NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sal Negro do Hawaii
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Angela PD

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 2:42 pm    Assunto: Sal Negro do Hawaii Responder com Citação

Boa tarde,

na semana passada me "emocionei" em El Corte Inglés e comprei sal negro do Hawaii, só que agora não sei como e com quais alimentos usa-lo? Alguém me pode ajudar?

Obrigada desde já

Abraços.
de hondas saudades cuévano"
Miguel de Unamuno.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luis Camisão

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Desculpe ir em inglês.

Tomato bisque with coconut snow and Hawaiian black sea salt - Serves 6 -

Recipe

ingrendients

For the tomato bisque

6 large tomatoes, cored and seeded

Salt and pepper to taste

For the coconut "snow":

1 cup plus 1 tablespoon coconut milk

For the garnish:

2 coquitos, thinly sliced (*)

Hawaiian black sea salt

Red pineapple sage

(*)Coquitos are small, brown nuts from South America and are similar
in flavor an appearance to coconuts.

For the tomato bisque, in the bowl of a food processor fitted with a metal blade, pulse the tomatoes to form a rough paste, about five times. Transfer to a medium plastic bowl, season, and reserve.

For the coconut snow, place the coconut milk in the canister of a Pacojet and set aside in the freezer until firm. Transfer the canister to the Pacojet and puree according to the manufacturer's instructions until smooth and creamy. Reserve keeping cold.

To serve, spoon some tomato soup into a bowl and top with a quenelle of coconut snow and garnish with coquitos, Hawaiian black sea salt, and red pineapple sage.
Angela PD

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Luis Camisão,

obrigada e não se preocupe. Mesmo sendo espanhola me desenrasco Laughing Laughing Laughing

Tem boa pinta, vou tentar fazer embora calculo eu que terei de encontrar um substituto dos coquitos!
de hondas saudades cuévano"
Miguel de Unamuno.
Spice Girl

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 9:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Angela

Há tempos também comprei. Nunca tinha usado sal negro e não sei se é assim com todos. Já tenho lido de alguns que têm um sabor a enxofre... este a mim sabe a sal normal. Se pegar nuns cristais e deitar uma gotinha de água em cima fica com um cristal de sal branquinho, igual aos outros. No rótulo diz que é sal marinho do oceano pacífico e carvão activado. Isto leva-me a pensar que é preto porque o fizeram preto cobrindo a superfície com carvão activado.
Molhe os dedos, ponha um cristal uns segundos entre os dedos e verificará que fica branquinho e os seus dedos com uns vestígios de carvão.

Assim sugiro que não ponha em nada muito húmido senão começam a largar a cor. Use para polvilhar e servir pratos relativamente secos.

Já agora também tenho o sal laranja que tinha comprado há tempos. Não tem marca, portanto não sei se é igual, mas já verifiquei que também perde a cor da mesma forma.

De certa forma senti-me um pouco enganada... Serão todos assim? Alguém sabe?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
mlpaiva

MensagemEnviada: Ter Abr 04, 2006 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda, em tempo:

http://www.colofruit.com/index.html?msgOrigen=6&CODART=R163

Algo mais sobre o tema, no mesmo site, buscando por sales....

PS: Ainda ando a digerir a informação da Alimentaria BAR... Think

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
frexou

MensagemEnviada: Ter Abr 04, 2006 3:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu cá me contento com a Flor de Sal...

Em relação ao sal preto ter cheiro a enxofre, penso ser perfeitamente normal, pois na Islândia também se utiliza em alguns peixes um sal "esquisito" chamado na língua deles "SALPETUR", que tem um sabor intensíssimo.

Sendo a Islândia e o Hawai formções de origem vulcânica poderá ser o mesmo sal em questão, daí o cheiro a enxofre
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 12:46 am    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Ainda, em tempo:

http://www.colofruit.com/index.html?msgOrigen=6&CODART=R163

Obrigada Luis, fiquei mais esclarecida.
O sal preto que tenho é desta marca e está tudo explicado. Só tenho pena que com um pouquinho de água o carvão activado saia e fique tudo com um "ar sujo". Mas já sei que não posso usar nestas condições.
Fiquei esclarecida quanto ao preto e ao laranja. Já percebi que neste caso não era suposto mesmo ser o sal que era preto e já não me sinto enganada...
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 12:58 am    Assunto: Responder com Citação

frexou escreveu:
Eu cá me contento com a Flor de Sal...

Sendo a Islândia e o Hawai formções de origem vulcânica poderá ser o mesmo sal em questão, daí o cheiro a enxofre

Também gosto da Flor de sal... mas os outros são mais decorativos... o objectivo é diferente.

Como este é extraído do Pacífico não sabe a enxofre (pelo menos não detecto).

