|
NovaCrítica-vinho.com Forum de Discussão
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Spice Girl

Registrado: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006 Mensagens: 4326 Localização: Lisboa
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 12:45 am Assunto: Comerç 24 |
|
|
Há uns dias atrás estive em Barcelona (depois conto porquê num outro post), estava ocupada o dia inteiro, mas tinha espaço para um jantar e decidi que fosse um bom jantar. Pus-me a ver várias hipóteses... e havia algumas Alkimia, Cinc Sentits, Espai Sucre, Comerç 24...
A decisão foi quase imediata, o Comerç24. O factor decisivo foi lá estar a trabalhar o Aidan Brooks – autor deste blog de que gosto muito e aqui temos falado diversas vezes:
http://aidanbrooks.blogspot.com/
Mas não sou só eu que gosto, há muita gente... tanta que ele foi convidado recentemente para escrever no blog Word of Mouth do The Guardian / Independent. http://blogs.guardian.co.uk/food/
Vejam este post. http://blogs.guardian.co.uk/food/authors/aidan_brooks/index.html
Resolvi escrever ao Aidan a perguntar se valia mesmo a pena, ele disse que sim e ficou decidido e rapidamente marcado. Entretanto fomos trocando alguns mails em português. Primeiro com ele e depois com o Pai dele que lá foi no fim de semana antes e me escreveu a dar algumas sugestões. Eu gosto desta época em que vivemos em que se fazem contactos que dantes seriam impossiveis...
E depois de um dia verdadeiramente excitante (depois conto... mas um bocadinho de suspense também é bom...). Fui jantar ao Comerç24. http://www.comerc24.com/
A cozinha está à vista e assim que entrei vi logo o Adrian a trabalhar, não tirei foto, mas o Mike (o Pai) tinha tirado quando lá esteve e a foto dele corresponde exactamente ao que vi:
Não tivemos oportunidade de conversar, o restaurante estava cheio (uma estrela Michelin acabadinha de “chegar”) e o trabalho não o permitia. Mas dissemos “Olá” depois nós fomos sentar e ele ficou a cozinhar o nosso jantar (ou parte dele).
O Chef é Carles Abellan que trabalhou com Ferran Adriá no El Bulli e foi quem inicialmente foi responsável pela Hacienda Benazuza. Mais tarde abriu o Comerç24 em Barcelona onde alia a criatividade com a tradição. O restaurante não tem pratos, apenas tapas e há a hipótese de escolher dois menus pré-definidos. Nós escolhemos o Super Festival (perdidos por 100, perdidos por 1000 ... e este dava-nos oportunidade de provar mais coisas). Gostei do jantar (mas já faço alguns comentários com as fotos), o ritmo a que os pratos foram surgindo na mesa foi fantástico e o serviço muito bom e agradável (e com uma paciência enorme para me explicarem tudo, pois eu nem sempre compreendia bem à primeira...). O restaurante é bonito, mas só tirei uma foto ao candeeiro perto da minha mesa feito com pratos de bateria
Mas vamos ao que interessa...
Ao chegarmos trouxeram-nos (Aidan se houver algum erro por favor corrige nós praticamente não tirámos notas e já passaram duas semanas...)
Grissinos com um molho de pesto com iogurte e um molho de huancaina (com malaguetas amarelas)
e mais uma macadamias douradas e azeitonas recheadas com anchovas
Uma pele de porco estaladiça
E umas tarteletezinhas de massa filo com queijo ralado, com um aroma muito agradável a citrinos muito, muito leves e boas (o meu favorito desta primeira série)
De seguida vieram umas tostas mistas uma de espargos e pesto e outra de presunto e trufa
