NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

"Pêra Manca 98"
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Rui Vasconcelos

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 11:15 am    Assunto: "Pêra Manca 98" Responder com Citação

Ontem, num "restaurante médio" dos arredores do Porto (Valongo), paguei por um "Pêra Manca 98", 188 euros !!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Vi a garrafa exposta e cometi a ingenuidade de a pedir sem saber o preço.

Será que este é o preço justo ? Será que fui "levado" ? Crying or Very sad

De qualquer modo confirmei a ideia que tinha, de que os "Bons" ou "ditos Bons" vinhos portugueses têm preços exorbitantes, ou pelo custo no produtor, ou pelas margens que os comerciantes lhes aplicam !
Ficou a lição. Shocked

Julgo que, por esse preço, teria bebido num "Bom Restaurante" com vinhos estrangeiros, uma preciosidade !!!

O que me dizem a isto ?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luis Camisão

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 11:29 am    Assunto: Responder com Citação

Apenas que um Pera Manca 1997, está à venda no site quinta dos vinhos por 99,95 Euros, como pode verificar:

http://www.quintadosvinhos.pt/shop/vinhosregioes_lista.asp?iIDRegiao=10&pag=3

Quanto ao 1998, não sei...
Ao menos o vinho era bom? Rolling Eyes
Leitão

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 11:33 am    Assunto: Responder com Citação

Se o preço é o correcto não opino porque tenho a minha opinião acerca das margens de lucro da restauração Shocked .

O vinho foi servido à temperatura correcta ??
Os copos eram apropriados ??

Julgo que foi vendido à porta da Adega a 75€. Eu comprei um pack com 1 Pera Manca 98, 1 Cartuxa Tinto 99 e 1 Cartuxa Branco, julgo que de 2001, por 99€, com entrega em casa.

Leitão
Rui Vasconcelos

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 1:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Como disse, tratava-se de um restaurante médio. Nem de luxo nem de primeira.

O serviço pareceu-me compatível com o nível do restaurante.

Ontem esteve um dia muito quente e a temperatura do vinho não foi tida em conta nem verificada. Estava um pouco mais "ao ambiente", (ainda que com ar condicionado), do que aos necessários, cerca de 18º C., pelo que tive que pedir uma manga refrigeradora.

Os copos não eram de qualidade nem formato compatível com o tipo de vinho que estava a ser servido nem com o seu preço, (deveriam ter mais balão e ser maiores).

Sinceramente, continuo a achar que ainda há muito poucos restaurantes com oferta de vinhos estrangeiros, que, pelo menos, permitam uma maior possibilidade de uma melhor escolha "preço/qualidade".

Infelizmente, ainda reina aquela "máxima": "Beber vinho português é dar de comer a um milhão de portugueses".

Os "bons vinhos portugueses" são exorbitantemente caros e os "baratos" não são suficientemente bons !
Luis Camisão

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Vasconcelos escreveu:

Infelizmente, ainda reina aquela "máxima": "Beber vinho português é dar de comer a um milhão de portugueses".

Essa frase, usada num contexto de mau serviço num restaurante, a meu ver, está fora do contexto.
Essa máxima, nunca deve ser usada como sinónimo de enriquecimento.
É sim, sinónimo de uma estratégia de propaganda de um regime.
Estratégia essa, usada ao extremo sobre uma população, que para além de pobre, era manifestamente inculta.
Como se sabe, durante o salazarismo, foi propalado que "beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses", e isto, numa época em que a par do analfabetismo e de baixos salários, da repressão do sindicalismo, etilizar a população trabalhadora era uma boa estratégia.
Por isso a jorna dos camponeses tinha uma vertente financeira e outra de volume de vinho.
Nos anos 60/70, dizia-se que "o vinho é a benzodiazepina (então aparecida como tranquilizante e considerada inócua) dos pobres".
Ou seja, traduzido em míudos, era uma espécie de Vallium das classes desfavorecidas.
Leitão

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Luis Camisão escreveu:

Como se sabe, durante o salazarismo, foi propalado que "beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses", e isto, numa época em que a par do analfabetismo e de baixos salários, da repressão do sindicalismo, etilizar a população trabalhadora era uma boa estratégia.

Julgo que esta máxima do regime salazarista tinha a ver com o facto de 1.000.000 de portugueses depender económicamente da vinha e do vinho e não com o facto de etilizar o povo ou de parte da jorna ser em vinho.

Os "bons vinhos portugueses" são exorbitantemente caros e os "baratos" não são suficientemente bons !

Quanto a esta sua afirmação, se comparar-mos os "Históricos" Portugueses (Pêra Manca e Barca Velha) com os "Históricos" Francêses (Petrus, Cheval Blanc, Haut Brion e mais alguns) os nossos "Históricos" têm um preço muito "mais em conta" que os gauleses.

Para que não haja mal entendidos estou a comparar nomes com preço e não a emitir juizos de valor sobre as qualidades de uns e de outros. E também não me estou a referir aos preços praticados na restauração.

Leitão
Luis Camisão

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 2:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Leitão escreveu:

Julgo que esta máxima do regime salazarista tinha a ver com o facto de 1.000.000 de portugueses depender económicamente da vinha e do vinho e não com o facto de etilizar o povo ou de parte da jorna ser em vinho.
Leitão

Olhe que não, olhe que não...

