NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Principais castas no Brasil

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Sex Nov 08, 2002 11:43 pm    Assunto: Principais castas no Brasil Responder com Citação

Quais as castas mais plantadas no Brasil? Já reparei pelas notas de prova que o Carlos enviou que existem vários vinhos com as castas francesas.

Representam a maioria?
Há outras castas francesas menos famosas tipo Tannat, Malbec?
Há outras castas "internacionais", sobretudo italianas?
Há castas portuguesas plantadas? Em escala aceitável? Quais?
Há muitos híbridos?

Desculpem a quantidade de perguntas mas confesso que tenho muita curiosidade na viticultura brasileira! Embarassed
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
carlos raíces

MensagemEnviada: Seg Nov 11, 2002 9:44 pm    Assunto: Re: Principais castas no Brasil Responder com Citação

[quote="falcao"]Quais as castas mais plantadas no Brasil? Já reparei pelas notas de prova que o Carlos enviou que existem vários vinhos com as castas francesas.

Representam a maioria?
Sim. Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Chardonay são as que dominam.

Há outras castas francesas menos famosas tipo Tannat, Malbec?
Sim. As variedades são muitas, embora, nem todas representativas. Tannat está a crescer o plantio, especialmente pela influ~encia do Uruguai, país no qual essa uva vai muito bem. Pinot Noir, Gewurztraminer, sauvignon blanc também estão bem presentes.

Há outras castas "internacionais", sobretudo italianas?
Existem plantios menores de riesling itálica, ugni blanc e trebbiano

Há castas portuguesas plantadas? Em escala aceitável? Quais?
Que eu saiba, não, mas é possível, embora em volume limitado.

Há muitos híbridos?
Confesso que não sei. Vou me informar.

Desculpem a quantidade de perguntas mas confesso que tenho muita curiosidade na viticultura brasileira! :oops:

Nada. É um prazer poder responder

[/quote]
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mit

MensagemEnviada: Seg Nov 11, 2002 11:10 pm    Assunto: Re: Principais castas no Brasil Responder com Citação

[quote="carlos raíces]Há outras castas francesas menos famosas tipo Tannat, Malbec?
Sim. As variedades são muitas, embora, nem todas representativas. Tannat está a crescer o plantio, especialmente pela influ~encia do Uruguai, país no qual essa uva vai muito bem. Pinot Noir, Gewurztraminer, sauvignon blanc também estão bem presentes.[/quote]

Não imagino nenhuma destas castas no Brasil. O Pinot Noir dá alguma coisa de jeito? Uma casta tão difícil que se dá mal em quase todo o lado não me parece ser a melhor aposta para o Brasil! Mas falo sem fazer ideia do clima dessa região.
Gewurtztraminer? E os vinhos são do tipo doçe e pesado ou conseguem ser elegantes e com boa acidez?
Visitante

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2002 2:14 pm    Assunto: Re: Principais castas no Brasil Responder com Citação

Mit escreveu:
O Pinot Noir dá alguma coisa de jeito? Uma casta tão difícil que se dá mal em quase todo o lado não me parece ser a melhor aposta para o Brasil! Mas falo sem fazer ideia do clima dessa região.
Gewurtztraminer? E os vinhos são do tipo doçe e pesado ou conseguem ser elegantes e com boa acidez?

A Pinot é usada no tradicional corte com chadonnay para a elaboração dos espumantes de melhor qualidade. As vinícolas fazem algo de tinto com Pinot Noir, mas não saem grande coisa, como bem previu você.
Quanto aos Gewur., são vinhos com razoável acidez e aroma floral, mas são apenas médios de qualidade. Falta-lhes um pouco de corpo, acidez e complexidade na boca, na minha opinião.
No Brasil estamos como criança quando ganha grande caixa de chocolate, se lambuza... Planta-se de tudo aqui, para ver o que mais se adapta. É parte da evolução.
carlos raíces

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2002 2:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Ops, cometi o mesmo erro de ontem. Embarassed
A nota acima é de minha autoria.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.