NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

MAGNUM PARTY - Quinta de Nápoles - NIEPOORT / NovaCrítica
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Rui Vasconcelos

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 8:46 am    Assunto: Responder com Citação

2ª Série:

(HÁ MAIS...)

Editado pela última vez por Rui Vasconcelos em Ter Mai 06, 2008 9:34 am, num total de 2 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rui Vasconcelos

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 9:03 am    Assunto: Responder com Citação

últimas ?...

Abílio Neto

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 1:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros,

Ao Dirk Niepoort, a sua família e aos seus colaboradores, os n/, da Angela, do Lucas e meus, maiores agradecimentos pelo extraordinário (acredite quem não esteve lá, que o «extraordinário» fica muito aquém do vivido!) dia que nos ofereceram. Muito obrigado.

(E ainda há quem se admire do «culto» a volta dos vinhos da Niepoort, quem é capaz de dar tanto, tem que merecer receber ainda mais, e, quanto a mim, darei sempre o que tiver e um pouco mais pelos vinhos feitos pelo Dirk Niepoort, um autêntico Sr. Pessoalmente, se a sua obra já merecia a minha admiração, ter-lhe conhecido elevou a coisa para um outro patamar.)

Aos outros produtores e enólogos que responderam a chamada, outro grande agradecimento. Curiosamente, estavam lá os que eu gostava que estivessem. Tive pena de não ter tido tempo de conversar calmamente com alguns deles (p/ ex., nem um olá dei ao Álvaro de Castro e a sua filha, eles que me merecem uma admiração muito especial.)

À NC por ser o espaço que é, único, que eu conheça, capaz de no seu seio «parir» um evento como este, singular e imemorável. Que venham outros e noutras regiões, suportados por nós, até!

Aos foristas, tudo gente de grande nível, cujo prazer de os conhecer (Rui Vasconcelos, Frexou, Padre Francisco, Mariana, André Peres e tantos outros…e aqueles com quem não tive sequer a oportunidade de trocar uma frase!) e de os rever vai muito para lá do n/ amor partilhado ao vinho, tinha que dizer isto.

Tendo chegado atrasado, não deu para provar muitos dos outros produtores, os meus apontamentos vínicos do dia:

Quinta do Cume Malvasia 07 - Surpresa.
Quinta do Vallado Moscatel Seco 07 - Confirmação.
Quinta do Vallado Sousão 05 – Dizem…
Quinta do Mouro Rotulo Dourado 02 – Incrível.
Pinhal da Torre Quinta de São João Touriga Nacional 00 – Injustiçado.
[Abro um parêntesis para felicitar o Paulo Saturnino por este vinho, soberbo. Provavelmente, o TN que melhor está a envelhecer (e sabemos todos como tê envelhecido por norma os TN…) e acho estranho que a crítica não saiba reflectir isso mesmo, pronto!, já disse]
Quinta do Crasto Tinta Roriz 97 – Sério.
Niepoort Robustus 90 – Impossível.
Niepoort Robustus 04 – História Revista.

Domaine Michel Juillot Corton-Charlemagne Grand Cru 99 - Zidane.
Domaine du Moulin Les Acacias Cour-Chevreny 05 - Makelélé.
Vincent Girardin Chassagne-Montrachet 1 C C La Truffiere 01 - Carla Bruni.
Château Léoville-Las Cases 70 – Maio 68
Roda I Reserva 04 – Penélope Cruz.
Chateau Guiraud 1er Cru Sauternes 03 – Cominhos (E ainda me dizem que os CT não vão com curry…)
Domaine de Cristia Châteauneuf-du-Pape Vieilles Vignes 04 – Superlativo (Disse lá e repito, combina com qualquer prato, qualquer e em qualquer momento!)

Niepoort Vintage 05 – Niepoort.
Niepoort Colheita 87 – Perdição pessoal.
Niepoort Vintage 83 – Niepoort.
Fonseca Guimaraens 76 – Oh Deus! 2000?
Taylors Vintage 70 – Tawny?
Whitwham Millenium Port – Paz.

E foram tantos mais, enquanto for lembrando, vou pondo.

As fotos para depois!

