NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Restaurantes com boas cartas de vinho em Portugal

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Sex Nov 08, 2002 12:07 pm    Assunto: Restaurantes com boas cartas de vinho em Portugal Responder com Citação

Pegando na apreciação que Tiago Teles fez em http://www.os5as8.com/restaurante/barro.htm do restaurante O Barro que outros restaurantes conhecem em Portugal com boas ou muito boas cartas de vinhos.

E já agora, se possível, que apresentem tanto vinhos portugueses como estrangeiros, que tratem bem o vinho e que não tenham margens loucas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Visitante

MensagemEnviada: Sex Nov 08, 2002 2:07 pm    Assunto: Re: Restaurantes com boas cartas de vinho em Portugal Responder com Citação

falcao escreveu:
Pegando na apreciação que Tiago Teles fez em http://www.os5as8.com/restaurante/barro.htm do restaurante O Barro que outros restaurantes conhecem em Portugal com boas ou muito boas cartas de vinhos.

E já agora, se possível, que apresentem tanto vinhos portugueses como estrangeiros, que tratem bem o vinho e que não tenham margens loucas.

A Isaura em Lisboa!

LMF
Miguel Duarte

MensagemEnviada: Sex Nov 08, 2002 4:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Ora aqui está um desafio interessantíssimo!! Very Happy
- O Panorama, em Melgaço, tem uma garrafeira impressionante, a preços mais que sensatos, o proprietário o Sr. Adelino serve o vinho à temperatura e em copos Riedel.
- O Malho, em Alcanena, lista enorme e criteriosíssima, preços de espantar, Vinha Grande 1997 a 15 eur!!! Shocked copos consêntaneos. e por fim sem procurar ser cansativo, um no Algarve:
- O Tradicional, em Almansil, lista didáctica, completíssima, preços justos tendo em conta o serviço perfeito que é prestado. (Lista pormenorizada, copos riedel, vinhos em armazém climatizado, enfim...é impossível exigir mais!!), sendo impossível deixar de referir a excelência da comida, onde se alia o receituário tradicional ao charme Francês. Perfeito!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
falcao

MensagemEnviada: Sex Nov 08, 2002 5:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Miguel Duarte escreveu:
Ora aqui está um desafio interessantíssimo!! Very Happy
- O Panorama, em Melgaço, tem uma garrafeira impressionante, a preços mais que sensatos, o proprietário o Sr. Adelino serve o vinho à temperatura e em copos Riedel.

O Panorama tem realmente uma garrafeira espantosa, mas quanto a mim tem 2 problemas que devia resolver:

1- A conservação não pode ser a melhor, as garrafas estão espalhadas pelo restaurante em exposição, muitas estão em pé, a temperatura tem inevitavelmente oscilações demasiado grandes. Como fundamentalista na boa conservação dos vinhos, estas condições são péssimas e geradoras de muitos dissabores no futuro.

2- Não existe uma carta "oficial dos vinhos", estes são recitados mais ou menos de cor pelos empregados. Ou seja se quiser escolher um vinho não posso também olhar para os preços! Esta situação não só me parece ilegal, como muito pouco ética. Da última vez que lá estive o empregado continuava a querer-me "intimidar" insistindo que ele escolhia o vinho e eu tentaria adivinhar a região (tudo isto sem me conhecer de parte nenhuma). O único problema é que o preço do vinho era uma incógnita! Shocked Pouco transparente e a cheirar muito a esturro! Insisti várias vezes que não tinha nenhum interesse em participar nesse jogo e tive de pedir várias vezes para me darem a carta. Finalmente acederam ao meu pedido e deram-me uma carta tão absurda, tão absurda que tive de chamar o empregado de volta. A carta só tinha vinhos muito velhos (o mais recente devia ser de 1977), a maioria necessariamente passados! Shocked O empregado contrapôs que não tinham carta actualizada, mas que tinham tudo o que estava exposto, óbviamente sem preços...
Penso que está tudo dito... Agora a comida é muito boa. Mas não me parece é que eu volte...

Tenho de referir que já não vou ao restaurante Panorama há mais ou menos 2 anos e por isso a minha apreciação pode estar desactualizada
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Jorge Miguel
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Nov 09, 2002 12:17 am    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:

2- Não existe uma carta "oficial dos vinhos", estes são recitados mais ou menos de cor pelos empregados. Ou seja se quiser escolher um vinho não posso também olhar para os preços! Esta situação não só me parece ilegal, como muito pouco ética. Da última vez que lá estive o empregado continuava a querer-me "intimidar" insistindo que ele escolhia o vinho e eu tentaria adivinhar a região (tudo isto sem me conhecer de parte nenhuma). O único problema é que o preço do vinho era uma incógnita! Shocked Pouco transparente e a cheirar muito a esturro!

