NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Entrevista com José Mendonça (Quinta dos Cozinheiros-Beiras)
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Entrevistas On-line
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
José Mndonça

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:

9- Qual é a tua visão do vinho português? Quais as regiões e castas que mais aprecias? Qual pensas ser o caminho a seguir pelos vinhos portugueses nos mercados nacionais e internacionais? Podemos pensar esses dois mercados de forma independente?

Eu não tenho uma especial preferência por qualquer região portuguesa. Faz-se bom vinho por todo esse país! Também não sou especial adepto dos vinhos monovarietais (apesar de fazer o Maria Gomes e o Poeirinho), pelo que eleger esta ou aquela casta poderia ser muito redutor. Depende também do momento e do local onde estou. Normalmente, quando estou num determinado local gosto de beber o vinho que aí se faz. Se for numa região conhecida, onde conheço produtores locais, é desse vinho que bebo. Se não conhecer ninguém, tento fazer confiança nas sugestões que me são apresentadas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
José Mndonça

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:

10- Ainda hoje recordo o magistral sistema de frio que havias “engendrado” na tua adega. De que forma a tua formação na área científica, neste caso na engenharia mecânica, te ajuda na tua actividade de produtor? Por outro lado, na Quinta dos Cozinheiros “acredita-se que a máquina, apesar de necessária e indispensável em certos trabalhos, não é ainda capaz de escolher a melhor vara, de eliminar o lançamento inútil, de separar o cacho que não vingará, no fundo, de optimizar a colheita em termos qualitativos e sanitários”. De que forma a tua formação na engenharia mecânica colide com a visão da “incapacidade da máquina”?

É exactamente por ser engenheiro mecânico que sei bem das limitações de um sistema mecânico! Mas, obviamente, se o sistema existe ou pode ser criado, e se pode auxiliar a tarefa humana, então pode ser adoptado. Do que eu duvido, quando se quer levar a optimização ao limite, é que uma máquina de podar, de desparrar, ou de vindimar possa cumprir essa optimização. Mas é claro que quando se tem 500 hectares para trabalhar, e desses 500 hectares queremos fazer um vinho base, então não há solução económica que não passe pela máquina. Não se pode, depois, é esperar milagres…
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
José Mndonça

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 12:04 am    Assunto: Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:

11- Fala-nos também um pouco das duas últimas colheitas na Quinta dos Cozinheiros, 2006 e 2007. Como correram, qual a qualidade esperada? Poderemos esperar alguma novidade?

Quanto a 2006, esquece. Como todos sabemos o ano meteorológico e agrícola correu bastante mal. Não quero dizer que aqui e ali não se tenham feito vinhos muito bons. Mas para quem tem stocks de melhor qualidade na cave, o que adianta engarrafar? A minha opção foi vender o vinho todo e limpar a adega.
2007 foi dificílimo durante toda a época, e facílimo no final…
A floração correu mal, com frio e chuva… ficou a monda verde feita! O míldio atacou como já não se via há muito tempo, muitos cachos foram dizimados. No final tivemos um tempo extraordinário. As depressões entraram pelo sul (o Alentejo que o diga) e o sistema Montejunto/Estrela, desta vez serviu de barreira a nosso favor…
É para eles verem como é que elas doem… Cool
No final, o pouco que restou, foi rápido de vindimar, e tem uma qualidade extraordinária!
José Mndonça

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 12:07 am    Assunto: Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:

12- Infelizmente os teus vinhos têm uma distribuição limitada em Portugal, como já referiu o Luís Paiva. A menor participação dos foristas nesta entrevista também acaba por reflectir essa situação. Esperemos que esta entrevista ajude a estimular a curiosidade do consumidor e que o acesso aos vinhos da Quinta dos Cozinheiros se faça com mais facilidade! Deixo a última questão do dia. O teu Rosé consegue alcançar uma expressão também ela muito singular e refrescante. Dos poucos Rosés no mercado nacional que me ficam na memória. De que forma olhas e trabalhas este produto vocacionado para a época do verão?

