NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

"Pêra Manca 98"
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mlpaiva

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2004 11:39 pm    Assunto: Re: "Pêra Manca 98" Responder com Citação

Rui Vasconcelos escreveu:
(...)Vi a garrafa exposta e cometi a ingenuidade de a pedir sem saber o preço.

Será que este é o preço justo ? Será que fui "levado" ? Crying or Very sad

Esta estória fez-me lembrar uma outra, há cerca de um ano.

Na minha loja, apareceu uma senhora interessada em comprar 2 garrafas de Pêra Manca 97: num jantar de amigos em restaurante amigo, o marido resolveu mandar servir uma dessas garrafas expostas. Soube-lhes bem, e veio uma segunda. Ao entregar a conta, o dono do restaurante disse-lhe que não iria cobrar-se do vinho; ele que comprasse 2 garrafas para reposição.

O problema surgiu quando ficaram a saber que 1) o valor de mercado era de €150,00 cada garrafa 2) mesmo a esse preço não havia quem tivesse garrafas para vender.

A minha mulher viu logo uma oportunidade de "facturar". Ela sabia que eu tinha 3 garrafas e podia "desenrascar" a senhora.

Não sei como terminou a estória. Sei é que cada garrafa me tinha custado €33,60 e que... ainda as tenho. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
mlpaiva

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2004 12:27 am    Assunto: Responder com Citação

Leitão escreveu:
Luis Camisão escreveu:
Rui Vasconcelos escreveu:

Infelizmente, ainda reina aquela "máxima": "Beber vinho português é dar de comer a um milhão de portugueses".

Como se sabe, durante o salazarismo, foi propalado que "beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses", e isto, numa época em que a par do analfabetismo e de baixos salários, da repressão do sindicalismo, etilizar a população trabalhadora era uma boa estratégia.

Julgo que esta máxima do regime salazarista tinha a ver com o facto de 1.000.000 de portugueses depender económicamente da vinha e do vinho e não com o facto de etilizar o povo ou de parte da jorna ser em vinho.

Estou 100% de acordo com esta interpretação.

A questão é que, nessa altura, o vinho era um produto barato, acessível a todos e tido como um alimento base; quem ignora as "sopas de cavalo cansado"? O que melhor havia que um garrafão de vinho para retemperar forças no campo? O álcool era, por si só, meio sustento. Quem ignora o mata-bicho?

A população etilizada desse tempo não é superior à de hoje... Só que o álcool é que tem outros "excipientes"... E a frase, com o mesmo conceito, pode ser reformulada: "Preencher um formulário é dar de comer a três milhões de portugueses"! Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
alentejano

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2004 1:14 am    Assunto: Responder com Citação

Olhe que nao, olhe que nao meu caro Jorge Sousa, veja la se foi problema da garrafa, sim porque as que por ca tenho estao enfim Cool
Sabe que as condiçoes de guarda nem sempre sao as melhores e ja vi em muito sitio as ditas garrafas em destaque por baixo de um foco de luz ou mesmo na montra ao sol, e mesmo nas garrafeiras as temperaturas por vezes nem sao as melhores, ou o seu transporte pode ter apanhado muito calor... portanto o melhor e voltar a provar e dar nova opiniao.
Ja agora porque nao deixar o vinho um tempo na garrafa, fica melhor com a idade, o de 95 esta divinal e foi provado a bem pouco tempo Laughing
E sabe que quando os gostos apontam para vinhos como os novos Douro nao se gosta muito dos Pera Manca e amigos... mais sobra Very Happy

Pois e Mlpaiva, as de 97 custavam isso mesmo, e ainda ca tenho as minhas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Leitão

MensagemEnviada: Sex Jul 30, 2004 12:16 am    Assunto: Responder com Citação

JNV - A Campanha do Vinho (1937-1945) escreveu:

Beber vinho é dar o pão a 1 milhão de Portugueses

José A. Salvador in "Os autores dos grandes vinhos portugueses" escreveu:

[...] Durante aquele período regista-se também uma sobreprodução de vinho em relação à procura tanto interna com externa. A crise vinícola instalou-se com tal gravidade que a Junta Nacional do Vinho promoveu uma campanha de cartazes a enaltecer o seu consumo "Beber vinho é dar o pão a 1 milhão de Portugueses" e "Comam uvas / Bebam vinho - Quem beber vinho contribui para o pão de mais de um milhão de portugueses". [...]

