NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Grandes Provas: de Sousa... o duriense!

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Pedro Gomes



Registrado: Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2004
Mensagens: 1102
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2012 5:12 pm    Assunto: Grandes Provas: de Sousa... o duriense! Responder com Citação

O nome de Sousa parece estar irremediavelmente ligado ao mundo do vinho. Como se não bastasse a imediata associação com a prestigiada casa de champagne, sediada em Avize, desde primórdios dos anos 90 do século passado que Portugal assistiu ao aparecimento de uma referência incontornável do panorama vitivinícola nacional. Falamos de Domingos Alves de Sousa, homem que em duas décadas conquistou um lugar cativo no universo dos vinhos portugueses, em geral, e dos tintos durienses, em particular.

Nesta longa caminhada iniciada em 1992 com o lançamento da marca Quinta da Gaivosa, Domingos Alves de Sousa soube adaptar-se aos tempos de profunda reforma vividos desde então. Se por um lado alargou a sua oferta a outros vinhos de quinta, por outro apostou nos vinhos monovarietais, não hesitou perante o desafio de produzir vinhos brancos e, chegou ao extremo de enveredar pela produção de vinho do Porto. Tudo isto intercalado com a produção de vinhos tintos de segmento high-end, não tão clássicos no estilo como o emblemático Quinta da Gaivosa, mas particularmente vocacionados para agradar a novas gerações de apreciadores. É obra!

Mais ainda, Domingos Alves de Sousa teve a preocupação em garantir que o seu trabalho viesse a ter continuidade: a confirmá-lo está Tiago, seu filho e, hoje elemento nevrálgico na empresa. O nome Alves de Sousa parece assim destinado a continuar a estar presente nas nossas mesas. Por várias décadas!

Acontece que aquilo que aqui me traz não é apenas a qualidade dos vinhos da família mas, e acima de tudo, o enorme rigor que é posto nas suas apresentações anuais. De facto, de há vários anos a esta parte que, socorrendo-se apenas de uma escassa dezena/dúzia de vinhos (o seu portefolio), Domingos Alves de Sousa consegue fazer sistematicamente uma das melhores apresentações nacionais. É óbvio que a qualidade dos vinhos joga a seu favor mas aquilo que é deveras marcante são as condições em que são efectuadas essas provas (sala, temperatura, níveis de ruído, copos... tudo). E um pequeno pormenor, crucial para o sucesso destes eventos: nestas provas o fémur e a tíbia fazem um ângulo de 90º entre eles. Pode parecer coisa pouca mas faz toda a diferença.

Ora a apresentação de 2011 não foi excepção. Uma grande prova e belíssimos vinhos, em relação aos quais deixo aqui um pequeno comentário. E o meu elogio!

continua...

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB