NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Grandes Provas: Another Big Day

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Pedro Gomes



Registrado: Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2004
Mensagens: 1102
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Seg Abr 09, 2012 4:47 pm    Assunto: Grandes Provas: Another Big Day Responder com Citação

Não vou escondê-lo; de todas as provas/eventos de 2011, o Another Big Day foi aquele que mais excedeu as minhas expectativas. Trata-se, forçosamente, de um evento que não pode ambicionar a mesma dimensão, impacto junto dos consumidores e projecção na imprensa como acontece com um EVS. Mas, bem feitas as contas, é impressionante como a Niepoort consegue pôr de pé um certame desta envergadura (e estou só a olhar para os vinhos e para a respectiva logística). Notável!

Não sei em que moldes a Niepoort irá perpetuar esta iniciativa (se é que o pensa fazer) mas o "weekend wine show" que nos últimos anos, pela primavera, tem tido lugar na Quinta de Nápoles tornou-se um marco obrigatório para os "maluquinhos" do vinho. Se puder, não perca.

A edição de 2011 centrou-se fundamentalmente em dar a conhecer a Niepoort Projectos, uma divisão desta prestigiada casa que, para além de ser responsável pela importação de vinhos, ainda funciona como uma espécie de "balão de ensaio" para a comercialização de pequenas produções, muito específicas no estilo e, que acabam por ser o corolário lógico de toda uma ânsia experimental que é apanágio da casa.

Foi muito centrado nos vinhos estrangeiros comercializados pela Niepoort Projectos que decorreu o primeiro dia de provas. Mas, antes disso, só para "abrir o apetite", a Niepoort levou a cabo uma inesperada prova de cinco vinhos do Porto/Colheita, sendo o mais recente de 1937. Começava com "chave de ouro" um evento de grande qualidade.

O relato que aqui fica, sempre incompleto dadas as limitações temporais a que se está sujeito, constitui um apanhado das provas que efectuei durante o evento.

1ª PROVA - Niepoort/Vinhos do Porto "Colheita"


Niepoort Colheita 1937

Brilho moderado num registo cromático onde se mesclam ambarinos e acastanhados do tipo casca de cebola. Grande poder aromático a sugerir uma combinação de caramelo, café, iodo, mercúrio (lembra Betadine) e frutos secos. Vigoroso na boca, levemente untuoso e com um fulgor ácido para "dar e vender". Indelével calor num vinho muito longo cujo final aparece completamente preenchido pela elegância da avelã.

continua...

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB