|
NovaCrítica-vinho.com Forum de Discussão
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
alentejano

Registrado: Domingo, 27 de Outubro de 2002 Mensagens: 4168 Localização: Vila Viçosa
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 2:43 pm Assunto: |
|
|
3 foram as palavras que nos levaram a fazer 800 km nestes últimos dias, palavras suficientemente fortes como Douro, Niepoort e Amigos.
Foi para um Douro desconhecido que a convite de Dirk Niepoort, juntando ao motivo Magnum Party, e a tantos amigos e conhecidos que iríamos ver e rever, nos fizeram (eu e a Margarida) deslocar ao Douro.
E em boa hora o fizemos, porque os momentos que nos foram proporcionados por toda a equipa Niepoort e em especial agradecimento ao Dirk Niepoort.
Vinhos foram muitos, foi desde Sexta-feira um autêntico festival, ficam alguns daqueles que me fizeram sorrir e divagar o pensamento durante alguns minutos.
Outra coisa que me fez pensar, talvez tarde de mais pois quando dei por mim tinha a Spice com um ostra para me dar... imediatamente meti na ideia que seria uma redução de água do mar com alguma gelatina de um qualquer preparado... tudo ficou mais fácil de digerir
Os líquidos foram entre muitos:
Evel Garrafeira 1975
Rosado Fernandes Tinto Velho Colheita 1979
Gonçalves Faria Tonel Especial 5 1990
Sidónio Sousa Garrafeira 1997
Quinta das Bágeiras Branco Garrafeira 2004
Quinta das Bágeiras Branco Garrafeira 2005
Casal Figueira Tradition Branco 2002
Quinta do Mouro Rotulo Dourado 2002
Quinta do Vale Meão 2001
Quinta do Vale Meão 2005
Roda I Reserva 2004
Quinta do Crasto Touriga Nacional 2005
Quinta do Crasto Tinta Roriz 1997
Quinta de Meruge 1999
Remelluri branco 2005
Projectos Niepoort Riesling 2007
Projecto Borgonha
Projecto Pinot Noir
Niepoort Robustus 1990
Niepoort Robustus 2004
Mouchão 1963
Niepoort LBV 1981
Niepoort Vintage 2005
Niepoort Colheita 1987
Niepoort Vintage 1983
Taylors Vintage 1970
Fonseca Guimaraens 1976
Whitwham Millenium Port
Party-Port
Quinta da Sequeira Late Harvest
Jacques Mugnier Chambolle-Musigny Les Fuées 2001
Leoville Las Cases 1970
Château Lynch Bages 1996
Chateau Guiraud 1er Cru Sauternes 2003
Domaine Michel Juillot Corton-Charlemagne grand cru 1999
Vincent Girardin Chassagne-Montrachet 1er Cru Clos de La Truffiere 2001
Domaine de Cristia Châteauneuf-du-Pape Vieilles Vignes 2004 _________________ João Pedro Carvalho
Alentejo, uma paixão.
http://copod3.blogspot.com
Editado pela última vez por alentejano em Qua Mai 07, 2008 10:37 pm, num total de 3 vezes |
|
|
 |
joaorico
Registrado: Sexta-Feira, 30 de Dezembro de 2005 Mensagens: 784 Localização: Peniche
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 2:58 pm Assunto: |
|
|
Pois claro que provei....bom sim senhor aliás, estava o João Roseira sentado ao meu lado quando estava com o Vintage no copo.
O remelluri, que queria mesmo provar é que nem cheiro dele...... _________________ João Rico
http://pumadas.blogspot.com |
|
|
 |
mlpaiva

