NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Guia de vinhos do João Afonso

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Joao Paulo

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2002 5:11 pm    Assunto: Guia de vinhos do João Afonso Responder com Citação

Sabem quando vai sair o guia do João Afonso?
Não é estranho que ainda não tenha saído? Este ano vai haver ou não?

E o do João Salvador?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tiago Teles

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2002 12:03 am    Assunto: Responder com Citação

A informação que tenho é que saíria no dia de São Martinho, ou seja, dia 11 de Novembro. Ainda nao verifiquei se foi lançado ou não. Confused

Editado pela última vez por Tiago Teles em Qua Nov 13, 2002 1:01 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2002 12:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Confirmo a informação do Tiago, a data de apresentação pública do livro era o dia 11 de Novembro.

Penso portanto que deverá estar muito em breve nas livrarias.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Jorge Miguel
Visitante

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2002 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Vai ter publicidade?
falcao

MensagemEnviada: Seg Nov 18, 2002 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Já saiu, e o Jorge Miguel pode ficar descansado que este guia não tem publicidade! Wink
Tiago Teles

MensagemEnviada: Ter Nov 19, 2002 12:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Ao ler o guia do João Afonso, descobri que as notas atribuídas aos vinhos não são em valor absoluto, mas um termo de comparação dentro da mesma região. Quer dizer que, um 18 no Douro é diferente de um 18 na Estremadura, e diferente de um 18 para um vinho Francês. Admito que fiquei algo confuso, e deixei de saber se é melhor ter um 18 na estremadura (onde é mais dificil fazer um vinho de grande qualidade) ou um 19 no Douro (onde isso poderá ser mais fácil de concretizar). Queria ouvir a opinião de outras pessoas. Cool
falcao

MensagemEnviada: Ter Nov 19, 2002 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Tiago, confesso que também fiquei completamente baralhado com essa revelação!

Que grande confusão, um guia em que as pontuações não podem ser comparadas entre vinhos, ou pelo menos só o podem entre os vinhos da mesma região! Então como é que se criam escalas de valoração entre vinhos? Qual é a lógica? É útil e legível para os leitores?

Outra nota em relação ao guia deste ano, a enorme profusão de notas acima de 17 valores. No Douro então, a excepção são quase os vinhos abaixo de 17! Assim o guia começa um pouco a parecer-se com o do Salvador, só temos vinhos excepcionais em Portugal! Será que os nossos vinhos são assim tão bons?
Mesmo se pelos vistos as notas não são absolutas, mas apenas comparativas entre regiões, a região do Douro (de acordo com o Autor) é a que apresenta melhor qualidade média, apresentando mesmo os melhores vinhos portugueses (Batuta 99 e 2000, Chryseia 2000, Vinha da Ponte e Redoma). Ora comparando com os melhores vinhos de Portugal quase todos os vinhos têm mais de 17?

Pelos vistos temos os melhores vinhos do mundo! Devia estar a sentir-me contente. Crying or Very sad
Miguel Duarte

MensagemEnviada: Qua Nov 20, 2002 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Com esta agora é que eu fiquei [i]banzado[/i]!!
Após consulta do recém comprado guia , deparei-me tal como vocês com esta pérola, que se resume tão simplesmente a isto, para cada região uma metodologia e critério diferentes, mas... isto faz algum sentido Surprised ?algúem consegue compreender porque é que de repente se alterou os critérios, por mais que pense isto de todos os ângulos não encontro lógica nem justificação,absolutamente nenhuma!!! Shocked
Um trabalho deste género tem de obedecer a um único critério, ou pelo menos um que uniformize e confira coerência ao resultado final, falo por mim, quer dizer nos trabalhos que faço pra faculdade, não utilizo em cada capítulo um critério e metodos diferentes!Bom...gostava de ouvir as vossas opiniões!!! Confused
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
falcao

MensagemEnviada: Qua Nov 20, 2002 5:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Esta discussão tem estado a ser continuada e debatida noutro tópico chamado "Guia de João Afonso, comentário".
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.