Abraços,

Abílio Neto

PS: Um cumprimento particular à Gabriela Santos, ao João Roseira e ao Nick Delaforce.

PS1: Pedro Gomes, tranquilo que tenho muitas fotos suas para pôr aqui…
Rui Lourenço Pereira

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Sei que não vou acrecentar quaisquer superlativos aos agradecimentos aqui expostos, mas não podia deixar o momento em vão.

À Niepoort e a todos os seus representantes o meu agradecimento pessoal.

Aos restantes produtores presentes a minha gratidão. Foi um prazer revê-los

Mais uma vez provaram que tenho razão no que vou afirmando. Temos muito no nosso vinho e na cultura do mesmo para oferecer ao Mundo.

Nota: Conseguiram fazer ver à minha mulher porque gosto tanto de sair de Lisboa para visitar outras regiões com o sentido de conhecer os seus vinhos.

Obrigado

www.artmeetsbacchus.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
hm

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Até os futuros foristas estiveram tão bem ( um dia inteiro nestas andanças! ) e já começaram a conviver Smile

Tiago Teles

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito foi dito mas poderiam sempre contar determinados momentos, emoções, histórias e conversas de bastidores! Laughing Confidenciaram-me que, nos primeiros minutos após a chegada à Quinta de Nápoles, reinava um silêncio impressionante para um grupo tão vasto…o choque foi demasiado forte?

Abílio, recupero uma passagem que deixou noutro tópico e que explica muito:

Abílio Neto escreveu:
O que me espantou na entrevista do Dirk Niepoort foi o facto de ele ter entendido para e com quem estava a comunicar (...)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Chapim

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Shocked
Acho que ainda hoje estou um pouco assim.
Confesso que na minha relativamente curta vivência do mundo dos vinhos nunca tinho tido um dia assim.

Tudo mágico. As provas muito boas e muito inteligente a forma de nos fazer percorrer a adega.
A sala da mítica varanda uma Niepoort cheia de Projectos e Realidades. As ostras fresquíssimas puro saber de mar com um bom Pol Roger.

Das magnuns só boas lembranças que não consigo aqui descrever.
Mas acima de tudo tempo, muito tempo para se falar, discutir vinhos e o Vinho (Rui muito prazer em conhecê-lo).
Dar mais algumas caras a nomes e ficar a conhecer um pouco melhor muitos daqueles com quem partilhamos este mundo fantástico de vinhedos e vinhos.

E por último mas mais importante que tudo um grande OBRIGADO à Niepoort em todas as suas pessoas. Simpatia, profissionalismo, humildade.

Mítico.

p.s. - Mais uma vez confirmei na pessoa do Dirk e de todos os produtores que por lá passaram uma das coisas que mais me impressiona no mundo dos vinhos: A simpatia e facilidade com que se fala com grandes produtores. Como um mísero consumidor interessado consegue discutir vinhos com os seus criadores. Conhecem muitos produtos e produtores assim?

Eu não
Boas provas!

pelo vinho!
jms

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 7:08 pm    Assunto: Re: Frei João 1966 Responder com Citação

fredio escreveu:
Reparei que ninguem comentou o Frei João de 1966.
É talvez um vinho fora de moda e das tendencias actuais, mas que saudades que eu tinha de um Bairrada velho, e que bom que estava.(...)Muito grato a quem o levou.

Estava óptimo, sim senhor. De corpo inteiro, com a dignidade que o tempo dá. Foi uma óptima experiência.

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
jms

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 7:23 pm    Assunto: Responder com Citação

De facto só os foristas apaixonados pelo vinho e pelo convívio que ele proporciona; só uma personalidade como Dirk Niepoort, mais os seus amigos e comparsas produtores felizmente também preentes; só o Douro, sim, o Douro é qualquer coisa de extraordinário para se ver e visitar, tem uma dimensão que a um tempo nos empequenece e nos engrandece (tanto a quem já o conhece e por ele passa há mais de quarenta anos, como quem acabou de lá chegar pela primeira vez!).

Só esta conjunção de factores podia engendrar e alimentar uma ocasião tão extraordinária como a Magnum Party/Niepoort/Nova Crítica.

