NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Aquacultura/ Peixe do mar

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Filipe de Mello

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 5:59 pm    Assunto: Aquacultura/ Peixe do mar Responder com Citação

Ultimamente, tenho estado mais atento a tudo o que vem da industria de aquacultura.

Desde os mais conhecidos como os robalos e as douradas, a alguns que sinceramente não fazia ideia que poderiam ser criados em cativeiro, como a lula, o bacalhau, o polvo. Até à bem pouco tempo, nunca tinha provado um peixe criado em cativeiro que preferisse ao seu congénere do mar. No outro dia, o meu fornecedor entregou-me 2 peixes já arranjados e disse-me para o cozinhar em separado e da forma que me apetece-se. Era bacalhau fresco. O resultado foi para mim obvio. O que tinha o numero 1 era o de mar o que tinha o 2 na embalagem era de cativeiro. Redondamente enganado. Enquanto a consistência do 1º era mole e fibroso, o segundo era rijo e as lascas. Pensei, são peixes diferente, de origens diferentes de variedades diferentes e foi-me garantido que não. Eram os dois da variedade que em tempos os Portugueses apanhavam na Terra Nova (não me lembro do nome). Fiquei surpreendido.

Passados uns dias, o mesmo fornecedor convidou-me para uma aventura à volta do bacalhau salgado e seco, o nosso preferido (se bem que eu goste muitíssimo do bacalhau fresco) e as diferenças de dois pratos feitos à Gomes de Sá era abismal, já para não falar do assado na brasa. Aqui sim, eram de espécies diferentes. Um, o meu já conhecido bacalhau de cativeiro e o outro, um bacalhau comprado num conhecido supermercado reputado pela qualidade. O meu preferido foi uma vez mais o de viveiro. Aqui, explicou-me o meu fornecedor, a diferença está em que, a maioria do bacalhau que hoje se compra em Portugal, não provem do Atlântico Norte nem da Noruega mas sim do pacifico. Peixe de muito menor qualidade, de aguas mais quentes e diferente paladar.

Será isto verdade? Eu fiquei impressionado e por duas vezes comprei este bacalhau de cultura e adorei. Estaremos a ser enganados ou o enganado esta a ser eu?
FM

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 9:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Filipe, respondo como os galegos: depende.

Um viveiro de águas profundas, que permite ao peixe desenvolver-se e criar a estrutura do seu semelhante "livre", é bem-vindo.

Uma alimentação baseada no fomento de um ecossistema completo, sem reações "adubadas" e contra natura, é bem-vinda.

Finalmente, há MUITO peixe de mar que nos aparece nas praças e que nada tem a ver com a genuinidade do nosso peixe. Marrocos, por exemplo, é uma proveniência frequente.

Não há como largar o preconceito e seguir o caminho do sabor e do nosso juízo da qualidade.

Que o peixe que mais me impressionou e mais prazer me deu a comer era peixe de mar, era...
valtercosta72

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 10:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Bacalhau do Pacífico, não obrigado. E vou preferindo o peixe de mar. Em relação ao peixe que vem de continente africano, principalmente Marrocos e Senegal, não tem nada a ver com o nosso. São peixes de água quente. Atenção aos salmonetes que andam ai. Dizem que são nossos e 95% vem do Senegal!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Filipe de Mello

MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2011 12:36 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Era bacalhau fresco. O resultado foi para mim obvio. O que tinha o numero 1 era o de mar o que tinha o 2 na embalagem era de cativeiro. Redondamente enganado. Enquanto a consistência do 1º era mole e fibroso, o segundo era rijo e as lascas. Pensei, são peixes diferente, de origens diferentes de variedades diferentes e foi-me garantido que não. Eram os dois da variedade que em tempos os Portugueses apanhavam na Terra Nova (não me lembro do nome). Fiquei surpreendido.

Claro está que troquei as posições. Onde se lê nº1 foi o 2 e nº2 foi o 1.
Spice Girl

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 1:19 am    Assunto: Responder com Citação

Filipe

Veja o vídeo que está neste post do Mesa Marcada:

http://mesamarcada.blogs.sapo.pt/342135.html

É muito interessante!
jakub

MensagemEnviada: Seg Set 05, 2011 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, Veta la Palma é sem duvida um belo exemplo de aquacultura extensiva e bem gerida. Mas aqui por perto também existem bons exemplos, mas de menor dimensão. Por exemplo as aquaculturas da Sapalsado (não é só ostra que se lá produz), em Faralhão, nas antigas salinas do Sado. Os tanques estão habitados por peixe do estuário que entra para o sistema de tanques com a maré-alta, alimenta se de alimento presente naturalmente na água (camarinha, etc.) e a cultura é mantida em baixa densidade.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.