Já agora que estamos em maré de sal... um dos o meus preferidos é o Maldon (inglês).
http://www.maldonsalt.co.uk/
Rui P

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 9:59 pm    Assunto: Responder com Citação

O que e' que sabem sobre o sal grosso que se vende nos supermercados em Portugal? E' das coisas que eu trago sempre de Portugal. Nos EUA era quase impossivel encontrar sal grosso, e quando se encontrava era carissimo. Aqui em Inglaterra o problema e' menos serio, mas o habito manteve-se... Eu nao gosto nada de cozinhar com sal fino, nao me parece no entanto que se note alguma diferenca em termos de sabor, e' mais uma questao de habito.

Mas o vulgar sal grosso - e' mesmo sal marinho como diz no pacote? Quao industrializada e' a sua producao?
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 11:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui

Só assim é difícil... nos últimos anos apareceu sal novo, de novos produtores, algum com muita qualidade. E não estou a falar só da flor de sal, que também já se encontra facilmente nos supermercados, mas que se usa sobretudo em cru.
De qualquer forma, acho que neste site vai encontrar algumas respostas:
http://www.necton.pt/pt/sal-marinho.html
clique em baixo onde diz:
"comparar os diferentes tipos de sal"
Rui P

MensagemEnviada: Sex Abr 14, 2006 8:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado Spice Girl, a pagina que me indica responde na integra 'as minhas duvidas...
chez pirez

MensagemEnviada: Qua Out 18, 2006 2:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:

Já agora que estamos em maré de sal... um dos o meus preferidos é o Maldon (inglês).
http://www.maldonsalt.co.uk/

Em geral prefiro a nossa flor de sal da Necton, às de Guérande que já tive oportunidade de conhecer. No entanto, experimentei anteontem os salt flakes da Maldon e fiquei encantado: primeiro, como topping de um gelado de foie gras e caramelo (cortesia dos Chefes, Eddy Melo e Luís Ascenção, do L'Appart - Méridien) e depois, a solo. Tanto o sabor com a textura são ainda mais suaves do que os da flor de sal.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Out 20, 2006 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação

chez pirez escreveu:
No entanto, experimentei anteontem os salt flakes da Maldon e fiquei encantado: primeiro, como topping de um gelado de foie gras e caramelo (cortesia dos Chefes, Eddy Melo e Luís Ascenção, do L'Appart - Méridien) e depois, a solo. Tanto o sabor com a textura são ainda mais suaves do que os da flor de sal.

Há cerca de 7 ou 8 anos num restaurante em Londres tinha na mesa umas tacinhas com sal. Fiquei completamente rendida pelo aspecto, textura... nunca tinha visto um sal assim.
Perguntei que sal era e fui logo a correr comprar um pacote. Desde aí tenho sempre em casa Maldon.
Também gosto da flor de sal, mas devido ao tipo de sais que tem fica húmido muito facilmente. O Maldon tem também a vantagem de não ficar húmido, mantendo sempre o aspecto e a textura.
Por vezes na flor de sal encontro umas pirâmides grandes mas são muito densas e duras. As que aparecem no Maldon são completamente ocas.
mlpaiva

MensagemEnviada: Sáb Out 21, 2006 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
(...) Também gosto da flor de sal, mas devido ao tipo de sais que tem fica húmido muito facilmente. O Maldon tem também a vantagem de não ficar húmido, mantendo sempre o aspecto e a textura.
Por vezes na flor de sal encontro umas pirâmides grandes mas são muito densas e duras. As que aparecem no Maldon são completamente ocas.

Mas o sal não é naturalmente higroscópico, embora outros sais possam potenciar o efeito? Não dependerá também do modo como é embalado/conservado?

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Spice Girl

MensagemEnviada: Sáb Out 21, 2006 3:50 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Mas o sal não é naturalmente higroscópico, embora outros sais possam potenciar o efeito? Não dependerá também do modo como é embalado/conservado?

É verdade que o sal é naturalmente higroscópico, mas com as humidades normais "aguenta-se". No entanto os sais de magnésio são muitíssimo mais higroscópicos. Na purificação do sal de cozinha tenta-se tirar tanto quanto possível dos sais de magnésio para evitar o problema da água e adicionam-se aditivos...

Tanto o Maldon como a flor de sal não têm aditivos adicionados. a diferença entre eles, deste ponto de vista, é que a flor de sal tem muitíssimo mais sais de magnésio do que o Maldon. Numa comparação um pouco grosseira e pouco rigorosa, com base em composições com características diferentes que encontrei, penso que a flor de sal terá 0,37% de magnésio e o maldon no máximo 0,02%. Penso que é esta diferença que torna a flor de sal tão fortemente higroscópica.

Aliás nos pacotes de flor de sal vem inclusivamente escrito:
Naturalmente rico em magnésio... é naturalmente húmido...

E no site da Necton diz:
Citação:
O sal marinho tradicional é naturalmente húmido.
Essa humidade revela a presença de magnésio.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.