NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Grandes Provas: Dona Antónia Revisitada... com a Ferreira!

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Pedro Gomes



Registrado: Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2004
Mensagens: 1102
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 4:44 pm    Assunto: Grandes Provas: Dona Antónia Revisitada... com a Ferreira! Responder com Citação

Seria impensável não incluir este acontecimento único no lote restrito das grandes provas/eventos que tiveram lugar no decurso do ano de 2011.

Numa altura em que passavam 200 anos sobre o nascimento de Dona Antónia Adelaide Ferreira (1811-1896), a Ferreira entendeu por bem comemorar esse bicentenário com uma prova de 6 grandes vinhos do Porto/Vintage da primeira metade do século XIX, onde se incluía a raríssima colheita de 1815 ( o vinho mais antiga da casa), e da qual já só restam 6 garrafas. Convenhamos que seria difícil conceber melhor forma de homenagear esse grande vulto da vitivinicultura duriense e, por que não dizê-lo, da História portuguesa.

Efectivamente, Dona Antónia (mais conhecida por "a Ferreirinha") foi uma mulher vanguardista para o seu tempo: contra ventos e marés, e quantas vezes contrariando os cânones da sociedade em que viveu, mostrou determinação suficiente para se lançar num empreendimento hercúleo. Não sei se por mero acaso ou por total atualidade económica mas, Dona Antónia foi, provavelmente, a personalidade nacional que à sua época melhor interpretou e concretizou as teses fisiocráticas de François Quesnay, procurando demonstrar o valor supremo do capital fundiário e, simultaneamente, o papel central da agricultura enquanto sustentáculos de uma economia.

Fiél a essa linha de pensamento, porventura visionário, Dona Antónia encetou uma política de aquisições e reconversões de quintas durienses que constituem hoje, dois séculos volvidos, "emblemas" maiores do Douro vinhateiro. Quem diria...?!

Foi precisamente este vulto ímpar que a Casa Ferreira quis homenagear: o seu nome está escancarado em rótulos, já foi transposto para a tela, deu azo a biografias e já chegou ao grande ecrã. Faltava apenas este elogio, talvez o mais genuíno... com os "seus" vinhos. A bem dizer, esta prova constituiu não só um hino à pessoa de Dona Antónia Ferreira mas, ao mesmo tempo, um elogio à excelência da casa homónima e ao esplendor do seu espólio.

continua...

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB