NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

O que se faz por um vinho

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
alentejano

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2002 4:48 am    Assunto: O que se faz por um vinho Responder com Citação

O episódio que vou contar é triste e relata mais uma vez a falta de educação e civismo das pessoas.
Numa das minhas visitas ao Corte Ingles desloquei-me como costumo fazer, ao Clube do Gourmet.
Raramente lá costumo comprar vinho, mas gosto sempre sempre de estar a par do que por lá aparece.
Quando para surpresa minha encontro uma garrafa de Homenagem Antonio Carquejeiro metida por baixo das outras. Pego na garrafa para apreciar o rótulo e ler o contra-rótulo, quando por minha surpresa a garrafa me desaparece das mãos. Olho para o lado e uma senhora muito tia com a garrafa na mão grita para o marido "Olhe Pedro tem aqui uma garrafa..." depois vira-se para mim e diz com ar de despreso "Não vai levar pois não?? É que o meu Pedro adoro este vinho..".
Bem eu fiquei a olhar sem saber o que dizer, tirei delicadamente a garrafa que até nem era para levar dirigi-me para o balcão, liguei para o meu pai colocar dinheiro no cartão crédito e arranjei uma grande confusão.
A senhora já dizia que eu a tinha roubado, o marido quase que me batia, até nomes me chamaram, que um vinho daqueles não era para gente como eu.
Sabem que mais??? Acabei por comprar a garrafa. É doentio ao que uma pessoa pode chegar por uma garrafa de vinho, enfim.
Posso não ser rico, beto, ando de botas de ponta em aço, corrente na carteira e quase sempre de preto, mas ao menos tenho educação e respeito pelos outros, e um gosto muito grande por este mundo do vinho.
Fiquem bem e cuidado com esta senhora...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Tiago Teles

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2002 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação

A sua história só realça a pobreza de espiríto a que certas pessoas podem chegar. Infelizmente, existem muitas histórias tristes. Vou relatar um episódio vivido por um amigo meu, um pouco responsável pela minha paixão pelo vinho, mas que, infelizmente, tem pouco dinheiro para as andanças actuais do vinho. Mas é um apaixonado e vibra com o vinho. E sempre que pode lá comete uma loucura. Pensou ele em aproveitar a feira de vinhos do Pingo Doce...

No panfleto publicitário do supermercado, apareceu, pela primeira vez, um grupo de vinhos selectivos que, salvo raríssimas excepções, tinham de ser encomendados ao gerente da loja (simplesmente não apareceram nas prateleiras!!). Esta situação deixou-me triste porque, num supermercado que, supostamente vende produtos para toda a gente, a preços mais em conta, alguns eram só para as TIAS e amigos...alguns mesmo só para fazerem parte do panfleto!!...publicidade enganosa).

Continuando. Esse meu amigo solicitou poucas garrafas dos melhores vinhos patentes na referida lista. O gerente respondeu simplesmente: "olhe, esses vinhos que me está a pedir não chegam às prateleiras. Estão todos encomendados antes da feira" (deduzo, para os amigos); "além disso, por exemplo no caso do Batuta, só foram disponibilizadas 9 garrafas para o país inteiro" (isto é grave; quantos Pingo Doces existem em Portugal?).

Enfim, nós os consumidores, continuamos a ser mal tratados. Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Visitante

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2002 5:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui, conta a história passada no club Gourmet, com o Petrus e Esporão...
falcao

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2002 9:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Já desde há muitos anos aprendi que a educação nada tem a ver com a condição social, com a capacidade financeira, com a forma de vestir, com a aparência, tem apenas a ver com o indíviduo em si!

Julgar pessoas baseado em aparências é uma parvoíce.

Infelizmente a falta de educação é "coisa" que grassa pelo país e o triste exemplo que aqui relatou não é caso isolado! Mas também confesso que não é comum ouvir uma história tão absurda como a que se passou consigo.

Enfim, o que interessa reter desta história é a falta de civismo que algumas pessoas são capazes de demonstrar e a sobranceria e presunção que algumas camadas sociais continuam a demonsstrar...

Quando provar a sua honrada garrafa da Homenagem a António Carqueijeiro conte-nos as suas impressões... Mas se fosse eu não a abria já!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2002 10:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Anonymous escreveu:
Rui, conta a história passada no club Gourmet, com o Petrus e Esporão...

