NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Porto Vintage - Ajuda

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
smoleiro

MensagemEnviada: Ter Mai 18, 2010 1:23 am    Assunto: Porto Vintage - Ajuda Responder com Citação

Finalmente o grande acontecimento aconteceu Very Happy

O tão esperado e desejado momento aconteceu, a cegonha conseguiu encontrar o caminho de minha casa e deixou-me lá uma linda menina Very Happy

Sou um papá verdadeiramente babado.

Agora preciso da vossa ajuda. Gostaria de comprar uma caixa de garrafas de vinho do Porto (2010) para poder comemorar os feitos da minha menina ao longo da sua caminhada pela vida fora.

Alguém me poderá ajudar na escolha (é que confesso precisar de ajuda para isso).

Fico a aguardar a ajuda dos peritos.

Obrigado a todos
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Mai 18, 2010 2:19 am    Assunto: Responder com Citação

Nos vinhos não posso ajudar, mas dou os parabéns ao Pai e à Mãe e desejo muita sorte para a menina. Very Happy
Chapim

MensagemEnviada: Ter Mai 18, 2010 10:13 am    Assunto: Responder com Citação

Caro,
antes de mais parabéns por esse acontecimento muito importante!
Relativamente aos Porto Vintage:
Sendo a menina de 2010 imagino que pretenda um Vintage de 2010. O problema é que ainda terá que esperar.
A colheita de 2010 só em Setembro será feita e após a vindima o Vintage fica cerca de 18 meses em casco até ser engarrafado.
Por isso na melhor das hipíoteses só em 2012 conseguirá comprar Vintages de 2010. Por exemplo o Vintage de 2007 saiu para o mercado a partir de Junho de 2009.
Quanto a marcas irá depender se o ano for considerado clássico ou não. Porque só nesses anos são lançadas certas marcas. Se for clássico marcas como Taylors, Fonseca, Dow`s, Graham`s e Niepoort são sempre marcas a considerar.

Não sendo clássico irá depender da oferta do mercado.
Parabéns mais uma vez e boas provas!

pelo vinho!
Abílio Neto

MensagemEnviada: Ter Mai 18, 2010 10:52 am    Assunto: Responder com Citação

Caro S. Moleiro,

Parabéns!

Ainda tem muito que esperar, aproveite e vá pondo de lado euros para coisa, assim, há-de ir a todas. Cool Laughing

Abílio Neto
smoleiro

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2012 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá a todos,

Alguém me sabe dizer se já estão à venda os Vintages de 2010?

Já agora continuo a precisar de ajuda para a sua escolha.

Obrigado
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2012 6:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro smoleiro,

A partir deste outono (em conformidade com que o Rui Figueiredo disse no seu post) é altura de começar a procurar os Porto Vintage da colheita de 2010. A pouco e pouco eles começarão a aparecer no mercado, sobretudo em espaços especializados.

Mais do que apontar-lhe marcas, queria dizer-lhe que tenho boas e más notícias para si. Vou começar pelas más; assim, pelo menos, acabamos sempre um pouco mais animados.

Vamos ao mau: o ano de 2010 não vai ficar nos anais. Não foi um ano de declaração generalizada e, não sendo um ano clássico, perde grande parte do carisma que esse atributo acarreta. Na prática isso significa que alguns dos vinhos mais emblemáticos (das casas com maior prestígio e reputação) não verão a luz do dia. Por outras palavras, dificilmente virá a celebrar momentos marcantes da vida da sua filha com a créme de la créme.

Passemos ao bom: os avanços registados ao nível da viticultura, bem como o extremo cuidado a que são submetidas as massas vínicas que são "manipuladas" na adega permitem hoje alcançar, ano após ano, um padrão qualitativo digno de registo. Quer isto dizer que as casas produtoras irão lançar no mercado vinhos de 2010 de muito boa qualidade (sobretudo alguns Single Quinta) e que, seguramente, servirão os seus propósitos.

Tenho a certeza que terá muito por onde escolher, até porque muitos desses vinhos atingem com relativa facilidade 15/25 anos, com evolução positiva.

Claro que, depois irá colocar-se a questão do orçamento disponível mas, aí, ninguém poderá ajudá-lo. Como vê, é quase tudo boas notícias, a menos que me diga que estava a pensar comemorar o centenário do nascimento da sua filha?!

Um grande abraço e... até já!

Pedro
smoleiro

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2012 11:51 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela resposta Pedro.

Não conseguirei jamáis comemorar o centenário de nascimento da minha filhota (e mesmo batendo todos os recordes de longevidade, se lá chegasse muito provavelmente já nem saberia que era minha filha e ela muito provavelmente também já não saberia que eu era o pai .... Very Happy ).

O orçamento disponível cada vez vai sendo menor (vamos ver se não vêm por aí mais medidas de austeridade que o encurtem ainda mais), mas efetivamente gostaria de poder comemorar (em família) alguns momentos marcantes do seu percurso de vida.

Agora uma pergunta parva de quem não percebe nada disto. Qual o melhor local para encontrar os Portos Single Quinta? Super/Hiper ou garafeiras específicas?

Obrigado
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2012 6:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro smoleiro,

Aqui não há perguntas parvas, apenas perguntas.

Não é tarefa fácil responder à sua pergunta. Em linhas muito gerais, estou a tentado a dizer-lhe que logo à saída para o mercado, pode ser vantajosa a compra na grande superfície: em princípio vai poupar uns trocos. Coloca-se é o problema de saber se esse tipo de vinhos está disponível. Contudo, com o passar do tempo, considero mais prudente que a aquisição desses vinhos seja feita em casas especializadas, particularmente aquelas que mostram especial preocupação com as condições de acondicionamento dos vinhos.

Finalmente, não queria deixar de lhe lembrar de que não deverá "abrir os cordões à bolsa" de uma só vez.

Agora começam a sair os Vintage Single Quinta mas, daqui por 2/3 anos vai poder adquirir muitos Late Bottled Vintage (LBV) da colheita de 2010.

Mais ainda, não esqueça de que a partir de 2018 (em teoria) poderá ir paulatinamente adquirindo alguns Colheita, vinhos menos conhecidos da generalidade dos consumidores, mas nem por isso de menor qualidade. Muito pelo contrário.

E, ainda um último reparo: também por volta de 2018 chegarão ao mercado alguns LBV Traditional, vinhos que não foram colados nem filtrados e, também por isso, preservam outro potencial de envelhecimento. São vinhos que, por norma, carregam uma rolha de cortiça por oposição à habitual cápsula. Nalguns casos apresentam-se com o designativo "Unfiltered". Podem ser uma boa aposta.

Em suma, terá muito por onde escolher. E, como tal, desejo-lhe muito sucesso nessa política de aquisições.

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.