A Lição de Salazar...

http://www.malhatlantica.pt/germanobagao/ensino/html/ali%C3%A7%C3%A3odesalazar.htm
falcao

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 2:10 pm    Assunto: Re: "Pêra Manca 98" Responder com Citação

(...) Vi a garrafa exposta e cometi a ingenuidade de a pedir sem saber o preço (...)

Quem me dera poder dar a esse "luxo" de poder pedir vinho num restaurante sem olhar para a coluna do lado direito... Razz
O meu primeiro critério na escolha de vinhos em restaurantes é a coluna do lado direito, e depois em função dos valores admissíveis, decidir por uma escolha satisfatória ou passar e avançar para a água.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Leitão

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Luis Camisão escreveu:
Leitão escreveu:

Leitão

Olhe que não, olhe que não...

A Lição de Salazar...

http://www.malhatlantica.pt/germanobagao/ensino/html/ali%C3%A7%C3%A3odesalazar.htm

O que não invalida que o restante povo português, para ajudar o milhão que dependia financeiramente da produção vinicola, se etilizasse, ficando Salazar todo contente porque 1.000.000 de Portugueses não passava fome e a restante população estava com os copos.

Leitão
Leitão

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação

O que é fascinante neste Forum (com letra grande) é um tópico iniciar com uma garrafa de Pêra Manca a 188€ num restaurante em Valongo e já estarmos a discutir a ideologia Salazarista.

E ainda há quem diga que beber um copo de vinho não é um acto de cultura.

Leitão
Rui Vasconcelos

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 4:14 pm    Assunto: Responder com Citação

De facto, estou de acordo com o Leitão, isto é fascinante, mas acho que não era caso para tanta polémica, mas já agora acrescento:

Há dias, relativamente a um tema introduzido por Durães sobre

"VINHOS ESPANHOIS"

respondi mais ou menos nos mesmos termos, do tema de hoje, citando um artigo de Tiago Teles, publicado na rubrica "artigos", deste site:

http://www.os5as8.com/artigos/melhoresmundo.htm

do qual realcei :

"Sublinho ainda as últimas linhas do artigo de Tiago Teles":

“Os “média”, com o seu poder, conduzem ao condicionamento das massas. Ou seja, é contrário ao progresso e ao desenvolvimento, conduzindo cada vez menos à saúde mental e transformando o consumidor num autómato”.

Ora o que eu queria dizer com aquela frase,

"Beber vinho português é dar de comer a um milhão de portugueses",

era exactamente "enfocar" a impressão que Tiago Teles transmitia, de que uma grande parte dos restaurantes ainda pensa à moda antiga, à moda desses malfadados tempos, não pondo à disposição dos seus clientes uma maior gama de oferta (neste caso, vinhos estrangeiros), mantendo-se "naquela" de que "o que é português é que é bom"!

Sem pretender mais polémica, agradeço a todos os comentários feitos e fiquemos com o "Pera Manca 98" a 188 euros. Shocked

Quanto ao Falcão, reconheço a sua razão e a minha ingénua distração. Rolling Eyes
Leitão

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 4:28 pm    Assunto: Responder com Citação

De facto, estou de acordo com o Leitão, isto é fascinante, mas acho que não era caso para tanta polémica, mas já agora acrescento:

Não é polémica, é apenas uma troca de opiniões, e brincadeiras à parte

Citação:
O que não invalida que o restante povo português, para ajudar o milhão que dependia financeiramente da produção vinicola, se etilizasse, ficando Salazar todo contente porque 1.000.000 de Portugueses não passava fome e a restante população estava com os copos.

se houver alguém que saiba, exactamente, o sentido que Salazar queria dar a este chavão por favor ilucide-nos.

Leitão
alentejano

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 6:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Pronto, pronto ja passou...
Mas pagar quase 190 euros por um Pera Manca 1998 enfim, eu chamava a policia, mas atendendo que este e o preço normal de restaurantes quer dizer ca na minha terra vendem nos restaurantes desde os 100 aos 150 euros.
Para quem quer saber o preço a porta da adega entao e de 45 euros por garrafa, e so vendem uma caixa de 3 por pessoa.
E vinho que vale muito os 45 euros, o melhor mesmo, mas agora 190 euros... enfim, com esse preço comprava um Vega Sicilia Wink e ainda pagava o jantar Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
falcao

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 10:24 pm    Assunto: Responder com Citação

(...) Quanto ao Falcão, reconheço a sua razão e a minha ingénua distração. Rolling Eyes

Era só um pequeno aparte, um "chiste" para desanuviar... Razz
Embora na verdade a leitura da coluna do lado direito ser fundamental...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Jorge Sousa

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

alentejano escreveu:

E vinho que vale muito os 45 euros...

Meu caro Alentejano,

Recentemente provei o Pêra Manca 98 em prova cega (com outros topos de gama Alentejanos) e quanto a mim o vinho que estava nesta garrafa não vale nem de longe nem de perto os 45 €...mas é apenas uma opinião pessoal.
Apresentou uns aromas desagradáveis e intensos a madeira deslavada e a couve podre. Corpo mediano, toque amargo e demasiado alcoólico. Persistência entre o curta a média. Um vinho de aspecto e sensações demasiado evoluído para a idade. Para esquecer!
Confesso que foi vinho que desiludiu os outros 5 provadores que estavam nessa prova; alguns deles já tinham inclusive provado o vinho em outras ocasiões e com opiniões idênticas.

Saudações enófilas, JS
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.