NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Quais os vinhos portugueses mais conhecidos no Brasil?

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Tiago Teles

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2002 2:08 pm    Assunto: Quais os vinhos portugueses mais conhecidos no Brasil? Responder com Citação

Nos últimos dois dias tivemos 3 registos no fórum de pessoas vindas do Brasil. Razz Pessoalmente, penso que o mercado brasileiro é de prioridade máxima para o vinho português. Aproveito para lançar a discussão sobre a imagem dos vinhos portugueses no Brasil. Recordo-me que, quando lá estive, praticamente só vi garrafas de Piriquita.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
luis Roriz

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2002 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

O Brasil devia ser um mercado prioritário para os vinhos portugueses. Sobretudo os topos de gama. É que o Brasil tem uma classe alta com um enorme poder de compra e muito esclarecida. Depois no Brasil Portugal tem uma vantagem competitiva evidente: a mesma Lingua dos dois lados do Atlantico.
Apostem no Brasil e vão ver que só têm a ganhar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
falcao

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2002 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo em absoluto!

Sei que para alguns produtores portugueses o mercado brasileiro é prioritário. Recordo por exemplo que Luís Pato, que tem no Brasil um mercado fundamental, reserva uma parte muito substancial do seu vinho porta estandarte, o Quinta do Ribeirinho Baga Pé Franco, para o Brasil. Não só esse como outros dos seus vinhos de topo, tipo Vinha Pan, Vinha Barrosa.

Também me recordo que a Esporão engarrafou alguns vinhos especialmente para o mercado brasileiro, nomeadamente um garrafeira (não me recordo o ano) que apenas foi comercializado no Brasil!

E o mercado do vinho do Porto também é muito activo no Brasil (embora esse mercado me pareça menos adequado ao clima).

Agora, qual é a imagem dos vinhos portugueses em geral no Brasil? Ainda estão ligados ao mercado da emigração ou estão definitivamente integrados no mercado brasileiro?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
carlos raíces

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2002 5:46 pm    Assunto: Re: Quais os vinhos portugueses mais conhecidos no Brasil? Responder com Citação

[quote="Tiago Teles"]Aproveito para lançar a discussão sobre a imagem dos vinhos portugueses no Brasil. Recordo-me que, quando lá estive, praticamente só vi garrafas de Piriquita.[/quote]

Tiago e demais confrades, primeiro, um agradecimento pela acolhida aos brasileiros (quem são os outros presentes?) neste fórum. Very Happy
Quanto à imagem dos vinhso portugueses no Brasil, é das melhores. Infelizmente o dólar americano anda às alturas o que tem nos restringido o poder de compra. Mas junto com Chile e Argentina, os vinhos portugueses são os de melhor relação benfício/custo no mercado (os italianos são os mais consumidos, mas muitos com qualidade duvidosa).
De fato Luís Pato tem estado presente com seus vinhos. Desde o Quinta da Ribeirinha Pé Franco, passando pelo Vinha Fromal, Pan, Vinha Barrosa e o seu espumante.
Tem marcado boa presença também João POrtugal Ramos que esteve, se não me engano, no primeiro semestre deste ano por aqui e nos trouxe o Vila Santa e o já conhecido Marques de Borba.
Claro que os Portos são os mais conhecidos e igualmente muito apreciados.
Em resumo, para não me alongar mais, é evidente para nós a evolução dos vinhos portugueses, cada vez mais apreciados. Naturalmente que a proximidade da língua (como citado) ajuda no intercâmbio.
Espero que assim continue.

Carlos
falcao

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2002 6:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Carlos, bem-vindo a este fórum! Very Happy

Fiquei com curiosidade, mencionou só vinhos europeus e sul-americanos. E os vinhos australianos, neo-zelandeses, sul-africanos e mesmo norte-americanos, gozam de algum prestígio aí no Brasil? E conseguem apresentar boas relações qualidade/preço ?
carlos raíces

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2002 7:59 pm    Assunto: Os vinhos portugueses mais conhecidos no Brasil Responder com Citação

Falcão,

citei citei os que t~em melhor relação benfício/custo, apenas.
Por não termos produção de vinho de grande qualidade (está a melhorar a passos largos), somos grandes consumidores de vinhos de toda parte do mundo. Nova Zelândia, Austrália, toda a Europa, África do Sul (que começam a chegar com velocidade), são também bastante adquiridos por esta lado Atlântico. Os da AMérica do Norte menos, pelo preço muito elevado.

Abraços,
Carlos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.