e maki de abacate e camarões, ambos muito, muito bons.
Seguiu-se uma sopa de noodles (estas eram todas vegetais cortados em forma de noodles) linda e com um sabor muito fresco e vibrante, acompanhada de uma pizza de sashimi de atum com vinagreta de wasabi, em que o atum vinha sobre uma bolacha crocante. Tão bom!
A seguir vieram ostras (não me lembro dos temperos, mas a combinação era muito boa) e um ceviche de peixe com gelado de “melocoton”*e com manga (fantástico) por cima do peixe e por baixo da bola de gelado vinha uma circulo gelado também, não entendi bem a explicação mas poderia ser o molho do ceviche.
*Quando era miúda era mais perto ir fazer compras a Badajoz que a Lisboa e era aí que íamos e vinham sempre umas latas de melocoton. Nunca pensei bem o que seria aquilo e já só bem crescida percebi que aquela coisa que eu adorava era pêssego em calda. Por isso para mim melocoton, é melocoton mesmo quando não é da lats (como é o caso)...
Seguiu-se uma sopa de cebola, tenho pena de não ter tirado fotos ao prato antes de terem deitado a sopa pois estava muito bonito, havia queijo ralado e vários cubinhos, esferas do tamanho de berlindes... com vários sabores diferentes (gema, cebola frita...?). Achei a sopa um pouco salgada e com um sabor um pouco forte, perdiam-se um bocado os outros aromas.
Seguiram-se uns raviolli de choco e creme de morilles quase líquido tinham que ser comidos de uma dentada. O invólucro era muito leve (não sei do que é) e eram fantásticos.
Pescada com molho pil-pil e maçã
Veio então um creme de gambas com batata. Também aqui achei que tinha um sabor muito forte e estava levemente salgado. Preferia mais subtileza.
Não, ainda não acabou... ainda se seguiu um arroz negro com choco e aioli
E um entrecosto de boi com batatas e wasabi.
De seguida veio uma tábua de queijos com quatro tipo de queijos, figo fresco, marmelada, doce de tomate e de maçã(?)
Depois um prato de tapas doces, todas tão boas!
Sopa de menta e maracujá, iogurte com muesli e framboesa, tarte de manga, bolachinhas de sésamo negro com creme de baunilha, uma de que já não me lembro e uma que eu adoro... inspirada no pão com azeite e chocolate típico da Catalunha, vem uma bolinha de uma deliciosa ganache de chocolate, regada com um azeite fantástico e polvilhada com umas pedrinhas de sal e com uma tosta. Como me apetecia uma agora...
Bebemos água (numa garrafa linda)
e dois copos de vinho e pagámos menos de 100 euros por pessoa, um preço muito razoável para um jantar destes.
Gostei muito, estivemos 3 horas à mesa e saímos sem fome mas sem sentir nenhum peso excessivo o que é algo que acho muito importante.
No dia seguinte antes de ir para o aeroporto, ao almoço, fomos comer uma tapas ao Tapaç24 também do Carles Abellan. Um bar de tapas tradicional, mas com umas tapas e uma qualidade fantásticas...
Comemos o Pa amb tomaquet (pão torrado com tomate, sal e azeite), coelho com caracoletas, cogumelos selvagens salteados com gema de ovo cozinhadas a baixas temperaturas e no final de novo a sobremesa de chocolate com azeite e pão (até sonho com ela...aliás com tudo o que comi nestas duas refeições)
Ainda houve tempo para dar um saltinho ao mercado da Boqueria, que é sempre um óptimo programa
 _________________ Paulina Mata
"Inquisitiveness was a key feature." Heston Blumenthal
Nova Crítica-Vinho & Gastronomia
Paulina Mata
Pedro Gomes |
|
|
 |
bbe

