NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Feiras de vinho nas grandes superfícies comerciais

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
AnaPipA

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2012 12:14 pm    Assunto: Feiras de vinho nas grandes superfícies comerciais Responder com Citação

Boa tarde a todos,

Sou nova neste mundo dos fóruns, no entanto gostaria de propor um novo tema de discussão. Sou estudante em Lisboa, e estou a desenvolver um trabalho sobre as feiras de vinho realizadas pelos principais canais de distribuição moderna, como por exemplo, Auchan (Jumbo e Pão de Açúcar), Jerónimo Martins (Pingo Doce), Sonae (Modelo e Continente) e El Corte Inglês. Algum de vocês costuma visitar estas feiras assiduamente? Qual é a vossa opinião em relação a este evento promocional?
Como nunca frequentei nenhuma, é difícil para mim enquanto consumidora descrever estas feiras. Gostaria por isso de obter a vossa opinião em relação à evolução que têm tido ao longo dos anos, quais as principais diferenças entre as várias cadeias de supermercados e hipermercados.. Ah, sentiu-se a crise nestas feiras? Se tiverem alguma experiência para contar, já será uma grande ajuda.

Obrigada a todos,
Ana Trigo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Ana,

Agradecemos desde já o seu interesse em participar neste fórum. Espero que goste e se torne uma consumidora compulsiva.

É verdade que o retorno ao seu post surge tarde e a más horas; contudo, acredito que possa dar-lhe algumas pistas quanto ao trabalho que se propõe desenvolver. E, começo desde já por dizer-lhe que a temática em causa tem "sumo" suficiente para uma tese na área da gestão e administração de empresas. Não sei se é essa a sua área de estudos, nem tão pouco se já alguém o fez, mas... nunca é tarde!

Colocando as coisas num patamar muito simples, dir-lhe-ia que as feiras de vinhos levadas a cabo pelas grandes cadeias de distribuição têm funcionado como um "barómetro" da conjuntura económica e social vividas em Portugal. Nessa perspectiva (e aí reside muito do seu valor académico) elas revelam um mimetismo e um sincronismo tal com as tendências de mercado que merecem ser objecto de estudo.

Num espaço de 20 anos (de finais de 80 até finais de 2000) assistiu-se a um fenómeno concomitante com a evolução da economia nacional em geral, e com o sector dos vinhos em particular. Resumindo:

- a segunda metade da década de 80 e os primeiros anos de 90 serviram de rampa de lançamento (definição do protótipo) para uma década dourada/de vacas gordas (as expressões são de credibilidade duvidosa) que se avizinhava. As cadeias de distribuição perceberam muito bem os sinais/elementos conjunturais e lançaram as bases da coisa;

- o período de 1995/2005 (estou a arrendondar para facilitar o enquadramento temporal) confirmaria as expectativas dos agentes da distribuição. As feiras de vinhos que decorreram nesse período de tempo (a do Pingo Doce sempre à frente no binómio quantidade de referências/qualidade do portefólio) estão ainda na memória dos mais familiarizados com o sector. Para que se perceba a euforia que à época se vivia, ninguém ficava indiferente a estes eventos. Para lá do consumidor comum ou do enófilo mais esclarecido, posso assegurar-lhe que muito do retalho, algumas das principais garrafeiras e grande parte da restauração abasteciam-se nestes eventos. Uma pequena loucura. Para ter uma noção daquilo que estou a dizer, e com as devidas desculpas se estiver a cometer algum erro, só houve um grande vinho português que nunca vi à venda nessas feiras: o Barca Velha. Tudo o resto... era o que se quizesse. Ou melhor, foi, até certa altura.

O sucesso desses eventos atingiu proporções tais que se chegou a um ponto em que os rótulos mais cobiçados só eram disponibilizados por rateio e, quantas vezes, à custa de reservas feitas com bastante antecipação. O peso destes eventos era de tal ordem que o encarte promocional da feira do Pingo Doce acompanhava o semanário Expresso, e isto com pelo menos uma semana de antecedência. Tempos loucos mas não tão gordos como muitos julgavam;

- de meados de 2000 até à actualidade o sector dos vinhos acompanhou o definhar da economia nacional e, nessa perspectiva, as feiras de vinhos passaram a ser uma pálida imagem daquilo que haviam sido. Não estou a dizer que tenham deixado de desempenhar um papel muito importante mas, como se costuma dizer, quem as viu e quem as vê. Os principais operadores rapidamente se aperceberam da inversão nas circunstâncias de mercado e, num ápice, reajustaram-se ao enquadramento vigente.

Acredito que as feiras de vinhos continuem a desempenhar um papel importante naquilo que apelido como "serviço público de vinificação". Em todo o caso, as mesmas acabaram por perder grande parte do encanto que tinham para os enófilos.

Não sei se este relato tem alguma utilidade para o seu trabalho, mas reforço a ideia de que esta temática merece um trabalho de grau universitário. Estão em causa um tipo particular de acções promocionais bem como um sector que, pela sua importância na economia nacional, merecem ser conhecidos com maior profundidade. Quem sabe... um verdadeiro case studie!

Desejo-lhe o maior dos sucessos nessa empreitada.

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.