NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Quanto tempo dura um vinho do Porto depois de aberto?

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Jaime Neves
Visitante

MensagemEnviada: Seg Nov 11, 2002 11:37 pm    Assunto: Quanto tempo dura um vinho do Porto depois de aberto? Responder com Citação

Sei que devo decantar o vinho do Porto para tirar o depósito e para ele "respirar".

Mas depois, quanto tempo pode ficar no decantador sem se estragar? Eu não consigo beber uma garrafa inteira seguida, senão ficava bastante alegre. Laughing

Obrigado.
Tiago Teles

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2002 12:03 am    Assunto: Re: Quanto tempo dura um vinho do Porto depois de aberto? Responder com Citação

Suponho que o Jaime fala de um Porto Vintage. Pessoalmente, comeco por:
- decantar o vinho com cuidado deixando o deposito na garrafa.
- Depois limpo o interior da garrafa com agua, retirando todo o deposito existente.
- Deixo-a virada ao contrario para secar.
- Mais tarde, no fim da noite, transfiro o vinho que sobrou, do decantador para a garrafa, e feixo-a com uma rolha de plastico especial (serve para retirar o ar do interior)

Garanto-lhe que pode guardar o vintage durante alguns meses (desde que sempre que abra a garrafa, a volte a fechar com este tipo de rolha). Razz
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2002 11:53 am    Assunto: Responder com Citação

Vou também assumir que o Jaime está a falar de um vintage.

E pessoalmente discordo em absoluto com o que o Tiago disse sobre a conservação do vintage.

É claro que temos de começar aqui por dividir vintages novos e vintages antigos. No caso dos primeiros, nem sequer é necessário decantar, já que ainda não foi formado o depósito na garrafa, principal razão (mas não única) para ter de decantar o vinho. Assim basta-lhe abrir a garrafa e servir. O copo serve perfeitamente para arejar o vinho. Os vintages novos são mais robustos e por isso aguentam mais tempo com a garrafa aberta, provavelmente 4/5 dias. Depois disso eles não ficam própriamente estragados, já perderam foi quase todas as suas características positivas, a maioria dos aromas e das qualidades.

No caso de vintages velhos é fundamental a decantação. Apresentam muito sedimento que alteraria e condicionaria a prova. Para dizer a verdade é insuportável provar vintages velhos com depósito a flutuar! :x
Além disso é também necessário decantar para "livrar" o vintage de alguns aromas negativos que se desenvolvem com o longo tempo de garrafa. Mas depois de ser decantado não conte com mais de 24 horas para que o vintage começe a perder aromas. A longa vida de cativeiro em garrafa sem nenhum contacto com o oxigénio dá-lhe "umas ganas" furiosas de se misturar com ele. E a oxidação é rápida e brutal!

Por isso quando abrir um vintage, junte uns amigos e beba a garrafa num curto espaço de tempo! Se quiser companhia... Wink

PS - Confesso que não gosto das rolhas Vacuvin (presumo que o Tiago esteja a falar deste tipo de rolhas). Elas retiram da garrafa não só o ar como também a maioria dos aromas...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Jorge Miguel
Visitante

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2002 3:39 pm    Assunto: Re: Quanto tempo dura um vinho do Porto depois de aberto? Responder com Citação

Tiago Teles escreveu:
Garanto-lhe que pode guardar o vintage durante alguns meses (desde que sempre que abra a garrafa, a volte a fechar com este tipo de rolha). Razz

So falta dizer que filtra o vintage com um filtro do cafe!!!

Eu nao deixo uma garrafa de vintage aberta mais de 2 dias. Nem conseguia... Smile
Tiago Teles

MensagemEnviada: Qui Nov 14, 2002 12:19 am    Assunto: Responder com Citação

Apenas me guio pela minha experiência prática. E essa, diz-me que posso proceder da forma que referi na mensagem de cima. Mas, no caso das minhas palavras terem pouco crédito, aconselho uma consulta ao guia de João Paulo Martins 2003, pagina 39. Citado "Por experiência própria já conseguimos manter uma garrafa de Vintage bebível durante um ano usando aquele sistema (rolhas de borracha com bomba de sucção)."

Quando aberto pela primeira vez, o vinho sabe muito, muito bem. Nas restantes vezes sabe muito bem. Será que já não está em condições de ser bebível?. Penso que, por vezes, não devemos exagerar nas chamadas qualidades. Na verdade, a aversão a um promenor apenas confirma o nosso preconceito. Cool
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.