Aqui está a razão da campanha do vinho em que a dita frase foi criada.

Leitão
Rui Miguel

MensagemEnviada: Sáb Jul 31, 2004 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu caro amigo alentejano, não me vai levar a mal, mas não me vai dizer, agora, que também havia problema na garrafa do pera manca?
Qualquer dia, ao lermos uma nota de prova ou crónica vamos pensar sempre que a garrafa tinha problema, ou as bocas estavam desalinhadas, quando o resultado não vai de encontro aos "nossos gostos"! Wink
Também tive na prova com o Jorge Sousa e posso constactar também a minha desilusão com o resultado final do Pera Manca...muito fraquinho!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Jorge Sousa

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2004 7:55 pm    Assunto: Responder com Citação

alentejano escreveu:

Sabe que as condições de guarda nem sempre sao as melhores e ja vi em muito sitio as ditas garrafas em destaque por baixo de um foco de luz ou mesmo na montra ao sol, e mesmo nas garrafeiras as temperaturas por vezes nem sao as melhores, ou o seu transporte pode ter apanhado muito calor...

Se me permite a opinião, não me parece nada que a garrafa em causa tivesse sido sujeita a qualquer um dos problemas que refere...

alentejano escreveu:

...portanto o melhor e voltar a provar e dar nova opiniao.

Não fiquei com vontade nenhuma porque o vinho na minha opinião é muito caro e o risco de ficar com a mesma impressão é demasiado grande.

alentejano escreveu:

Ja agora porque nao deixar o vinho um tempo na garrafa, fica melhor com a idade, o de 95 esta divinal e foi provado a bem pouco tempo Laughing

Penso que não irá beneficiar com a guarda porque desde já se apresenta um vinho demasiado evoluído para a idade.
Nunca provei o 95, mas ao contrário do 98, desse nunca ouvi opiniões desfavoráveis, antes pelo contrário. Colheitas...

alentejano escreveu:

E sabe que quando os gostos apontam para vinhos como os novos Douro nao se gosta muito dos Pera Manca e amigos... mais sobra Very Happy

Lá está o meu caro amigo com pressupostos baratos.
O que é que o leva a dizer que o meu gosto aponta para os novos Douro??? Não acha que está a ser um pouco leviano?
Gosto muito de bons vinhos de todas as regiões e também do Alentejo.

Saudações enófilas, JS
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alentejano

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2004 8:48 pm    Assunto: Responder com Citação

...

Editado pela última vez por alentejano em Ter Ago 03, 2004 8:56 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
alentejano

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2004 8:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Para uns vinhos quando nao estao bem , e porque esta em fase ma , e esta a espera de melhores tempos... ora noutros casos a duvida recai sobre a qualidade do mesmo e ja nao vale nada... esquisito e depois sou eu que me meto com coisas.
Enfim... so mais uma coisa, sobre a dita nota polemica sobre o Quinta Monte D´Oiro entao ficou tudo escandalizado ia caindo o mundo, agora com um Pera Manca ja e normal e muitos disseram que o vinho nao esta grande coisa, enfim o Monte Doiro tambem nao esta e sou eu e mais umas pessoas que o diz... enfim sao gostos.
Na altura tambem alguem disse que talvez a garrafa nao estivesse boa...
Quanto ao Pera Manca a bem pouco tempo abriu-se uma e a qualidade estava la, quem sabe sao os provadores que nao prestam... Rolling Eyes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.