NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Juliana e Strogonoff - Curiosidade

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Mai 06, 2009 8:53 am    Assunto: Juliana e Strogonoff - Curiosidade Responder com Citação

Saibam os meus caros amigos que esta sopa poderia ter tido o nome de Maria, de Luisa, de Carolina, ou de Sofia, uma vez que a sua autora se chamava Juliana Maria Luisa Carolina Sofia de Oeynhausen e Almeida Portugal, Condessa de Oeynhausen. Era filha de Karl August e de Dª Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lancastre, Condessa de Oeynhausen, pelo casamento, 4ª Marquesa de Alorna, 8ª Condessa de Assumar, e conhecida nos meios literários por Alcipe.

Esta Senhora casa pela 1ª vez com o Conde da Ega, que era um afrancesado e o "afrancesadismo" do Marido acaba por a tornar amante do General Junot.

O caso curioso é que a nossa Juliana após enviuvar em 1827 casa pela 2ª vez com Grigori Alexandrovitch Strogonoff ( 1770-1857) Conde de Strogonoff, Membro do Conselho Imperial, Grande Chamberllan, Cavaleiro de Santo André, e Embaixador da Russia em Madrid, em Constatinopola, em Londres, e amigo pessoal de Alexandre I

Foi este Conde de Strogonoff na Russia o inventor do bife Strogonoff quando numa caçada que deu numa das suas propriedades por excesso de convidados mandou cortar a carne em pequenos bifes, tendo inventado na altura um molho a seu gosto.

Já temos a sopa e o prato principal, pelo que neste momento a minha investigação vai no sentido de ver se algum dos filhos deste casal (que os teve) terá inventado alguma sobremesa.

Fonte : Dr D. Fernando de Mascarenhas Cassiano Neves
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.