A história aqui é um pouco diferente, não é de falta de educação cívica, mas sim de educação vínica e de impressionante capacidade financeira.

Este episódio deu-se na primeira semana de abertura do Corte Inglês, no Clube Gourmet. Estava lá eu a examinar a selecção de vinhos e a extasiar-me com a selecção de vinhos bordaleses e borgonheses (com preços para ignorantes, tal o descalabro inflacionário) quando ouvi a seguinte conversa entre um cliente e um funcionário do Clube.

O cliente abordou o funcionário perguntando se aquele vinho, o Chateaux Pétrus era razoável? O funcionário obviamente disse que sim, que era um excelente vinho. O cliente então perguntou o preço ao que o empregado retorquiu que eram 220 contos. Qual não foi o meu espanto quando o cliente acenou e disse que então levava 2 ou 3!!!! Reparem na boa disposição de quem leva 2 ou 3, mais 220 contos menos 220 contos!!!

Era uma apaixonado pelo vinho, uma pessoa com rendimentos relativamente modestos, mas que vivia a paixão do vinho de tal forma que estava disposto a uma loucura? Ou apenas um tontinho cheio de dinheiro?

A melhor forma de poderem avaliar o senhor em causa foi que a pergunta seguinte que ele fez ao funcionário foi olhando um pouco mais em frente - E aquele vinho, o Esporão, também é conhecido, não é? Tenho a ideia de já ter ouvido falar. Vale a pena?

Sem mais comentários!
Ou melhor, só mais um comentário, não me admirava que chegado a casa tenha bebido o vinho com um peixe grelhado e no fim da refeição tenha bebido um vintage novo com uma pedrinha de gelo, "on the rocks"...
Jorge Sousa

MensagemEnviada: Qua Nov 27, 2002 1:00 am    Assunto: O que se faz por um vinho Responder com Citação

Bom cabe-me a mim confirmar a história contada pelo Tiago e que se passou com o seu amigo. Tambem eu pela altura da última feira de vinhos do Pingo Doce tive a oportunidade de falar algum tempo com um gerente da área de vinhos de uma das lojas, o qual me confirmou em termos genéricos a situação relatada pelo Tiago, O dito gerente mostrou-se altamente em desacordo com a política de Markting e Vendas levada a cabo pela Empresa e maior parte dos seus gerentes. Dizia ele que se tinha confrontado com situações de clientes habituais, que por essa altura lhe compraram vinhos no valor acima dos 1000 € (200 cts) e aos quais teve de responder que não tinha a maior parte dos vinhos ditos "mais raros" que se encontravam no panfleto; e era porque não tinha chegado mesmo a ter a maior parte desses vinhos, nem sequer no 1º dia da feira.
Relatava igualmente que muitos foram os clientes que recebeu que já tinham corrido vários supermercados Pingo Doce sem nunca terem encontrado uma única garrafa desses vinhos. Preferia assim, segundo a sua opinião, só ter no panfleto publicitário os vinhos que tivessem quantidades minímas para venda.
É natural que a procura dos melhores vinhos seja maior;
É factual que infelizmente a especulação inerente a estes vinhos seja enorme e altamente penalizante para quem tem a paixão do vinho e principalmente pouco fundo de maneio;
O que está mal é existir uma cadeia de supermercados (como certamente haverá outras) que apesar de ter como princípio o abastecimento da população em geral e de forma igualitária acaba nestas alturas por beneficiar a clientéla escolhida pela gerência, pior ainda utilizando publicidade pouco transparente para não dizer mesmo enganosa. Se está ali para vender não pode escolher a quem quer vender tentando enganar o resto do público com fotografias de alguns produtos que ninguém sabe se alguma vez verdadeiramente chegaram as bancas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Jorge Sousa

MensagemEnviada: Qua Nov 27, 2002 1:27 am    Assunto: O que se faz por um vinho Responder com Citação

Caro alentejano, fez muito bem em comprar o vinho Homenagem a António Carqueijeiro. Eu teria feito o mesmo, nem que tivesse que ir pedir emprétimo ao banco (o que nos dias que correm...)
Certamente saberá degusta-la muito melhor que o "tio Pedro" e verá que o seu esforço financeiro sairá recompensado.
Já agora, se acontecer algum descalabro quando abrir e provar o vinho pode sempre devolve-lo ao "tio Pedro"
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.