Registrado: Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2002 Mensagens: 4961 Localização: where the streets have no name ;-)
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 2:59 pm Assunto: |
|
|
Sucintamente, publicamente e após já o ter feito pessoalmente , muito agradeço ao Dirk a ideia e a sua concretização.
Algumas poucas palavras para resumir o que mais apreciei e as imagens mostram: a exemplar integração da adega na paisagem, a funcionalidade das instalações, a companhia, os bons momentos vividos e, finalmente, a "trabalheira".
 _________________ Luís Paiva
Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??)  |
|
|
 |
joaorico
Registrado: Sexta-Feira, 30 de Dezembro de 2005 Mensagens: 784 Localização: Peniche
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 3:04 pm Assunto: |
|
|
Era este que me faltava e que nao me lembrava do nome:
Vincent Girardin Chassagne-Montrachet 1er Cru Clos de La Truffiere 2001
Thanks Alentejano _________________ João Rico
http://pumadas.blogspot.com |
|
|
 |
Spice Girl

Registrado: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006 Mensagens: 6060 Localização: Lisboa
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 3:15 pm Assunto: |
|
|
alentejano escreveu: |
Outra coisa que me fez pensar, talvez tarde de mais pois quando dei por mim tinha a Spice com um ostra para me dar... imediatamente meti na ideia que seria uma redução de água do mar com alguma gelatina de um qualquer preparado... tudo ficou mais fácil de digerir
|
Tão curioso com os vinhos e queria passar as ostras... era só o que faltava... eram tão boas! A Margarida dizia que eu não ia ter sucesso... mas foi fácil, foi só pegar-lhe na mão arrastá-lo até às ostras e convencê-lo (foi fácil) a pegar numa ostra e a comer... a prova do meu sucesso está aqui:
O local do crime, ou seja das magníficas ostras:
onde decorriam animadas conversas:
que dava para esta varanda e esta vista:
O Alentejano com a ostra:
com mais detalhe:
e a prova de que aq comeu mesmo (depois de muito hesitar e de eu ter que dizer "COMA LÁ ISSO! Vai gostar." - e gostou, eu vi-o a comer a segunda.)
Logo há mais... tenho que voltar ao trabalho. _________________ "Inquisitiveness was a key feature." Heston Blumenthal |
|
|
 |
hm

Registrado: Quinta-Feira, 6 de Setembro de 2007 Mensagens: 651 Localização: Lisboa
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 3:21 pm Assunto: |
|
|
Que saudades que já tenho do Douro…
Foi um fim de semana excepcional sem duvida!
Os meus agradecimentos a todos os que contribuíram para a realização deste magnifico evento, que ultrapassou todas as minhas expectativas, correu tudo tão bem, um dia verdadeiramente inesquecível!
Nem sei o que diga mais, que outros adjectivos utilizar, gostei muito mesmo!!!
Como festa que era, não podia faltar o bolo, aliás, os bolos!
 _________________ Helena Muelle |
|
|
 |
acupido
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 5:06 pm Assunto: |
|
|
Realmente pouco resta para dizer.
Só uma pessoa como o Dirk para organizar este evento fantástico... |
|
|
 |
desilimitado
Registrado: Domingo, 1 de Janeiro de 2006 Mensagens: 42 Localização: PORTO
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 7:01 pm Assunto: Em grande |
|
|
Mais um fim-de-semana como este e ficam sem foristas.
Começar na sexta com a presentação do Livro e prova de 12 Vinhos, saltar em andamento para o jantar do fórum no degusto e a prova dos vinho presentes (levados por os foristas) sair as 2 da manha.
Acordar as 8.30 para ir para o Douro, fazer aquela prova em primeur (muitos deles ainda em casco).
Ainda estava nos brancos já e estavam anunciar o almoço.
E que almoço, vinhos, companhia, etc!
Isto é o que eu chamo terminar em beleza.
Queria agradecer a todos os envolvidos especialmente ao Dirk Niepoort, por um eventos desta dimensão e todo o profissionalismo da equipa dele e produtores associados.
Espero possam haver mais eventos destes futuramente (com custos partilhados obviamente).
São estes momentos que ficam e fidelizam os foristas.
PS. Vale apenas ir a Nápoles só pela obra de arquitectura e paisagem fenomenal |
|
|
 |
fredio