Eu acho que o Rosé pode ser um vinho tão sério, e adequado a certos momentos, como qualquer outro…
Na vinha é tratado como todos, nas palminhas. Ao nível da adega utilizo as mesmas práticas e tecnologias que utilizo no Maria Gomes. Com ligeiras diferenças… Comercialmente não tenho de fazer grande coisa… é sempre o primeiro a esgotar.
José Mndonça

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 12:49 am    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:

...estou a ficar com vontade de provar os seus vinhos. Mas preciso de ajuda!
1 - Quais me aconselha para ficar com uma boa visão?
2 - Sendo vinhos muito gastronómicos, preciso ainda de um conselho adicional. Que pratos sugere para cada um deles?

Todos! Smile
Mas cada um a seu momento.
Antes de mais, e concordando que são vinhos muito gastronómicos, aconselho-a a bebê-los à refeição.
Pode começar com o Rosé como aperitivo que irá bem com quaisquer entradas, podendo estas ser baseadas em carne ou em peixe. O Rosé, com a acidez e o ligeiro tanino que tem, é um “todo terreno” que se adapta a ambas as situações.
Se, a seguir, servir uma entrada de marisco, simplesmente cozido com água e sal, desde os camarões da costa, à santola ou à lagosta, poderá acompanhar com o Maria Gomes. Alternativamente pode servir este vinho com um peixe de praia, como o linguado, simplesmente grelhado.
A pureza de aromas do Maria Gomes combina bem com gastronomias simples, isto é, o grelhado ou o cozido com água e sal.
Para algo mais elaborado como um peixe de mar no forno, recomendo o Branco dos Cozinheiros. Que também costuma funcionar bem com a Raia de Pitáu ou com o Sável frito com açorda das ovas.
O Lagar, dada a sua acidez, vai bem com gastronomias gordas. O cozido à portuguesa, a feijoada à brasileira, mas também pode fazer a ponte com o peixe e já o experimentei com sucesso com uma açorda de Robalo.
O Poeirinho, rico em tanino, precisa de muita proteína. Carnes em sangue, roastbeef, ou até a Raia de Pitáu.
Sendo o Utopia também muito rico em tanino, pode chegar onde chega o Poeirinho, com vantagem, mas talvez o guardasse para um bom queijo da Serra.
Finalmente, com os morangos ou a tarte de framboesas poderá servir o Bruto Rosé.
E, assim, pode completar uma refeição sem sair dos Cozinheiros… Very Happy
José Mndonça

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 12:52 am    Assunto: Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:

13- É caso para te perguntar, que vinhos pretendes então compor com a Touriga Nacional? A nova marca que pretendes lançar, o Tinto dos Cozinheiros 2005, junta a Baga e a Touriga Nacional? Além da Vinha do Pio e das parcelas com Touriga Nacional, tens outras novas castas e/ou vinhas plantadas, nos tintos e nos brancos? Resultados? Nos brancos já pensaste na Alvarinho? Faria sentido? Faço a pergunta porque, por exemplo, é uma casta que tem dado resultados interessantes na Quinta dos Loridos situada na Estremadura atlântica.

Como já referi anteriormente olho para a Touriga como uma casta extraordinária, melhoradora de qualquer lote! Mas terá de ser utilizada parcimoniosamente, não vá sobrepor o seu carácter acima de todas as outras…
Plantei há dois anos três novas vinhas. E acertaste na “mouche”. Numa delas plantei Alvarinho… Noutra Tinto Cão… Cool
José Mndonça

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 12:54 am    Assunto: Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:

14- Alguns dos teus melhores brancos não dispensam a passagem por madeira. Diria que ganham progressivamente muito do seu carácter ao longo da fermentação e dessa passagem por madeira. Qual é a importância da madeira nos teus brancos? De que forma encaras esta relação?

Os nossos brancos, como sabes, são vindimados pelo critério da acidez. O que se pretende, é que, mais que o peso do álcool, sejam frescos e elegantes. Na minha opinião a micro-oxigenação obtida na barrica e o “apport” de tanino daí proveniente, proporcionam-lhe um equilíbrio que é a pedra de toque do conjunto.
José Mndonça

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 12:57 am    Assunto: Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:

15- Estando a Quinta dos Cozinheiros muito perto do mar, pensas que o Enoturismo poderia ser uma mais valia importante e singular no teu projecto? Tens planos nessa área?

Já há uns anos que faço enoturismo nos Cozinheiros. Costumo receber pequenos grupos de 12 pessoas, normalmente belgas e holandeses. Vamos à vinha e à adega e acabamos com uma prova de queijos e vinhos. Normalmente 6 vinhos para 6 queijos diferentes. Que tento escolher em função do vinho. Costuma ser um sucesso, a avaliar pelo vinho que levam…
José Mndonça

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 1:16 am    Assunto: Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:

qual é a sensação de estar isolado, diria, desterrado na Figueira da Foz?

O vinho e a vinha, só por si, já não deixam muito tempo para me sentir isolado… Mas para além de ter a sorte de trabalhar o vinho e a vinha, tenho também a sorte de estar apenas a 15 kms da Figueira. Onde há uma óptima qualidade de vida! Imaginas o que é conseguir acabar o trabalho às 5 e ainda ir dar uma volta de Hobie Cat? Claro que não é todos os dias, mas na primavera (abençoado dia em que muda a hora!!), e no verão, é quase sempre! Cool
mlpaiva

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá José Mendonça,

Considere este post como um PS.
Apreciei imenso esta entrevista, especialmente as questões colocadas pelo Tiago e pela Paulina e as suas respostas.

Entretanto, tinha-lhe enviado uma mp que ainda não abriu mas de que gostaria uma resposta.

Abraço,

Luís Paiva

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Abílio Neto

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro José Mendonça,

Cheguei tarde, mas a tempo de ler toda a entrevista, que prazer me deu ler o seu «desalinho».

Como ex., ficou-me isto:

José Mendonça escreveu:

Quanto a 2006, esquece.

Obrigado pelos seus vinhos e pela «verdade» que lhes acompanha na garrafa.

(Não coloco qualquer questão para a obedecer a «disciplina do fórum).

Abraços,

Abílio Neto
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tiago Teles

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 1:42 pm    Assunto: Responder com Citação

José Mendonça,

Fantásticas respostas que mereciam algumas (mais) contra perguntas!
Queria agradecer-te a tua disponibilidade e o contributo de valor que colocaste nesta entrevista. Penso que todos nós saímos melhor preparados para compreender a singularidade dos teus vinhos. Caso tenhas alguma disponibilidade, volta mais vezes a este espaço.

José Mndonça escreveu:
Imaginas o que é conseguir acabar o trabalho às 5 e ainda ir dar uma volta de Hobie Cat? Claro que não é todos os dias, mas na primavera (abençoado dia em que muda a hora!!), e no verão, é quase sempre! Cool

Eu bem compreendo o significado desse privilégio. Em tempos tentei convencer a família a ir viver para a Costa Nova, próximo de Aveiro…quantas vezes não corri para o mar para “balançar” no meu antigo Laser em Cascais…

Uma abraço,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 2:13 am    Assunto: Responder com Citação

José Mendoça

Eu ainda não agradeci, pois continuo com a esperança que ainda apareça a dar mais umas respostazitas. Very Happy

Gostei mesmo! E apetecia-me mais um pouqinho de conversa, e ainda estão para lá umas perguntitas, e no período final para as respostas estivémos cerca de 24 horas sem forum... Vá lá... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

De qualquer forma, agradeço muito a sua disponibilidade e as suas respostas. Apareça de vez em quando por aqui, nós estamos quase sempre por cá.

Um beijinho

Paulina
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Entrevistas On-line Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.