NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

MAGNUM PARTY - Quinta de Nápoles - NIEPOORT / NovaCrítica
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
frexou

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 9:52 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Gomes escreveu:

Claro que Dirk Niepoort conseguiu reunir os ingredientes para poder projectar futuras edições deste evento. Mas, como certamente compreenderão, dicilmente veremos uma reedição do evento nestes moldes. Estou convicto que todos os foristas querem ver uma 2ª edição deste evento mas, sejamos razoáveis, é impossível ele vir a realizar-se nos mesmos moldes. Não sei se Dirk Niepoort quer dar continuidade a um evento com estas características mas, é importante que os foristas percebam que a Niepoort não é uma instituição de caridade, e um evento como o que teve lugar no Sábado envolve custos avultados. No futuro, voltar a experimentar um evento como o de Sábado terá que implicar um custo monetário. Não sei se Dirk quer dar continuidade a este evento. Eu gostava de ver reedições. E acredito que o mesmo sentimento é partilhado pelos foristas. Mas, teremos que suportar parte dos custos. Por mim vale a pena. Mas só o futuro o dirá.

Discordo. Tentei dizer-lhe no jantar, mas foi difícil fazer ouvir-me. Evil or Very Mad
Deve ser pela razão que o Pedro enumerou, sou mais novo. Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
joaorico

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 10:55 am    Assunto: Responder com Citação

Também não sei se o Dirk quererá dar continuidade a esta festa. Aliás perguntei-lhe se iria passar a ser tradição e a que ele respondeu que so depois de 3 ou 4 edições se poderia chamar de tradição.
Penso que a vontade de existir este evento a ele lhe cabe, uma vez que este evento não foi mais que um evento Niepoort em que estavam 180 convidados, dos quais 60 e picos pertenciam a este fórum.

Portanto, acho que a decisão da existência de futuras edições, e os moldes em que são encetadas, cabem somente à Niepoort, na pessoa do Dirk.

Aliás aproveito aqui para agradecer publicamente a duas pessoas:

Ao Rui Lourenço Pereira, pois foi ele mesmo que levantou a "lebre" para este convite e para este evento.

Ao Frexou, que foi digamos foi o elo de ligação entre a Niepoort e os foristas, para a logistica desta debandada para o Douro.

No entanto obviamente, e estaria a ser cinico se não mencionasse, este encontro não teria lugar, com a nossa participação, se não fossem as entrevistas online do forum da Nova-Critica.

Cumps

http://pumadas.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Rui Vasconcelos,

É que, sem palavras Very Happy :

Rui Vasconcelos escreveu:
Pedro Gomes escreveu:
O QUE MOVE ESTE HOMEM? Rolling eyes prayer Super Heart Applause

Conheço-o pessoalmente há alguns, poucos anos.

O Dirk é uma pessoa muito “sui generis” em todos os aspectos. O seu cabelo desgrenhado, o modo de vestir “casual” , o seu “modo de estar” de total descontracção e desprendimento, a sua simplicidade, o seu aparente alheamento do que o rodeia, contrabalançados com a sua bem disfarçada exigência, transmitida à sua equipa de gente apaixonada e competentíssima, deixando transparecer uma curiosa genialidade.

A arte e o saber que imprime aos seus vinhos, autênticas e distintas obras primas, vinhos únicos e raros (que não chegam para as necessidades) tornam este homem, como já disse anteriormente, o actual “Grande Senhor do Vinho”, um dos grandes responsáveis pelo início da revolução dos vinhos de mesa do Douro, já com enorme reconhecimento internacional e não só pelos seus vinhos !

Não o motiva o “negócio”, o factor comercial, mas sim o prazer da “Sua Obra” ! É a procura incessante daquilo que pode vir a ser feito de melhor. É a procura do óptimo, do único, considerando a vinha o factor de enorme importância!

Gosta de fazer experiências e alterar aquilo que julga dever sê-lo e não se conforma com a mediocridade. Diz ele que aprende, experimentando.
O seu “banco de ensaios”, os seus “Projectos” são disso a prova.

Ele é um “criador”, um artista, porque antes da técnica está o seu espírito e a sua arte e nos dias de hoje fazer vinho, para além da técnica cada vez mais vincada, geradora de vinhos iguais, é também a arte !

Mas, este Homem, não se se permite ao direito de se ficar por aí.

Inversamente ao espírito português, tanto tempo em nós enraízado, cada um virado para si próprio, a olhar o seu umbigo, a guardar os seus segredos, ele desdobra-se em esforços para congregar uma enorme “equipa do Vinho”, escancarando as portas do seu saber.

É com os Douro Boys (seus concorrentes directos), é com o Dão, do Álvaro de Castro (Dado, Doudão, Carrocel), é com o “Verde”, com João António Cerdeira e seu filho Luis (Primeiras vinhas e Giro Sol), é com Viegas Louro, no Alentejo (Mouro), é com o Telmo Rodrigues (Espanha) e outros (palpita-me estar na forja qualquer coisa com o M.S.A.N. na Bairrada (?)).

