NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

O bolo de mel da minha avó

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Set 02, 2008 12:34 am    Assunto: O bolo de mel da minha avó Responder com Citação

Quando era miúda aos domingos o ritual era frequentemente o mesmo. Ia com os meus pais e irmãos à missa do meio dia e meio. A minha Mãe tinha 6 crianças e um espiríto muito prático, por isso almoçávamos antes. Com tanta gente significava que almoçávamos pelas 11 e meia.
Depois da missa desciamos a rua e iamos visitar a minha avó que vivia na mesma rua entre a nossa casa e a igreja.
A minha avó, que já tinha ido à missa das 7 e meia ou 8 da manhã, estava nessa altura a almoçar. O almoço era invariavelmente, pelo que me lembro, bifes com arroz de manteiga e batatas fritas. Nós já tinhamos almoçado há duas horas e ficávamos a olhar para a travessa e sobretudo para as batatas e com uma vontade enorme de comer aquilo. Mas eramos 6, 12 olhos a cobiçar o almoço da minha avó... uma prova a cada um era a travessa inteira, de modo que ficávamos só olhando e esperando pelo que se seguia.
Na preteleira mais baixa de um dos móveis da casa de jantar havia uma caixa de bolachas sortidas, acho que a marca era Elba, depois de almoçar a minha avó dizia a um de nós, vai buscar a caixa. Depois abria-a e cada um tinha direito a escolher uma bolacha, só uma. E os 12 olhos ficavam a olhar, a avaliar... com receio de não fazer a melhor escolha.
Às vezes havia também um bolo de mel enorme, amarelinho, muito docinho, muito bom.
Outras vezes a minha avó dava-nos 5 tostões (0,0025 euros) para irmos comprar um cartucho de amendoins à loja do Sr Moreira, que trazíamos e comiamos todos à volta da mesa. Uma vez estava particularmente generosa e deu-nos dinheiro para 3...

Na altura nunca discuti com os meus irmãos estas visitas à minha avó, agora por vezes algum de nós resolve contá-las aos miúdos e conversamos sobre elas e a experiência era a mesma . O suplício de ver a travessa do almoço e não lhe poder tocar e a caixa de bolachas e a difícil escolha marcaram-nos mesmo.

E não é que recentemente só me apetece o bolo de mel (acho que é sinal que estou a ficar mesmo velha...). Felizmente tenho a receita, mas faço só meia receita porque o bolo era verdadeiramente grande... Ontem fiz um, acabei agora de comer uma fatia com um chá frio e de me lembrar desta história.

Aqui fica a receita do bolo:

Bolo de Mel

9 ovos
250g farinha
250g açúcar
1 dl azeite
1 dl mel
1 colher de chá de fermento (bem cheia)
raspa de limão

Misture as gemas com o mel, o azeite e a raspa de limão. Bata as claras bem batidas com o açúcar (como para suspiros). Junte tudo, deite a farinha e envolva. Ponha numa forma bem untada e leve a forno esperto.

Editado pela última vez por Spice Girl em Ter Set 02, 2008 10:13 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
bbe

MensagemEnviada: Ter Set 02, 2008 12:40 am    Assunto: Responder com Citação

Bem spice, que suplício, olhar para as batatas fritas e não lhes poder tocar..... Ter de escolher bem a bolacha, porque uma má escolha só poderá ser depois compensada na semana seguinte..... Evil or Very Mad
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jms

MensagemEnviada: Ter Set 02, 2008 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

...ou, uma moeda tem sempre duas faces (não sei, ler o texto da spice deu-me para filosofices).

Coroa - Rigor, repetição, desejo não satisfeito, racionamento;

Caras - Critério, memória, valorização do objecto desejado.

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qui Set 04, 2008 9:54 am    Assunto: Responder com Citação

Paulina

Se eu te oferecer um Chá trazes esse Bolo de Mel que me vai ficar no pensamento toda a Santa Manhã?

Um bj

ZT
acupido

MensagemEnviada: Sex Set 05, 2008 12:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, esse bolo fez-me lembrar um bolo de mel que a minha mãe costumava fazer e que eu adorava; não me lembro da receita (mas vou pedi-la), apenas me lembro de se fazer numa forma de savarin; a parte cilindrica em baixo ficava bastante húmida e suculenta e a parte de cima ficava gelatinosa e mais escura (pela acumulação do mel durante a cozedura). Que saudades desse bolo, acho que não passa deste fim de semana que o vou revisitar.
Spice Girl

MensagemEnviada: Sáb Set 06, 2008 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:
Paulina

Se eu te oferecer um Chá trazes esse Bolo de Mel que me vai ficar no pensamento toda a Santa Manhã?

Um bj

ZT

Só falta combinarmos o dia. Mas levo o chá também (não que não sejam bons os que aí tens, mas é para experimentarmos um que aqui tenho). Breve telefono a combinar.
jprata

MensagemEnviada: Qui Set 11, 2008 11:33 pm    Assunto: ... Responder com Citação

Fizemo-lo há dias.

E que bom ficou! Não viveu muito tempo, infelizmente.

Sucedeu-lhe uma variação - mesma forma de preparar, diferentes proporções nos ingredientes - que também ficou... miawh Smile

Ora bem:

5 ovos / 125g farinha / 100g açúcar / 1dl mel / 0,5dl azeite / 2 colheres de chá de fermento / raspas, muito finas, de 1 limão.

Prepara-se da mesma forma que o que deu nome - e mais - ao tópico. Passou +- 50min no forno... até começar a dourar e se desprender um pouco das paredes da forma.

Ah, sim! - diz[ia]-se «esperto» um forno... vá, médio - 180ºC deve estar OK.

— Dilbert's Rules of Order.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.