|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 1:12 am Assunto: |
|
|
A paulina e as suas descrições fantásticas e com fotos para completar.
Se soubessem o que este fórum já contribuiu para o meu espólio de empratamentos . Parabéns, e é para continuar.  |
|
|
 |
Filipe de Mello
Registrado: Quarta-Feira, 7 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 650 Localização: Sintra/ Cascais
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 8:38 am Assunto: |
|
|
Cara Paulina,
A inveja e um grande defeito muito feio. Neste caso, estou "roídinho" de inveja mas penso que seja uma virtude.
Agora dizer que são só tapas???  _________________ Filipe de Mello |
|
|
 |
Spice Girl

Registrado: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006 Mensagens: 4326 Localização: Lisboa
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 11:43 am Assunto: |
|
|
Filipe
Barcelona tem a vantagem de ser "ali quase à esquina" e ainda uma vantagem maior de ser uma cidade fantástica...
Deixe o Alfredo crescer um bocadinho (e eles crescem muito depressa...) depois um fim de semana resolve essa "inveja".
 _________________ Paulina Mata
Paulina Mata
Pedro Gomes |
|
|
 |
_-_ImMoRtAl_-_
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 1:32 pm Assunto: |
|
|
ola paulina....
boa escolha para ir jantar.... ja conhecia o restaurante e gostei mesmo por ser só tapas, acho muito interessante pois as tapas não são vistas como uma maneira "chique" de comer....(se tiver enganado corrijam me)
parabens e obrigado por partilhar conosco...  |
|
|
 |
Filipe de Mello
Registrado: Quarta-Feira, 7 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 650 Localização: Sintra/ Cascais
|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 6:10 am Assunto: |
|
|
| Spice Girl escreveu: | Filipe
Barcelona tem a vantagem de ser "ali quase à esquina" e ainda uma vantagem maior de ser uma cidade fantástica...
Deixe o Alfredo crescer um bocadinho (e eles crescem muito depressa...) depois um fim de semana resolve essa "inveja".
 |
Paulina,
tenho a sorte de lá ter vivido. Infelizmente (ou felizmente) a inveja é um sentimento momentanio que também desaparece rápidamente. Mas vou lá proficionalmente durante o mês de Janeiro, e não tenha dúvida que irei esperimentar este comerc24 e se tiver tempo, não deixarei de ir ao Sant Pol. _________________ Filipe de Mello |
|
|
 |
Spice Girl

|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 10:13 pm Assunto: |
|
|
| _-_ImMoRtAl_-_ escreveu: | ola paulina....
boa escolha para ir jantar.... ja conhecia o restaurante e gostei mesmo por ser só tapas, acho muito interessante pois as tapas não são vistas como uma maneira "chique" de comer....(se tiver enganado corrijam me)
parabens e obrigado por partilhar conosco...  |
Eu diria antes, "não eram"... cada vez mais nos restaurantes para "ocasiões especiais" se comem menus de degustação com 15, 20, 25... coisas diferentes. Com sabores diferentes, texturas diferentes, cores diferentes, temperaturas diferentes... este é também mais ou menos o conceito de tapas.
No ocidentes, exceptuando as tapas em Espanha, não era uma forma de comer muito comum. Mas mais para Oriente sempre foi... o Dim-Sum na China, refeições com grandes variedades de pratos noutros países do Oriente. O Mezze (ou meze conforme a língua) em alguns países do Mediterrâneo e Médio Oriente é outro exemplo.
Há uma razão para se comer assim, uma razão que no Oriente (em que penso que a comida e o prazer da comida têm um peso diferente e são encarados muito "mais a sério") sempre foi considerada. Se comermos um grande prato de qualquer coisa, as primeiras garfadas têm um certo impacto, mas depois os nossos receptores do gosto e aromas ficam saturados e a comida já não causa o mesmo impacto.
Já reparou certamente que se entra num local que tem um cheiro forte dá por isso, mas passado algum tempo nesse local já não o detecta. Da mesma forma se está a comer, por exemplo uma pastilha elástica, inicialmente sente um sabor forte, passado um bocado já não dá por ele. Mas se a tirar, guardar num pratinho e daí a algum tempo a meter na boca de novo volta a sentir o sabor.
Nestes dois casos deixou de sentir o cheiro e sabor porque os receptores estavam saturados.
Se nunca comermos grandes quantidades, se houverem texturas, temperaturas, sabores e aromas diferentes, os nossos sentidos vão estar sempre alerta e não têm oportunidade de se cansarem. Assim, de certa forma optimiza-se o impacto de cada um dos pratos que são servidos.
Basicamente é esta a ideia e portanto cada vez mais nestes "restaurantes para ocasiões especiais" onde as pessoas não vão para matar a fome (se bem que isso também aconteça), mas vão para ter experiências diferentes. Onde as refeições são quase como que um espectáculo em que todos os sentidos são estimulados, a opção são pequenas porções (um conceito idêntico a tapas).
O que acontece é que em geral há escolha, quem não quer um menu de degustação tem pratos (no sentido mais tradicional do termo) e no caso do Comerç 24 não há pratos. Portanto, mesmo que eu não queira o menu de degustação (cuja composição é surpresa), tenho que escolher o número e tipo de pratos que quero comer, mas são sempre em pequenas porções. _________________ Paulina Mata
Paulina Mata
Pedro Gomes |
|
|
 |
Torreblanca

