seres vivos tem humores, há alturas da sua evolução em que mostram o seu lado mais bonito e por vezes exactamente o contrário. Assim é difícil escolher o preferido mas a escolher um escolheria o Poeira 05

PortoVintage escreveu:
- Qual o vinho português que gostava que tivesse sido feito por si?

Niepoort vintage 27

PortoVintage escreveu:
- Para além do Douro, se lhe dessem a oportunidade de fazer um vinho numa outra região por este mundo fora, qual escolheria e que tipo de vinho faria?

Talvez na china, exactamente por não fazer a mínima ideia que tipo de vinho faria. Nas grandes regiões do mundo há bons enólogos suficientes não precisam lá de mim.

PortoVintage escreveu:
- Fazer um Porto "seu" está nos seus planos?

Penso que a minha vinha não tem apetência para fazer um vinho do porto Top, portanto não. Vou continuar a fazer, tentando fazer melhor, na La rosa

PortoVintage escreveu:
- Quando por aí se fala nos Poeira, raramente vejo referências ao 2002, que será talvez aquele que mais me agradou até ao momento (não conheço o 2006), levando-me a pensar que será da opinião geral que terá sido o menos bem conseguido (talvez por causa do ano). Qual é a sua opinião?

Eu falei no 02 na resposta "secreta" ao Pedro Gomes que espero possam ler mais tarde. O Poeira 02 é um vinho mais ligeiro e subtil do que as outras colheitas, é realmente o reflexo do ano que foi fresco e chuvoso.

Na altura fui criticado por fazer poeira em 02, olhando para trás estou muito contente por o ter feito porque é um vinho com o mesmo carácter e personalidade de todos os Poeira e que me dá muito prazer em beber.

PortoVintage escreveu:
Cumprimentos,

Abraço
Tiago Teles

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 11:52 am    Assunto: Responder com Citação

Jorge Moreira,

Queria, desde já, também agradecer o facto de ter aceite este desafio. Um enorme obrigado. O contributo de um enólogo com a sua visão e valor será de enorme interesse para o mundo enófilo que navega neste espaço. Avanço então para o primeiro grupo de perguntas.

1. Qual a motivação que faz nascer um projecto tão peculiar como o Poeira? Qual a ideia que tinha no início? Encontrou o que procurava? Porquê o Douro? Ainda sonha com algo? Que balanço faz dos 8 anos de projecto?

2. De que forma capitaliza a sua experiência no Douro? Que ensinamentos e benefícios retira dessas experiências?

3. Os vinhos Poeira associam-se normalmente a adjectivos de elegância e harmonia apesar das duas últimas colheitas irem buscar uma virilidade extra. Há um perfil que procura nos seus vinhos? Eles reflectem um local, uma vinha, um clima, uma pessoa? Que adjectivos utilizaria para descrever o Poeira?

4. Pensa que os vinhos actuais perderam algum carácter imprevisto, algumas contradições que em tempos faziam deles vinhos especiais, vinhos com identidade? Estarão os vinhos hoje mais iguais entre si? Ou ganharam simplesmente em coerência e inteligência mantendo as suas diferenças?

5. Dos Poeira que já comercializou (2001 a 2006), nutre algum carinho especial por algum deles? Porque razão? O que tem mudado nos Poeira ao longo dos anos?

6. De que forma avalia o potencial de envelhecimento dos vinhos Poeira? O que recomendaria ao consumidor para cada uma das colheitas que já produziu?

Um abraço,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
joaorico

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 12:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Jorge,

Em primeiro lugar fico contente por estares neste espaço e espero que venhas cá muitas vezes para nos transmitires ensinamentos.

Como sabes, sou um enorme devoto do Vinho Poeira, e concordo contigo quando falas no Poeira 05, mas queria aqui perguntar-te o seguinte:

Arrow O Passagem resulta de uma incursão no Douro Superior e queria perguntar qual o potencial que achas ter esta parte do Douro e as qualidades que pode transmitir a um vinho.

Arrow Os vinhos do Douro, e de Portugal, começam a ter algum reconhecimento internacional, no entanto ainda existe muito desconhecimento e iniciativa para com eles. O que achas ser preciso para se melhorar a nossa imagem lá fora? Estamos no caminho certo?

Abraço,

João Rico

http://pumadas.blogspot.com
Rui Lourenço Pereira

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 12:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Jorge,

Bom dia e bem vindo.

Tal como vai acontecer ao longo desta semana deixo aqui algumas questões:

- Poeira, Sirga, Quinta de La Rosa são vinhos diferentes, apesar de se notar o estilo Jorge Moreira, agora PASSAGEM??? Sei a ideia que está por trás do vinho e o 2006 é incomparavelmente melhor que o 2005, mas este vinho não tem nada a ver com o conceito Jorge Moreira. Qual a justificação?

- Para quando um vinho noutra região do País, por exemplo, Ribatejo, Estremadura,...?

- Qual o futuro da viticultura no Douro, agora que assistimos a tão grandes alterações na paisagem duriense?

- Que novas técnicas de viticultura utilizadas lá fora, poderíamos utilizar no Douro para incrementar a qualidade, visto que há milhares de produtores no Douro, mas produzindo vinhos de qualidade são aqueles que se sabe...?

Abraço,

rlp

www.artmeetsbacchus.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Tiago Teles

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 12:08 pm    Assunto: Responder com Citação

jorge moreira escreveu:
Bom dia a todos,

Devido à minha ignorância respondi ao Pedro por mensagem privada, já lhe pedi para a colocar aqui no forum. Entretanto vou respondendo às outras perguntas.

As minhas desculpas,

jorge

Jorge Moreira,

No menu superior do Fórum encontrará um link para a Mensagens Particulares. Dentro tem a Caixa de Saídas onde poderá recuperar o respectivo texto que enviou.

Um abraço,
jorge moreira

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Tiago,

Em cliquei no simbolo mp para enviar as respostas mas na minha caixa de saida não tenho mensagens...

Pode ajudar?

Jorge
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Entrevistas On-line Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.