Ali sim, comemorou-se o vinho, a gastronomia e as pessoas que, de algum modo, vivem à sua volta.

Muito obrigado pela possibilidade que nos foi dada.

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:

Aos foristas, tudo gente de grande nível, cujo prazer de os conhecer e de os rever vai muito para lá do n/ amor partilhado ao vinho, tinha que dizer isto.

E fizeste muito bem! Também gosto muito disso. É bom o associar caras a nomes (pena que alguns não tivessem dito que lá estavam e quem eram), é bom conversar mesmo, é bom conhecer melhor as pessoas e estreitar laços.

Tanta gente de que gosto muito, e com quem gosto muito de estar, e que se não fosse este forum nunca nos teríamos cruzado... Para além do vinho e das comidas este aspecto é tão ou mais importante para mim.
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação

padrefrancisco escreveu:

Obrigado a todos pela companhia e boa disposição, mesmo os que, não me conhecendo, me acharam "mais velho". Wink

Pois... mas não é defeito, de todo (nem posso pensar diferente Laughing ). Mais velho não significa velho... Laughing Laughing Laughing
joaoredrose

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Não sei se será de esperar, por mi parte me gustaria, k el gran Dirk venha aki escrever unas palavritas.

Anyway, alguns já ouvimos da sua boca como toda as pessoas da Niepoort (Vinhos), SA nos encararam como "os joranlistas mais importantes do mundo". Meaning, excederam-se, deram o máximo. E, como isso foi importante para o Dirk.

So, now, you all know.

Terminar con unas rock'n'roll lyrics, soa bem?

Message in a bottle
Tu branco eu tinto
Put it in full throtle
Dirk dribla vinho finto

Long reigns O Velho Niepoort
(yes, o que sabe a quem sabe :-)

saludos
joão
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 9:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:

PS1: Pedro Gomes, tranquilo que tenho muitas fotos suas para pôr aqui…

Caro Abílio,

Foi fantástico estar com vocês, incluíndo o "rebento" e o nosso mais recente forista. Mas, preferia que essas fotos ficassem "na box".

Agora o que interessa é o que os foristas assumam o papel de verdadeiros jornalistas/repórteres e façam um relato na primeira pessoa... daquilo que é relevante.

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2008 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Alguns de vocês vão certamente fazer alguns relatos nos vossos blogs, ponham aqui os links para irmos ver. Há sempre uma perspectiva diferente, umas fotos diferentes...

Para já só vi ainda o relato no blog do acupido:
http://garficopo.blogspot.com/
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2008 12:00 am    Assunto: Responder com Citação

Caros foristas,

Vinificamente falando, é óbvio que muitos de nós ficámos literalmente fascinados com a qualidade dos vinhos servidos. Mas, como compreenderão, a minha atenção esteve muito mais direccionada para as reacções/impactos gerados pela 1ª MAGNUM PARTY. Porque já tive o privilégio de provar muitos dos vinhos servidos, a minha atenção esteve voltada para pequenos pormenores relacionados com a dimensão emocional de um evento ímpar. Pelo menos em Portugal...

Já passaram 10 anos desde que tive o privilégio de conhecer Dirk Niepoort e, ano após ano, contínuo fascinado com o "magnetismo" que emana deste produtor.

Do que vi no último Sábado, aqui fica um pequeno apontamento/relato, quase a jeito de inconfidência, e que é bem demonstrativo da singularidade deste produtor.

Num evento em que facilmente poderia assumir a postura de "vedeta", todos nós fomos confrontados com um homem vestindo uns simples jeans e que se desmultiplicou em trabalho abrindo ostras, sacando rolhas, servindo vinhos e, do primeiro ao último minuto, recusando sentar-se para almoçar.

Mais ainda, quando interpelado se não queria nada para comer reagiu com um singelo "... pode ser um bocadinho de pão".

Parece quase impossível, mas depois destes anos todos o meu espírito continua sistematicamente a ser invadido pela mesma pergunta:

O QUE MOVE ESTE HOMEM? Rolling eyes prayer Super Heart Applause

Algum forista quer avançar com um palpite?

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 3 de 7

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.