NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Entrevista com Leonor Nunes e Rogério Mendes (INRB/IPIMAR)
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4

Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Entrevistas On-line
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
valtercosta72

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 9:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Rogermen escreveu:
valtercosta72 escreveu:
Consegue-se distinguir pela carne dourada. É só meter o dedo na carne. A de viveiro é mole.

Caro Valter Costa,

Não tendo qualquer procuração dos aquacultores para defender o seu pescado, nem querendo entrar em polémica e considerando ainda que prefiro o sabor do peixe selvagem ao do pescado de aquacultura, direi só para efeitos de esclarecimento de quem nos lê, que a sua afirmação me parece ser um bocadinho (muito!! Smile ) redutora e imprecisa.

Não basta dizer que põe o dedo e é mais mole, porque se comparar duas douradas, por exemplo, uma selvagem e outra de aquacultura, em rigor mortis, vai verificar que têm ambos a mesma rigidez. Desse ponto de vista impossíveis, portanto, de distinguir. Se me disser que o peixe de aquacultura perde a rigidez da carne mais rapidamente e fica com uma textura, menos interessante, mais mole, aceito até porque é isso que se verifica em geral. Ainda assim, conseguir diferenciar numa bancada, um peixe selvagem de um peixe de aquacultura só pela rigidez ao toque, sem saber se têm o mesmo tempo de captura, parece-me que é obra que requer muita imaginação. Very Happy

Um abraço e boas pescarias!

Rogério Mendes

Requer é muitos anos de pesca. Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
luiz otávio peçanha

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Só a titulo de curiosidade:
Abilio, aqui no Brasil é Coió tambem.
Por aqui o Bonito ( o Atum não ) tambem é sangrado para que tenha seu sabor e aspecto menos evidenciado.
Aqui as delicias do mar chama-se Kani kama, que é tambem confundida com o surimi.
Acredito ( não tenho dados ) que o consumo de bacalhau salgado ( como tambem o fresco ) tenha aumentado no Brasil.

Na minha opinião os peixes de agua doce são tão saborosos como os de agua salgada, variando as espécies e o modo de confecção, cada um apropriado para uma ocasião.
E tanto um, como outro, prefiro consumi-los, logo após de pesca-los, as vezes no barco mesmo ( como não disponho de dispositivo de imersão em agua gelada para mata-los, e de maneira nenhuma ia colocar no gelo das bebidas; o processo é dar um pancada na cabeça deles, com um porrete previamente confeccionado para isto, de preferência de pau ferro Laughing ). Desculpe a brincadeira.

Meus agradecimentos à Leonor Nunes e Rogerio Mendes pela ótima e muito didáctica entrevista.

Saudações,
Luiz Otávio
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 10:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Luiz Otávio,

Realmente, há que agradecer a Leonor Nunes e Rogerio Mendes, foi de um interesse extremo o que fizeram aqui, era bom que houvesse mais tempo!

Luiz Otávio escreveu:
Por aqui o Bonito ( o Atum não ) tambem é sangrado para que tenha seu sabor e aspecto menos evidenciado.

Em Sao Tomé o bonito nao, até porque o comemos ainda relativamente pequeno. O atum sim é sangrado, muitas vezes.

Abraços,

Abílio Neto
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Dom Abr 06, 2008 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros Leonor Nunes e Rogério Mendes,

Queria, em meu nome pessoal e nome da Nova Crítica-vinho, agradecer a forma como abraçaram esta nossa iniciativa. A entrevista correu muito bem e as reacções que temos recebido dos foristas confirmam a excelência da vossa participação.

Muito obrigado.

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Spice Girl

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 2:43 am    Assunto: Responder com Citação

Caros Leonor e Rogério

Quero agradecer-vos mais uma vez a excelente entrevista e o terem partilhado connosco o vosso conhecimento. Espero que também tenham gostado desta experiência.

A participação nesta entrevista e a variedade de questões espelham bem o interesse pelo peixe e o seu consumo em Portugal. Aliás, também bem patente na afluência ao "Peixe em Lisboa" este fim de semana.

Espero que "o bichinho tenha ficado" e apareçam por aqui de vez em quando... Very Happy

Mais uma vez muito obrigada.

Um beijinho

Paulina
Rogermen

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 10:14 am    Assunto: Responder com Citação

Caros patrocinadores do fórum e caros entrevistadores,

Em resposta final a todos, queremos referir que foi com muito gosto que nos lançámos nesta entrevista, que acabou por resultar numa experiência intensa e muito interessante. A todos queremos agradecer a oportunidade que nos deram, de podermos ajudar a esclarecer os mais curiosos destas coisas do pescado e ao mesmo tempo, divulgar quem somos e no que andamos metidos. Queremos também agradecer aos nossos colegas da Unidade de Valorização dos Produtos da Pesca e Aquacultura, pela ajuda que nos deram ao reflectir connosco sobre alguns assuntos mais polémicos. É que isto de ser enciclopédia de pescado, não cabe só num par de cabeças. Very Happy Very Happy

Um muito obrigado especial à Paulina e claro que ficámos clientes do fórum e da experiência, sendo também que ficamos ao dispor de todos para qualquer apoio suplementar na nossa área…é fácil dar connosco.

Um abraço a todos e até breve.

Rogério Mendes
Leonor Nunes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Endereço de AIM
Tiago Teles

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 1:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Leonor Nunes e Rogério Mendes,

Queria também agradecer-vos a disponibilidade e a profundidade das respostas. A entrevista foi fantástica e, infelizmente, perdi o contacto nos últimos dias…ainda tinha uma outra pergunta par vos fazer! Para mim, o Peixe é agora muito mais Peixe! Aquela parte das “denominações de origem” deixou-me “água na boca”…

Um forte abraço,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Entrevistas On-line Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
Página 4 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.