NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Tapada do Chaves Frangoneiro 80

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Abílio Neto

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 1:41 am    Assunto: Tapada do Chaves Frangoneiro 80 Responder com Citação

Caros,

Outra vez, a pedir comentários. Cool

O Jaime da Garrafeira Nacional, conseguiu-me Frangoneiro 80. Acho que ainda não bebi o de 80. O que que faço? Ok, abrir e beber, mas com quê é que posso contar?

JR e Goncas, sei que já devem ter bebido, o que dizem?

Abílio Neto
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alentejano

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 3:08 am    Assunto: Responder com Citação

Primeiro esperas que esteja bom, depois esperas um vinho na linha do 86 que já bebeste comigo umas n vezes.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Artur Hermenegildo

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Bebi muito Tapada do Chaves dos anos 80 e 90 na altura, mais concretamente entre 88 e 98. Há muito que não bebo, mas lembro-me que o 86 era excelente, e não me recordo de nenhum deles ser mau.

Mas ao fim de 30 anos, não faço ideia.

Abílio, depois conta!
goncas

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva Abílio,

O que fazes? Abrir e beber, partilhando com outros interessados no tema, porque os “Tapada de Chaves” fazem parte da história do Vinho do Alentejo.

Sim, degustei o “Frangoneiro 80” há cerca de 1 mês . (No “meio” de uma vintena de outros vinhos).
Não tomei notas pelo que apenas me lembro que o vinho se destacou pelos aromas terciários terrosos de bom nível (i.e. limpos e de boa intensidade). Com uma boca macia, tem um perfil a tender para a subtileza e elegância. Álcool despercebido e acidez q.b.. Atenção à maridagem para não o ”abafar” (fiquei com a ideia que era um vinho que não tem/tinha a tensão e volume de boca de um Mouchão ou JSRF da mesma altura (embora estes poderão ser considerados mais rústicos).

Atenção à condição da garrafa. Fiquei com a ideia que uma guarda menos cuidada, poderia originar um vinho já “quebradiço”, sem a harmonia que referi anteriormente.

Boa sorte com a garrafa!

Nuno Gonçalves
Abílio Neto

MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2011 4:26 am    Assunto: Responder com Citação

Gonças,

Afinal, degustamo-lo juntos. Confirmo André e o Arnaut. Very Happy Rolling Eyes

goncas escreveu:
Sim, degustei o “Frangoneiro 80” há cerca de 1 mês . (No “meio” de uma vintena de outros vinhos).
Não tomei notas pelo que apenas me lembro que o vinho se destacou pelos aromas terciários terrosos de bom nível (i.e. limpos e de boa intensidade). Com uma boca macia, tem um perfil a tender para a subtileza e elegância. Álcool despercebido e acidez q.b.. Atenção à maridagem para não o ”abafar” (fiquei com a ideia que era um vinho que não tem/tinha a tensão e volume de boca de um Mouchão ou JSRF da mesma altura (embora estes poderão ser considerados mais rústicos).

Abílio Neto
biju

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 11:40 am    Assunto: Tapada do Chaves Responder com Citação

Fiz à pouco uma vertical da Tapada do Chaves onde se provou desde 1946 até até agora e o de 1980 está realmente fabuloso mas o de 1977 esse surpreendeu toda a gente. Já agora os vinhos novos lançados este ano estão muito bons encorpados e persistentes. Uma boa prenda de Natal para se beber à lareira em boa companhia.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.