Registrado: Quinta-Feira, 7 de Setembro de 2006 Mensagens: 75 Localização: Aveiro
|
Enviada: Seg Mai 05, 2008 11:39 pm Assunto: Frei João 1966 |
|
|
Reparei que ninguem comentou o Frei João de 1966.
É talvez um vinho fora de moda e das tendencias actuais, mas que saudades que eu tinha de um Bairrada velho, e que bom que estava.
Foi um vinho que me proporcionou um prazer especial, e me trouxe recordações de bons amigos.
Muito grato a quem o levou. _________________ Frederico Santos |
|
|
 |
Spice Girl

Registrado: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006 Mensagens: 6060 Localização: Lisboa
|
Enviada: Ter Mai 06, 2008 12:16 am Assunto: |
|
|
Visitando os produtores
Os vinhos...
Pedro, legenda por favor.
este tinha um rótulo estranho
Alguma comida (só as entradas... depois o entusiasmo fez esquecer algumas fotos... )
O prato do André Braga da Cruz
O prato do Rui Vasconcelos
O convívio
Os futuros enófilos
Obrigada Dirk, gostei mesmo!
 _________________ "Inquisitiveness was a key feature." Heston Blumenthal |
|
|
 |
Spice Girl

|
Enviada: Ter Mai 06, 2008 12:35 am Assunto: |
|
|
Não, não acabou ainda... faltam estas
 _________________ "Inquisitiveness was a key feature." Heston Blumenthal |
|
|
 |
Pedro Gomes
Registrado: Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2004 Mensagens: 1102 Localização: Lisboa
|
Enviada: Ter Mai 06, 2008 1:44 am Assunto: |
|
|
Como compreenderão, confesso que estive muito mais preocupado com a dimensão emocional do evento do que com os vinhos que foram servidos.
Do pouco que fixei dos vinhos degustados, a primeira garrafa corresponde a um branco da Borgonha da colheita de 1999: para ser mais concreto julgo tratar-se de um Corton-Charlemagne de um produtor que, confesso, não fixei. Um Domaine... Quelque Chose (alguém ajuda?)
Quanto à segunda garrafa, trata-se de um tinto de Bordéus, também ele em formato Double Magnum, correspondente a um Château Léoville-Las Cases da colheita de 1970. Se a memória não me atraiçoa.
Um grande abraço e... até já!
Pedro |
|
|
 |
Pedro Gomes
Registrado: Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2004 Mensagens: 1102 Localização: Lisboa
|
Enviada: Ter Mai 06, 2008 1:57 am Assunto: |
|
|
Caros foristas,
Eu sei que o vinho era o centro das atenções; mas, ainda tão pouco se falou das ostras. E, quer se queira quer não, sempre estávamos a cerca de 100 quilómetros do mar.
Que acharam daquela parceria com o Pol Roger?
Será que os foristas ficaram indiferentes?
Um grande abraço e... até já!
Pedro |
|
|
 |
alentejano

Registrado: Domingo, 27 de Outubro de 2002 Mensagens: 4168 Localização: Vila Viçosa
|
Enviada: Ter Mai 06, 2008 2:13 am Assunto: |
|
|
Caro Pedro
Os vinhos que fala são:
Château Léoville-Las Cases 1970
Domaine Michel Juillot Corton-Charlemagne Grand Cru 1999 _________________ João Pedro Carvalho
Alentejo, uma paixão.
http://copod3.blogspot.com |
|
|
 |
Rui Vasconcelos

Registrado: Quinta-Feira, 15 de Julho de 2004 Mensagens: 1126 Localização: Porto
|
Enviada: Ter Mai 06, 2008 8:25 am Assunto: |
|
|
Já tanto foi dito ... e tanto ficará ainda por dizer !!!!
“Encontro” Fantástico !!!
Agradecimento e admiração por esse extraordinário “Grande Senhor do Vinho” (digo eu !) – Dirk Nieppoort !
Por todos aqueles que de qualquer modo se empenharam para que este “Encontro”fosse memorável!
Finalmente, a todos os amigos foristas que eu já conhecia e para os que fiquei a conhecer, um agradecimento muito sentido pela sua simpatia e amizade !
E ... já agora ... também o meu contributo “fotográfico” 1ª parte, (sem comentários) :
1ªs de muitas:
 |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|