O Dirk aprendeu que era assim que devia ser, com a sua vivência lá fora, (julgo que) especialmente no Rhône - Syrah (que excelente Hermitage do J.L.Chave, Dirk !) e Borgonha (de que é apaixonado), mas não só.

É a história do vime e do feixe ! A união faz a força, e ele compreendeu e tem feito compreender que essa é a solução para o Vinho português e para todos os produtores.
Com essa união em vez de unidade, esforço colectivo em vez de unitário, tiros de canhão em vez de tiros de espingarda, distribuição de esforços vocacionados e especializados, produzirão resultados impensáveis !

Ele sente que tudo que se faça ou aconteça nesse sentido, será bem-vindo. Daí esta “magnum party”, certamente pequena para ele mas muito especial para todos nós, o fez sentir orgulhoso pelo extraordinário dia que nos proporcionou e que proporcionou ao “Vinho” (o vinho de todos) !!!

Estou absolutamente certo que não pensou nas poucas dezenas de novos consumidores dos seus vinhos, até porque alguns dos vinhos da “party” poderiam ser encarados como concorrentes.

Quando se vê o entusiasmo e o “brilhozinho nos olhos” com que ele fala do Vinho e com ele trocamos impressões, facilmente compreendemos a sua “Paixão” !

Mas atenção, o Dirk aprecia a crítica sincera, construtiva e não a bajuladora. Ele gosta acima de tudo da sinceridade na apreciação dos seus vinhos.

Tenho a certeza que o lucro é o factor que menos o motiva. Poderá até oferecer o vinho, desde que a bons e honestos apreciadores, reconhecedores daquilo que desfrutam.

A sua motivação reside ainda na procura da diferença para melhor e do seu reconhecimento público, depois de expressas opiniões críticas sinceras que de facto o ajudem nas decisões futuras.

O Dirk vive feliz com a felicidade dos outros e isso é nobreza altruista !

Creio muito firmemente que ainda haveremos de ver, futuramente, “qualquer coisa” em grande, “despoletada” por este magnífico “Encontro - Niepoort / Nova Crítica”.

Obrigado, Dirk, por existir, pela partilha e pela sua amizade !

Abraços,

Abílio Neto

PS: Já tenho os artigos da Sibaritas digitalizados, envio-lhe hoje por e-mail e vou tentar postar aqui um ou outro... Cool
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação

João,

Bem visto:

João Rico escreveu:
Aliás aproveito aqui para agradecer publicamente a duas pessoas:

Ao Rui Lourenço Pereira, pois foi ele mesmo que levantou a "lebre" para este convite e para este evento.

Ao Frexou, que foi digamos foi o elo de ligação entre a Niepoort e os foristas, para a logistica desta debandada para o Douro.

Abraços,

Abílio Neto
alentejano

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 1:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Já que se toca no assunto, eu encarei o dia de Sábado como algo único em que tive o prazer de participar, permitam mas eu vou dar o nome de festa e se reparar no nome Magnum Party Niepoort até refere que é isso mesmo, uma festa.

Uma festa/vontade que saiu da cabeça do Dirk Niepoort e que foi colocada em prática por toda a Niepoort Team.

Conheço festas que são tradições e conheço outras que foram únicas, por este motivo ou por outro não se tornam a repetir, fica a magia daquele momento para recordar durante toda uma vida.

Pensar em repetir para o ano ?
Gostar até gostava, mas seria como tirar algum brilho a esta, seria o esquecer esta e começar a pensar noutra.

PS: O que em tudo isto é de lamentar , foi o facto de com tanta gente e ir para o Douro nessa altura, com tanta marcação aqui e ali, no local onde eu fiquei, quase ao lado da Quinta de Nápoles, dos 5 quartos reservados para a tal ''party'' ninguém apareceu, nem tiveram a honestidade de dizer que não iam... ou seja, ficaram os donos com 5 quartos pendurados.
E sei de gente que com quartos marcados bem mais longe me dizia, o bom que era ficarmos já aqui ao lado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mlpaiva

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação

alentejano escreveu:
PS: O que em tudo isto é de lamentar , foi o facto de com tanta gente e ir para o Douro nessa altura, com tanta marcação aqui e ali, no local onde eu fiquei, quase ao lado da Quinta de Nápoles, dos 5 quartos reservados para a tal ''party'' ninguém apareceu, nem tiveram a honestidade de dizer que não iam... ou seja, ficaram os donos com 5 quartos pendurados.
E sei de gente que com quartos marcados bem mais longe me dizia, o bom que era ficarmos já aqui ao lado.

Porque, se calhar, lá para o meio da tarde ao ver que a "coisa" estava arrumada e já não se justificava a dormida, lá regressaram a suas casas... Rolling Eyes

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 5:30 pm    Assunto: Re: Douro In Responder com Citação

Caro Luís Paiva,

Obrigado, começa-se a repetir vezes demais Arrow (pus aqui esta seta porque não existe a para baixo... o que é triste!

mlpaiva escreveu:
Abílio Neto escreveu:
(...) então como é que correu no Douro In?

Não correu pelo melhor... Sad

Tudo começou quando o Miguel Gouveia, ao pedir o vinho e constatando que os seis copos de vinho na mesa não eram todos iguais, pediu copos iguais.

A empregada respondeu-lhe de imediato: "Isso é que não vai ter!".
E de facto não...

A partir daí assumiu um ar de enfado, principalmente quando falava com o Miguel.

Lamentámos, depois, não nos ter levantado e saído logo a seguir à resposta dela.

Assim, no nosso roteiro quando voltarmos à Régua, certamente que o Douro IN estará OUT... Evil or Very Mad

Abraços,

Abílio Neto
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 5:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro,

O Frexou Very Happy Cool tratará do assunto e a NC fará o resto, espero eu. Mesmo com uma outra designação, a que fosse, acho que se devia pensar em «descentralizar» (curioso!) este tipo de eventos, é necessário sairmos das teclas e irmos ter mais vezes com os produtores, muita gente, diversas sensibilidades, vinho, encontro e conversa. Acredito nisso.

Paulo Saturnino Cunha escreveu:
Abílio Neto escreveu:

Atrevidamente deixo a minha dica para o próximo, que deverá obedecer a outros moldes (n/ co-financiamento, pois claro!), mas tentando que se mantenha o mesmo nível do gozo. Estou a pensar que se deveria ir para uma região menos forte, o Ribatejo, e se tivesse que escolher um produtor: Pinhal da Torre! É que o Paulo Saturnino Cunha merece, quando pode, está sempre presente no eventos da NC (off e on...). Very Happy Wink

Caro Abilio,

Agradeço o facto de se ter lembrado de mim, a minha casa, sempre estará de portas abertas para receber os amigos, colegas e amantes do vinho, será por isso um prazer, se for essa a vossa vontade.

Sugiro o início de Outubro, acho uma data óptima, esperamos que com tempo agradável e ainda sentiremos o cheiro das uvas e fermentações. Wink

Abraço,

Paulo

O sublinhado fez-me... Smile

Agradeço, acho que agradecemos, a sua disponibilidade.

Abraços,

Abílio Neto
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Frexou, Frexou,

Eu simples apreciador me acuso, 2000 / 2001 Rolling Eyes Cool :

frexou escreveu:

Fonseca Guimarães 1976 - Acreditem ou não, ninguém acertou no ano deste Vintage (críticos e tudo). Eu apontei para 1992/1994 (pela cor e porque estava bem aberto de aromas no copo. Um vinho com uma cor brutal, irreverente e que ainda é bem capaz de manchar qualquer camisola. Passados 32 anos e está novinho em folha.

Fiquei doido quando me disseram o ano!

Também comentamos esse «tawny», haverá explicação para isso? Entendidos:

Citação:
Taylor's 1970 - Este vinho, na versão portuguesa, pois já tinha provado o Taylor's 1970 inglês, é um vinho estranho, aproximando-se perigosamente de um Colheita. Alguém explica?

Frexou, como era a versão inglesa, simples diferença de rótulo, ou como costuma(va) ser, também de líquido?

Frexou, my boy, recíproco:

Citação:
Não querendo ferir ninguém, foi um enorme prazer conhecer o Abílio Neto, o forista que eu já andava em pulgas para o conhecer!

Anda lá, vai comprar (não baixar!) os Vampire Weekend, que são mesmo bons! Cool

Abraços,

Abílio Neto
jms

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 7:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda não sei se percebi completamente: houve um jantar na Quinta de Nápoles?

Desculpem-me a pergunta, não pretendo ser invasivo.

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
frexou

MensagemEnviada: Sáb Mai 10, 2008 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação

O Mestre

A Benção das Garrafas. (Dirk a rezar em Holandês)

Algumas Magnas

Robustus 2004 numa das barricas de 1000 litros que o Dirk comprou na Itália

Seria esta a surpresa? A presença do moderador do fórum, Pedro Gomes?

João Roseira ao fundo agarrado a Magnuns de água!

Podíamos era ter olhado para a minha máquina...

Mais Maganas

Editado pela última vez por frexou em Seg Mai 12, 2008 10:45 pm, num total de 9 vezes
frexou

MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2008 11:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Alguém me ajuda a meter aqui as fotos em condições?

Por exemplo a Spice Girl.... Cool
Spice Girl

MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2008 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação

frexou escreveu:
Alguém me ajuda a meter aqui as fotos em condições?

Por exemplo a Spice Girl.... Cool

Frexou, eu aqui não as posso alterar. Faço como a Margarida Rodrigues explicou neste tópico:
http://novacritica-vinho.com/forum/viewtopic.php?t=5694
frexou

MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2008 10:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Já está!

O Problem era mesmo o tamanho gigante das fotos.....

Amanhã termino o resto............
joaorico

MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 10:20 am    Assunto: Responder com Citação

Montes de imagens aqui:

http://www.niepoort-vinhos.com/News.html

Nesta página existe um link em baixo que são as fotos da Verena Niepoort.

http://pumadas.blogspot.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 6 de 7

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.