Aposto que nao estava sozinho no restaurante. Ja conheco esse filme, o empregado cria uma situacao em que o cliente fica com vergonha de perguntar o preco e pimba, la foi apanhado. No fim costuma vir a conta a condizer. Eu nao tenho problemas em pedir precos mas sei que estou em minoria.
Nao gosto do estilo, e desonesto!
Nao conheco o restaurante mas tambem ja passei por isso noutros restaurantes e nunca voltei.
Miguel Duarte

MensagemEnviada: Sáb Nov 09, 2002 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Compreendo perfeitamente, e desde já digo-lhe caro Falcão, que quanto ao modo como os vinhos estão à venda, ou seja , a inexitência de carta com preços é sem dúvida, à primeira e (última!!) vista um método pouco transparente.
Contudo mencionei este estabelecimento porque da última vez que lá refeiçoei, ( Verão 2002) foi uma experiència fantástica, e ao que parece a anos luz da sua!.
Apesar dos preços não constarem na carta a verdade é que eles são honestíssimos, e realmente o que ao principio parece uma falta de escrúpulos, na realidade não o é!
Quanto ao serviço, pois bem, da vezes que la fui ( 3 ) fui atendido com algum profissionalismo, e nada desses desafios por parte do empregado, que são sem dúvida da mais pura idiotice, e (falta) de formação!.
Entendo que um serviço profissional , pressupõe SEMPRE uma certa austeridade e distanciamento em relação ao cliente por parte do empregado de mesa, e nada desses voluntarismos palermas e até algumas vezes atitudes subservientes, que chegam a enjoar de tanta amabilidade em excesso que chega a ser incomodativa. Evil or Very Mad

Voltando ao Panorama, na última visita a refeição ( 4 pessoas)constou das célebres entradas à Panorama (cerca de vinte), acompanhadas de um soalheiro fermentado em madeira, seguidamente avançámos para um tinto Callabriga 1998, com três pratos, finalmete com as sobremesas, marcou presença o vintage Borges 1995, que à informação do propriétario tinha sido aberto na Véspera, e sendo assim disponibilizou-se amavelmentee de imediato,por sugestão sua, abrir uma outra garrafa de vintage, neste caso um excelente Dow´s Quinta Nossa Senhora da Ribeira 1998, ao que após decantação nos serviu geenerosamente deixando o decanter na mesa, pondo -nos completamente à vontade! Obviamente que para um visitante em primeira mão, o seu pensamento depois de um festim destes só poderá ser um!!! Mas que Arrombo que aí vem Shocked
Incrivelmente, a factura rondou os 30 eur por cabeça, ora isto não compensará o eventual desgosto proporcionado por um empregado idiota? Confused
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
falcao

MensagemEnviada: Seg Nov 11, 2002 4:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Não há dúvida que a sua experiência no Panorama foi bastante diferente da minha, caro Miguel. Felizmente que assim foi já que como referi anteriormente nada tenha a criticar à parte gastronómica. Já na componente do serviço de vinho não posso dizer o mesmo! Crying or Very sad

A sua descrição deixou-me mais ou menos convencido, pela qualidade da sua refeição, pelo serviço que teve, bem como pelo módico (e simpático) valor cobrado.

Vou dar o benefício da dúvida e da próxima vez que passar por Melgaço, vou tentar de novo... Espero que com melhores resultados.

Uma coisa tenho de admitir, a qualidade (e quantidade) da garrafeira é de louvar. Já quanto ás condições de guarda...
Jorge Miguel
Visitante

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2002 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação

O Barro, a Galeria em Lisboa, o Fialho em Evora.
Vitis Lambrusco
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Nov 16, 2002 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação

O Nariz de Vinho Tinto tem uma ótima carta de vinhos, sem especulaçao, bons copos e bom serviço. E tambem se come muito bem.

Tambem gosto muito do XL, boa carta de vinhos mas o serviço não é tão bom como o primeiro.
Jorge Miguel
Visitante

MensagemEnviada: Ter Nov 19, 2002 3:53 pm    Assunto: Responder com Citação

O Nariz de vinho tinto merece o meu aplauso. As mesas e que sao muito pequenas e acanhadas, mas o resto e bom.
Bons copos, servico medio, boa garrafeira, precos aceitaveis.
Luís Daniel Vale

MensagemEnviada: Ter Nov 19, 2002 4:05 pm    Assunto: Restaurantes Responder com Citação

Experimentem o Restaurante do Forte S. João Baptista em Vila do Conde, no respectivo Forte junto ao mar. Very Happy
falcao

MensagemEnviada: Qua Nov 20, 2002 5:18 pm    Assunto: Re: Restaurantes Responder com Citação

Luís Daniel Vale escreveu:
Experimentem o Restaurante do Forte S. João Baptista em Vila do Conde, no respectivo Forte junto ao mar. Very Happy

O serviço de vinhos é bom? E a carta de vinhos também? Bons copos, temperaturas correctas, etc?

É sempre bom ter novas referências!
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Nov 27, 2002 1:22 pm    Assunto: Responder com Citação

E a York House em Lisboa, alguém já experimentou? A lista de vinhos é excelente, vale a pena pedir para visitar a cave, e já lá experimentei extra carta um Chrysea de "estalo"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.