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 10:58 am Assunto: |
|
|
Fantástico
Eu também há algum tempo (e por consequência dum outro post da Paulina - "working with foodies" ) que tenho seguido o blog do Aidan e estas fotos de facto confirmam a vontade de regressar em breve a Barcelona.
Não foi à Casa Portuguesa? Depois da reportagem que li no Público é outro local que gostava de ir espreitar, face ao sucesso com que nuestros hermanos o têm recebido. _________________ Filipe de Almeida Santos
------------------------------------------------
follow me on twitter www.twitter.com/filipeas |
|
|
 |
Spice Girl

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 7:48 pm Assunto: |
|
|
| Torreblanca escreveu: |
Não foi à Casa Portuguesa? Depois da reportagem que li no Público é outro local que gostava de ir espreitar, face ao sucesso com que nuestros hermanos o têm recebido. |
Não. Aliás penso que li esse artigo também. Na altura não anotei nada e no Verão quando estive em Barcelona pensei que gostava de ir espreitar mas não tinha nenhuma referência, nem o nome sabia.
Desta vez (também continuava sem saber...) mas não dava tempo.
Mas com esta informação sua já anotei nome e morada para uma próxima oportunidade... _________________ Paulina Mata
Paulina Mata
Pedro Gomes |
|
|
 |
Toni Onsalo
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 8:37 am Assunto: |
|
|
Minha experiência foi totalmente diferente quando estive o ano passado. Pudesse ser que tivessem uma má noite, mas como dizemos em Espanha me pareceu uma "tomadura de pelo".
Me agradou bem mais o Espai Sucre. |
|
|
 |
Torreblanca

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 11:43 am Assunto: |
|
|
Paulina,
Mais um "must-see/must-taste" em Barcelona...
www.oriolbalaguer.com
tou a salivar....  _________________ Filipe de Almeida Santos
------------------------------------------------
follow me on twitter www.twitter.com/filipeas |
|
|
 |
Spice Girl

|
Enviada: Qui Dez 27, 2007 12:34 am Assunto: |
|
|
| Toni Onsalo escreveu: | | Minha experiência foi totalmente diferente quando estive o ano passado. Pudesse ser que tivessem uma má noite, mas como dizemos em Espanha me pareceu uma "tomadura de pelo". |
Pois, não sei, talvez uma má noite, ou uma época menos boa. A minha experiência foi bastante boa, uns pratos muito bons e outros bons, um ritmo excelente e um bom serviço.
A experiência dos inspectores da Michelin parece que também foi positiva...
| Citação: | | Me agradou bem mais o Espai Sucre. |
Este tem que ficar para a próxima oportunidade... _________________ Paulina Mata
Paulina Mata
Pedro Gomes |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|